Pesquisar este blog

TCM

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Mariana Balbi se recupera de cirurgia no ombro e projeta temporada 2011 no WMX.

TCM - 25/11/2010.


Mari Balbi faz graça no box da seleção brasileira durante o MX das Nações 2010, em Lakewood, nos Estdos Unidos - Foto: Cesar Araujo / Edu Appel Gerenciamento

Mariana Balbi passou por uma cirurgia na última semana para reconstruir três ligamentos do ombro direito. A piloto mineira deverá ficar afastada das pistas por três meses antes de iniciar sua preparação para a temporada 2011 do Women's AMA Motocross National Championship.

Mari conversou com o BRMX por telefone e falou da dificuldade que enfrentou durante o ano de 2010 – por competir nos Estados Unidos e no Brasil com o ombro machucado – e das expectativas para a próxima temporada.

BRMX – Quando ocorreu a lesão no seu ombro?

Mariana Balbi – Machuquei duas semanas antes da abertura do AMA Motocross, em Hangtown (maio). Rompi três ligamentos e fiz todo o campeonato com muita dificuldade e sentindo muita dor. Era apenas o segundo treino que eu estava fazendo e acredito que a suspensão ainda estava muito macia para mim. Então, quando entrei em um buraco grande, ela (suspensão) fechou e abriu rápido, me jogando para fora da moto.

BRMX – Como foi tomar a decisão de completar o campeonato com o ombro machucado?

MB – Foi bastante difícil encarar esta decisão. Recebi muito apoio da minha equipe, a 2B Duracell Racing, pois não queria perder a oportunidade de disputar o campeonato americano por uma boa equipe. Andar pela Motoconcepts Racing era a minha grande oportunidade depois de ter conquistados bons resultados em 2009.

BRMX – A temporada americana deve ter sido bem difícil para você, não é mesmo?

MB – Poucas pessoas no Brasil sabem a dificuldade que passei. Eu estava longe da minha família, morando e treinando sozinha e andando machucada. Só no fim do ano é que fui adaptar meu estilo de pilotagem para compensar a lesão. Passei a forçar mais o trabalho de pernas, pois nos braços eu quase não tinha força. Mas, recebi muito apoio da minha equipe no Brasil e, mesmo machucada, consegui alguns bons resultados no campeonato americano.

BRMX – E com o fim da temporada, chegou a hora de encarar a cirurgia?

MB – Na verdade, era para eu ter passado pela cirurgia logo após o acidente, mas decidi por continuar a correr mesmo com o ombro machucado. Fiz todo o campeonato americano pela Motoconcepts, corri a etapa do Mundial no Brasil e fiz algumas etapas do Mineiro de Motocross pela 2B Racing. Mas, agora não teve mais jeito. Já estava havendo um desgaste na articulação do meu ombro, afinal, três ligamentos estavam soltos.

BRMX – E como foi a cirurgia?

MB – Foi simples, mas terei que passar três meses de recuperação. Estou fazendo fisioterapia desde a primeira semana. Na metade de dezembro quero intensificar os exercícios de fisioterapia e no fim de janeiro já quero estar treinando com a moto. Meu planejamento é voltar para os Estados Unidos no fim de fevereiro e iniciar os treinos voltados para o campeonato que começa em maio.

BRMX – A numeração para a próxima etapa já foi divulgada. Você correrá com o número cinco. Lhe agradou a definição da numeração pela ordem de término da última temporada?

MB – No início eu não fiquei muito satisfeita. Porque, no modelo antigo (quando a piloto podia escolher seu número), eu iniciei correndo com o 965 e depois passei a andar com o 5, número com o qual fiquei conhecida. Com a mudança, precisei correr em 2010 com o número 8. Mas, por ter terminado esta temporada em quinto lugar, volto a usar o número 5 em 2011.

Mesmo machucada, Mariana participou da etapa brasileira do Mundial de Motocross 2010, em Campo Grande, Mato Grosso do Sul - Foto: Elton Souza / Arquivo BRMX

Confira os números das pilotos para a temporada 2011 do Women's AMA Motocross:

1 - Jessica Patterson
2 - Ashley Fiolek
3 - Tarah Geiger
4 - Vicki Golden
5 - Mariana Balbi
6 - Sara Price
7 - Alexah Pearson
8 - Sarah Whitmore
9 - Tatum Sik
10 - Jacqueline Strong
11 - Erica Cook
12 - Penni Cyrus
13 - Lindsey Palmer
14 - Elizabeth Bash
15 - Sayaka Kaneshiro
16 - Nicole Madsen
17 - Jackie Ives
18 - Sherri Cruse
19 - Julie Anne Parizek
20 - Lindsey Scheltema
21 - Ashley Boham
22 - Shelbie Brittain
23 - Kristen Raemisch
24 - Kacy Martinez
25 - Haley Larson
26 - Kasie Creson
27 - Kim Imgartz
28 - Marissa Markelon
29 - Sade Allender
30 - Samantha Sisinger
31 - Brianna Mahon
32 - Danielle Sawicki
33 - Heidi Cooke
34 - Krisa Sweeney
35 - Taylor Miller
36 - Tressa Rau
37 - Allison Vrba
38 - Denaye Giroux
39 - Jenna Smith
40 - Samantha Farr
41 - Katelyn Crowley
42 - Christina Reed
43 - Jennifer Mead
44 - Melissa Morrow

Fonte: www.brmx.com.br
Por: Elton Souza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário