Postado por: Luciano Poeys - TCM.
Dungey conquista segunda dupla vitória e dispara na pontuação
Redação MotoX.com.br - Lucídio Arruda - Fotos: Supercross.com
Stewart tentou correr, mas após chegar em quinto na primeira bateria não alinhou na segunda
Assista na MotoX TV |
Após apenas quatro de 12 etapas a definição do campeonato norte-americano de motocross vai tomando forma. Ao menos na classe principal, a 450, onde Ryan Dungey assumiu a liderança isolada com 42 pontos de vantagem. Na 250 o equilíbrio é maior com três vencedores diferentes e os quatro primeiros no campeonato num intervalo de apenas 17 pontos.
Veja Também: 6 vídeos do Evento em High Point
A boa notícia pela manhã era que James Stewart estava na pista, e rápido! Marcou a melhor volta dos treinos - dessa vez apenas 0,1s a frente de Mike Alessi - e tudo indicava que seu pulso machucado em Thunder Valley estava incomodando, mas permitiria ao piloto manter-se vivo no campeonato disputando a quarta etapa em High Point.
Ryan Dungey |
Stewart caiu para quinto no campeonato, 70 pontos atrás de Dungey |
Na primeira corrida Alessi fez o holeshot. Na primeira passagem os computadores da cronometragem mostraram Alessi seguido de Andrew Short e Ryan Dungey. Stewart apareceu apenas na décima posição e teve dificuldades para progredir na classificação.
Ao contrário das etapas anteriores onde simplesmente ignorava os adversários nas primeiras voltas, Stewart mostrava-se claramente fora do ritmo dos líderes e alcançou apenas a quinta posição na metade da bateria, posto em que permaneceu até a bandeirada.
Dungey superou Short com rapidez, teve mais trabalho com Alessi, ultrapassado apenas na oitava de 16 voltas. Depois disso abriu cerca de 20 segundos na liderança. Jake Weimer foi o terceiro colocado.
Segunda Bateria
Sem James no gate as coisas ficariam fáceis para Dungey, certo? Errado! Apesar do piloto da KTM ter feito o holeshot, Mike Alessi encontrou inspiração extra e atacou com todas suas armas nas voltas iniciais. Ultrapassou Dungey e chegou até a abrir alguma vantagem.
Dungey levou alguns minutos para reencontrar seu ritmo, encostou novamente em Alessi e roubou a liderança na sétima volta. O resultado foi praticamente igual da primeira bateria. Dungey com pouco mais de 20 segundos na frente, Alessi e Weimer em terceiro um pouquinho mais atrás.
Mike Alessi |
O céu vai ficando azul para Dungey no campeonato. Mais importante que a vantagem de 42 pontos é que, em condições normais, nenhum dos adversários restantes tem velocidade para lhe fazer frente. Quanto a Stewart, bem... a desistência de ao menos alinhar na segunda bateria dá um recado claro que o piloto está abrindo mão do campeonato. Competir contundido é horrível, mas como o filósofo Ricky Carmichael já dizia: "São nos seus piores dias que se conquista um campeonato." Se tivesse ainda com esperanças de título largaria nem que fosse para salvar um pontinho.
Lites - Tomac vence em recuperação espetacular
Eli Tomac |
Justin Barcia |
Se na 450 temos um claro favorito, na 250 são quatro pilotos que se destacam até esse ponto da temporada, o que torna as coisas muito mais interessantes. E assim foram as corridas da categoria.
Na primeira bateria deu Justin Barcia de ponta a ponta. Apesar de uma queda já na fase final da corrida que o colocou de volta na mira de Eli Tomac e Blake Baggett que lutavam pela segunda posição. Barcia segurou a liderança por dois segundos a frente de seu companheiro de equipe enquanto o líder da pontuação foi terceiro. Will Hahn foi quarto colocado a frente de Ken Roczen.
Já na segunda bateria o alemãozinho deu a volta por cima. Liderou toda a prova e tinha a vitória garantida não fosse um problema muito sério que que está enfrentando: 'A Maldição da Última Volta'. É isso mesmo. Apesar da boa vantagem sobre os demais se enroscou com um retardatário na última volta e caiu. Levantou ainda em primeiro, mas não resistiu ao ataque de Tomac nas curvas finais. Nota: Tomac havia largado apenas em 20º, uma recuperação incrível! É a terceira ou quarta vez que Roczen perde posições na última volta neste início de temporada.
Justin Barcia foi o terceiro colocado a frente, bem a frente, de Marvin Musquin que tomou um minuto do líder. Blake Baggett foi quinto depois de uma queda - quando ocupava o terceiro posto - arruinar sua corrida.
Ken Roczen |
O resultado geral da etapa ficou na seguinte ordem: Tomac, Barcia, Roczen, Baggett e Musquin. Baggett ainda é o líder, mas viu sua vantagem encolher para apenas sete pontos sobre Barcia. Tomac e Roczen também estão na briga pelo título, se bem que seria bom o alemão consultar uma mãe de santo se quiser vencer alguma corrida esse ano.
WMA - Mariana quase no pódio
Com a ausência da atual campeão Ashley Fiolek, que se recupera de uma concussão, a líder da pontuação Jéssica Patterson conquistou sua terceira vitória geral na temporada.
Na primeira bateria Patterson caiu na largada o que permitiu Tarah Gieger abrir boa vantagem na liderança. Patterson recuperou-se bem e na última volta ainda pressionou Gieger que foi capaz de manter a liderança.
Na segunda bateria a disputa das duas se repetiu até o momento do choque que derrubou ambas. Patterson se levantou mais rápido enquanto a moto de Gieger apagou tomando mais tempo para retornar. Mariana Balbi foi a terceira colocada nessa bateria atrás da japonesa Sayaka Kaneshiro.
Na classifcação geral da etapa, Mariana (4-3) marcou os mesmos 38 pontos de Kaneshiro (5-2), mas deixou de subir ao pódio pelo critério de desempate que privilegia a segunda bateria. Na classificação geral a mineira subiu da sexta para a quarta posição. É o melhor resultado de qualquer piloto brasileiro em categorias profissionais nos Estados Unidos.
Resultados
P. | # | 250 | BIKE | 1 | 2 | Pts | TEAM |
1 | 17 | Eli Tomac | Hon CRF250R | 2 | 1 | 47 | GEICO Hon |
2 | 20 | Justin Barcia | Hon CRF250R | 1 | 3 | 45 | GEICO Hon |
3 | 70 | Ken Roczen | KTM 250 SX-F | 5 | 2 | 38 | Red Bull | KTM |
4 | 12 | Blake Baggett | Kaw KX 250F | 3 | 5 | 36 | Monster Energy | Pro Circuit | Kaw |
5 | 38 | Marvin Musquin | KTM 250 SX-F | 6 | 4 | 33 | Red Bull l KTM |
6 | 58 | William Hahn | Hon CRF250R | 4 | 9 | 30 | GEICO Hon |
7 | 9 | Ivan Tedesco | Kaw KX 250F | 7 | 10 | 25 | MonsterEnergy/ProCircuit/Kaw |
8 | 44 | Jason Anderson | Suz RMZ 450 | 13 | 6 | 23 | Rockstar Energy Racing Suz |
9 | 19 | Kyle Cunningham | Yam YZ 250F | 14 | 7 | 21 | Star Valli Yam | Rockstar |
10 | 136 | Jessy Nelson | Hon CRF250R | 10 | 11 | 21 | Troy Lee Designs | Lucas Oil | Hon |
11 | 30 | Alex Martin | Hon CRF250R | 8 | 13 | 21 | Eleven10 Mods | St. Lawrence Radiology |
12 | 23 | Gareth Swanepoel | Yam YZ 250F | 15 | 8 | 19 | Star Valli Yam | Rockstar |
13 | 51 | Travis Baker | Hon CRF250R | 11 | 12 | 19 | Troy Lee Designs | Lucas Oil | Hon |
14 | 96 | Kyle Peters | Yam YZ 250F | 12 | 15 | 15 | Star Valli Yam | Rockstar |
15 | 57 | Jake Canada | Hon CRF250R | 9 | 34 | 12 | MotoConcepts |
16 | 166 | Dakota Tedder | Kaw KX 250F | 17 | 14 | 11 | Team Tedder | Monster Energy Racing |
17 | 105 | Matt Moss | KTM 250SXF | 18 | 17 | 7 | JDR/J-Star/KTM |
18 | 126 | Hunter Hewitt | Suz RMZ 250 | 30 | 16 | 5 | Rockstar Energy Racing Suz |
19 | 956 | Blake Wharton | Suz RMZ 250 | 16 | 38 | 5 | Rockstar Energy Racing Suz |
20 | 404 | Zack Freeberg | KTM 250 SX-F | 36 | 18 | 3 | -None Listed- |
21 | 211 | Tevin Tapia | KTM 250 SX-F | 33 | 19 | 2 | Munn Racing | Ankle Savers | KTM |
22 | 93 | AJ Catanzaro | KTM 250 SX-F | 19 | 22 | 2 | Ohlins/Langston Motorsports KTM |
23 | 244 | Ryan Zimmer | Hon CRF250R | 21 | 20 | 1 | -none listed- |
24 | 77 | Lowell Spangler | KTM 250 SX-F | 20 | 24 | 1 | -none listed- |
P. | # | WMA | BIKE | 1 | 2 | Pts | TEAM |
1 | 2 | Jessica Patterson | Suz RMZ 250 | 2 | 1 | 47 | Rockstar Energy Racing Suz |
2 | 3 | Tarah Gieger | Hon CRF250R | 1 | 5 | 41 | Lucas Oil | Troy Lee Designs | Hon |
3 | 9 | Sayaka Kaneshiro | Hon CRF250R | 5 | 2 | 38 | Team Hon | Muscle Milk |
4 | 11 | Mariana Balbi | Hon CRF250R | 4 | 3 | 38 | MotoConcepts | JT Racing | We All Ride |
5 | 7 | Kasie Creson | Hon CRF250R | 3 | 6 | 35 | -none listed- |
6 | 4 | Jacqueline Strong | KTM 250SXF | 7 | 4 | 32 | FoxRacing/Thonetta&BartlettFarms |
7 | 6 | Marissa Markelon | Yam YZ 250F | 6 | 7 | 29 | -none listed- |
8 | 32 | Sara Pettersson | KTM 250 SX-F | 9 | 8 | 25 | Munn Racing | Ankle Savers | KTM |
9 | 24 | Amanda Brown | Hon CRF250R | 8 | 11 | 23 | Trader`s Racing |
10 | 17 | Sade Allender | Hon CRF250R | 11 | 9 | 22 | Street King |
11 | 8 | Alexah Pearson | KTM 250 SX-F | 10 | 10 | 22 | KTM North America |
12 | 47 | Brianna DeGray | KTM 250 SX-F | 12 | 12 | 18 | Cyclenano |
13 | 12 | Sarah Whitmore | KTM 250 SX-F | 14 | 13 | 15 | KTM/OneIndustries/CycleNano |
14 | 23 | Shelby Rolen | Yam YZ 250F | 13 | 15 | 14 | -none listed- |
15 | 20 | Jackie Ives | Yam YZ 250F | 16 | 14 | 12 | DT1 | 360 Motorsports |
16 | 56 | Chelsea Newbold | Hon CRF250R | 15 | 16 | 11 | -none listed- |
17 | 52 | Meghan McClain | Hon CRF250R | 18 | 17 | 7 | McClain Racing |
18 | 45 | Taylor Levic | Kaw KX 250F | 17 | 19 | 6 | -none listed- |
19 | 71 | Cady VanCura | KTM 250 SX-F | 19 | 18 | 5 | -none listed- |
Classificação Geral
|
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário