Las Vegas encerrou a temporada 2010 do AMA Supercross. Esse ai, é Ryan Dungey, campeã da última etapa e também do campeonato. Que venha o AMA Motocross! |
Chegou ao fim neste fim de semana a temporada 2010 do AMA Supercross. Com todas as categorias já conhecendo os seus campeões, a maior expectativa era para saber quem levaria a vitória do desafio da categoria Lites das costas Leste e Oeste. E quem comemorou em Las Vegas foi o piloto da Kawasaki e campeão do lado Oeste, Jake Weimer. Na classe principal, o estreante e agora campeão do AMA SX Ryan Dungey fechou o ano com vitória.
Lites – Oeste vs Leste
O esquadrão verde puxado por Jake Weimer garantiu nada mais que os quatro primeiros lugares da categoria Lites em Las Vegas. Weimer, campeão do lado Oeste, venceu também o desafio das duas costas |
A disputa para ver quem levaria a melhor entre as duas costas (Oeste e Leste) começou com os favoritos e campeões de cada lado na frente. Jake Weimer ficou com
O campeão da Costa Leste, o francês Christophe Pourcel, sucumbiu a força dos seus companheiros de equipe e terminou na terceira posição |
o holeshot e seu companheiro de equipe Dean Wilson largou em segundo logo atrás. Sem perder tempo, Christophe Pourcel, campeão do lado leste, ultrapassou Wilson e partiu para cima do outro campeão.
Tudo indicava que Weimer e Pourcel fariam o duelo pela vitória, mas não eram só os protagonistas da equipe Kawasaki que queriam o primeiro lugar. Os coadjuvantes também estavam na briga e Wilson tratou de recuperar a segunda posição para cima de Pourcel. Um pouco mais atrás, Hansen ganhava o quarto posto de Trey Canard e deixava a equipe verde com as quatro primeiras posições.
Apesar dos esforços de todos os seus companheiros de equipe, Weimer não perdeu a primeira posição e comemorou mais uma vitória. O Campeão do lado Oeste foi também o campeão do desafio.
Contudo, a emoção esteve garantida na volta final, já que atrás de Weimer o duelo pela segunda posição esquentou. Hansen, que já havia roubado o terceiro lugar do francês foi para cima de Wilson e ultrapassou o jovem. Com um final de prova surpreendente, o vencedor da última etapa do lado Oeste garantiu o segundo lugar em Las Vegas. Wilson ainda perdeu sua vaga no pódio ao ser superado por Christophe Pourcel, que também realizou a ultrapassagem na última volta.
O jovem Dean Wilson deixou o pódio escapar na última volta da bateria |
Atrás do esquadrão verde chegou o jovem Justin Barcia da equipe Honda.
Resultado
1. Jake Weimer (Kaw)
2. Josh Hansen (Kaw)
3. Christophe Pourcel (Kaw)
4. Dean Wilson (Kaw)
5. Justin Barcia (Hon)
6. Broc Tickle (Yam)
7. Martin Davalos (Yam)
8. Travis Baker (Yam)
9. Ryan Morais (Suz)
10.Trey Canard (Hon)
Supercross
Ryan Dungey terminou como um grande campeão deve encerrar, vencendo! |
Em uma apresentação de gala do campeão Ryan Dungey da Suzuki, o AMA Supercross 2010 se despediu em sua décima sétima e última corrida do ano. Dungey
Chad Reed foi o segundo, seu melhor resultado da temporada 2010 |
largou na frente e assumiu a liderança, atrás do novo campeão, o australiano Chad Reed buscava encerrar uma temporada desastrosa pelo menos com uma vitória. A perseguição de Reed em cima de Dungey teve efeito no início, quando o piloto da Kawasaki conseguiu se aproximar. Contudo, com o passar das voltas Dungey forçou o ritmo e cravou a melhor volta da noite, o desempenho do piloto da Suzuki garantiu uma liderança tranqüila e uma vitória merecida.
Chad Reed terminou na segunda posição, seu melhor resultado da temporada; pouco para quem defendia o título e estreava na equipe Kawasaki. Todavia, vale lembrar que o australiano sofreu uma contusão da mão que o deixou afastado por várias etapas.
O veterano Kevin Windham fechou mais uma temporada impressionante com o vice-campeonato e o terceiro lugar em Las Vegas. Este foi o terceiro pódio consecutivo do piloto Honda que, durante a bateria, travou um belo duelo com seu companheiro de equipe David Millsaps.
Ao final da corrida, Reed declarou emocionado: “Eu realmente queria vencer esta noite. Durante os últimos dias tive emoções misturadas com o nascimento do meu filho e a perda do meu grande amigo Andrew McFarlane”. O também australiano McFarlane faleceu no último dia 02 de maio, vítima de um acidente durante a segunda etapa do Campeonato australiano de Motocross. A nota do falecimento foi dada aqui no MXracing com exclusividade.
Windham terminou em terceiro, garantiu seu terceiro pódio consecutivo e, de quebra, levou o vice-campeonato |
Resultado
1. Ryan Dungey (Suz)
2. Chad Reed (Kaw)
3. Kevin Windham (Hon)
4. Kyle Cunningham (Yam)
5. Andrew Short (Hon)
6. Davi Millsaps (Hon)
7. Kyle Chisholm (Yam)
8. Justin Brayton (Yam)
9. Tommy Hahn (Suz)
10. Nick Wey (Kaw)
Nenhum comentário:
Postar um comentário