Pesquisar este blog

TCM

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Despres vence em Fortaleza, confirma favoritismo e é bicampeão do Sertões.

TCM - 19/08/2011.
Postado por: Luciano Poeys - TCM.

Cyril Despres deu à KTM seu segundo título consecutivo do Rali dos Sertões. O francês, tricampeão do Rali Dacar, confirmou o favoritismo ao vencer também a etapa entre Sobral e Fortaleza. Melhor brasileiro da prova, Felipe Zanol garantiu o vice-campeonato.
10ª etapa - 19 de agosto
Sobral (CE) a Caucaia (CE) 
Chegada na Praia do Cumbuco, Fortaleza
Deslocamento inicial: 15 km
Trecho especial: 86 km
Deslocamento final: 170 km
Total do dia: 271 km

Depois de dez dias de duras disputas pelas trilhas do Centro-Oeste, Norte e Nordeste, 4.026 km, sendo 2.411 km de trecho cronometrado, o Rali dos Sertões teve seu desfecho nesta sexta-feira (19) em Fortaleza, capital do Ceará. Como é de praxe na prova, a primeira definição do dia aconteceu entre as motos. Confirmando a condição de favorito, Cyril Despres conquistou o bicampeonato de uma das provas mais importantes do calendário off-road. 

O piloto da KTM venceu a última especial, entre Sobral e Fortaleza, de apenas 86 km cronometrados, marcando 1h05min22s, 2min04s à frente de Felipe Zanol, principal oponente na luta do francês pelo bicampeonato. O mineiro da Gas Gas/Brasil Moto Tour repetiu o resultado de 2010 e foi vice-campeão do Sertões.

Paulo Gonçalves foi o segundo colocado na última especial do Sertões. O luso da Husqvarna era um dos postulantes ao título e chegou a vencer a quarta etapa, mas perdeu tempo justamente nos momentos decisivos, o que lhe tirou qualquer pretensão de lutar pela vitória na classificação geral. Gonçalves foi seguido por outro piloto que teve bom início, perdeu rendimento no meio da prova e se recuperou: Ike Klaumann, também da Husqvarna.

Ciente de que seria muito difícil superar Despres, Zanol fez uma prova mais conservadora, terminando a décima etapa em quarto, logo à frente de outro forte concorrente do Rali dos Sertões, Juan Pedrero Garcia, da KTM. Aristides Mafra Junior conquistou seu melhor resultado em uma especial e assegurou o sexto melhor tempo, seguido pelo experiente Dimas Mattos. Dário Júlio Souza foi o oitavo, enquanto David Casteu e Marco Antônio Pereira fecharam a lista dos melhores em Fortaleza.

A arrancada do francês rumo ao bi aconteceu a partir da quinta etapa, entre as cidades tocantinenses de Porto Nacional e Lizarda. Até então, a liderança era de Zanol, que conseguiu imprimir bom ritmo e abriu boa vantagem nas primeiras especiais. Mas o mineiro perdeu a ponta exatamente na última etapa antes da Maratona, onde os pilotos não podem contar com auxílio das equipes de apoio. A partir de Lizarda, Despres seguiu rumo à vitória, com Zanol em seu encalço, mas pouco a pouco, o experiente piloto administrou a confortável vantagem até o triunfo em Fortaleza, fechando com 4min10s de vantagem em relação ao mineiro.

Zanol fez apenas sua segunda participação no Rali dos Sertões e novamente conquistou o vice-campeonato, e assim como em 2010, foi superado somente por um tricampeão do Rali Dacar. No ano passado, o piloto da Gas Gas foi o principal oponente de Marc Coma, principalmente depois do abandono de Zé Hélio Rodrigues, que não participou da edição 2011 do Sertões. Novamente, Felipe — com carreira de destaque no enduro — foi o principal piloto nacional do principal rali de resistência no Brasil.

Dário Júlio terminou à frente de tantos nomes de destaque no cenário off-road internacional. O piloto da Honda assegurou a terceira colocação geral da prova. Pedrero Garcia terminou em quarto, seguido por Casteu e Daniel Gouet, chileno da Honda. O terceiro melhor brasileiro da classificação foi Marco Antonio Pereira. Ricardo Martins, Dimas Mattos e Mafra Junior completaram a lista do top-10 final do Rali dos Sertões nas motos.

O campeão
Despres já é um veterano do rali de resistência. Com 37 anos de idade, o piloto natural de Fontainebleau já venceu o Rali Dacar, o mais importante do mundo, em 2005, 2007 e 2010. Entre outras conquistas, Cyril também conquistou o Sertões em 2006. Um ano depois, o gaulês, que hoje vive em Andorra, travou grande rivalidade com Zé Hélio, que venceu a competição. Então o representante da KTM ficou três anos de fora do Sertões, voltando para vencer novamente em 2011. Neste ano o piloto também disputou intensamente o título do Dacar com Marc Coma, que levou a melhor e garantiu o tricampeonato, igualando a marca do rival gaulês.

Rali dos Sertões, motos, final:


1
Cyril DESPRES
Red Bull KTM
FRA
KTM
30:04.00

2
Felipe ZANOL
Gas Gas Brasil Moto Tour
BRA
Gas Gas
+4:10



3
Dário JÚLIO SOUZA
Mobil Honda
BRA
Honda
+1:16:48



4
Juan PEDRERO GARCIA
KTM
ESP
KTM
+1:28:13



5
David CASTEU
Elf Yamaha
FRA
Yamaha
+2:13:45

Fonte: http://grandepremio.ig.com.br




Nenhum comentário:

Postar um comentário