Pesquisar este blog

TCM

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Ramon Sacilotti festeja título antecipado do Brasileiro de Rally XC.

TCM - 26/08/2011.
Postado por: Luciano Poeys - TCM.


A temporada 2011 ainda não terminou, mas o paulista Ramon Sacilotti já tem motivos de sobra para festejar. Apesar de não ter brigado diretamente pelo título do Rally dos Sertões com o francês Cyril Despres e o mineiro Felipe Zanol, Sacilotti usou a estratégia e manteve o foco para não cometer erros durante a prova e garantir antecipadamente o título de campeão brasileiro de rally cross-country na categoria Super Production, a principal da modalidade. O Rally dos Sertões foi disputado em dez dias, valendo por três etapas do Campeonato Brasileiro (uma etapa do 1º ao 4º dia, outra do 5º ao 7º, e mais uma do 8º ao 10º). Zanol venceu as três etapas, enquanto Ramon conquistou um 3º, um 2º e um 4º lugar.

- Eu mudei para a Super Production esse ano e, sinceramente, não esperava esse título assim tão cedo. Tem muitos pilotos fortes e experientes na disputa do campeonato, como o Deni e o Tiago Fantozzi, que já têm títulos brasileiro na bagagem. Mas eu consegui uns resultados legais. Ganhei o Series, ganhei o Rally da Amazônia, e no Sertões eu sabia que tinha essa possibilidade de ser campeão. Então resolvi fazer uma prova com bastante constância, para não errar e poder garantir o título antecipadamente - declarou Ramon.

Ramon Sacilotti em ação no Rally dos Sertões - Foto de Rodolfo Bazetto/Divulgação Imprensa Rinaldi

Com o resultado do Sertões, Ramón soma 175 pontos na classificação geral do Campeonato Brasileiro de Rally Cross-Country e não pode mais ser alcançado pelos rivais. Com a vitória nas três etapas do Sertões, o mineiro Felipe Zanol, segundo na classificação da categoria Super Production, chegou a 75 pontos. O catarinense Ike Klaumann tem 62.

- Acho que o que fez diferença neste ano foi a minha regularidade. Todo mundo cometeu algum erro em algum momento do campeonato. E nas provas que eu fui mal, nem fiquei tão mal nos pontos e isso fez a maior diferença - declarou o piloto de 27 anos, que chega a seu terceiro título no Brasileiro de Rally. - Sou um dos mais novos no meio do rally, e pretendo continuar na modalidade enquanto eu conseguir andar de moto. É algo que eu gosto muito de fazer. Estou muito feliz com o título e com meu momento dentro da categoria - declarou o piloto.

Após dez dias de brigas e duelos intensos com Cyril Despres, o mineiro Felipe Zanol comemorou o vice-campeonato do Sertões 2011 ao chegar em Fortaleza (CE) com uma diferença de apenas 4m10s de desvantagem para o francês tricampeão do Rally Dakar.
- Foi uma prova ótima. Fica a vontade de conquistar o título, mas ao mesmo tempo estou satisfeito por ter sido bastante competitivo do início ao fim. Liderei os quatro primeiros dias e depois fiquei em segundo lugar, sempre buscando a primeira posição - declarou Zanol.

Esta foi a segunda participação do mineiro no evento. Em 2010 ele estreou com o vice-campeonato atrás do espanhol Marc Coma.

- Continuo otimista para levar a taça do Sertões para casa, pois a prova é a segunda maior de rali do mundo. No ano que vem, pretendo fazer uma preparação ainda mais intensa focando apenas o Sertões, porque senti que poderia ter andado mais rápido nos primeiros dias da disputa - completou.

Após a disputa do Sertões, os líderes do Campeonato Brasileiro de Rally são: Ramón Sacilotti (campeão antecipado da Super Production), Marco Antonio Pereira (Production Aberta), Luiz Fernando (Marathon), Dimas Mattos (Over45), Marcio Oliveira (Quadria Aberta) e Bruno Sperancini (Quadri 450cc).

Confira o resultado do Rally dos Sertões:

GERAL:
1º - Cyril Despres (SPR) - 30h04m00s
2º - Felipe Zanol (SPR) - 30h08m10s
3º - Dario Julio (PDA) - 31h20m48s
4º - Juan Pedrero Garcia (SPR) - 31h32m13s 
5º - David Casteu (SPR) - 32h17m45s

SUPER PRODUCTION:
1º - Cyril Despres
2º - Felipe Zanol
3º - Juan Pedrero Garcia 
4º - David Casteu 5º - Daniel Gouet

PRODUCTION ABERTA:
1º - Dario Julio Souza 
2º - Marco Pereira 
3º - Felipe Prohens 
4º - Rubens Neiton 
5º - Osmar Shimosaka

MARATHON:
1º - Ricardo Martins 
2º - Leandro Silveira 
3º - Guilherme Brandao 
4º - Robison Araujo 
5º - Luiz Zotelli

OVER45:
1º - Dimas Mattos 
2º - Aristides Mafra Junior 
3º - Juca Bala 
4º - Luiz Carlos Barros
5º - Andre Siqueira

QUADRI ABERTA:
1º - Tom Rosa 
2º - Leonardo Franco 
3º - Jose Demontier Moura 
4º - Marcio Oliveira 
5º - Andre Suguita

A classificação do Brasileiro de Rally Cross-Country:

SUPER PRODUCTION:
1º - Ramón Sacilotti - 175 pontos
2º - Felipe Zanol - 75
3º - Ike Klaumann - 62
4º - Guilherme Benchimol - 51
5º - Denisio Do Nascimento - 50

PRODUCTION ABERTA:
1º - Marco Antonio Pereira - 180 pontos
2º - Dario Julio - 161
3º - Arndt Budweg - 127
4º - Moara Sacilotti - 110
5º - Fabio Henrique - 75

MARATHON:
1º - Luiz Fernando - 107 pontos
2º - Ricardo Martins - 97
3º - Leandro Silveira - 71
4º - Ivo Mayer - 53
5º - Guilherme Brandão - 52

OVER45:
1º - Dimas Mattos - 188 pontos
2º - Aristides Mafra - 144
3º - Horst Miklautz - 74
4º - Marcio Adami - 64
5º - Juca Bala - 58

QUADRI ABERTA:
1º - Marcio Oliveira - 171 pontos
2º - Leonardo Vieira Franco - 161
3º - Sandro Antunes - 72
4º - Tom Rosa - 67
5º - José Demontier Moura - 65

QUADRI 450cc:
1º - Bruno Sperancini - 111 pontos
2º - Ernesto Watashi - 66
3º - Jose Demontier Moura - 50
4º - Marcio Boaventura - 40
5º - Odlavson Bezerra - 32

Adriano Winckler
IMPRENSA - CBM

Nenhum comentário:

Postar um comentário