Pesquisar este blog

TCM

domingo, 28 de março de 2010

AMA SUPERCROSS - 13ª Etapa - Jacksonville.

TCM - 28/03/2010.
Fonte: www.mxracing.com.br

Jacksonville recebeu a décima terceira etapa da temporada 2010 do AMA Supercross

Após ficar fora do pódio no fim de semana passado em Dallas, parecia que o piloto da Kawasaki Ryan Villopoto, teria mais um sábado difícil em Jacksonville, durante a décima terceira rodada do AMA Supercross. Logo na primeira sessão de treinos, o vice-líder da temporada sofeu uma queda e machucou um dos dedos do pé, após o acindente, Villopoto nem entrou na pista para a segunda sessão de treinos. No entanto, ele estava lá para largar na final e, mais uma vez, mostrar sua força e vencer pela sexta vez em 2010.

Desempenho semelhante teve seu companheiro de equipe na Kawasaki, o francês Christophe Pourcel. Após um começo avassalador no lado leste, Pourcel estava longe do degrau mais alto do pódio há duas etapas, porém, em Jacksonville, o líder da temporada voltou a se impor e venceu mais uma. Veja como foram as disputas da décima terceira etapa do AMA SX.

Lites

Pourcel e Stroup seguem fazendo o principal duelo pelas vitórias da costa leste e, sobretudo, pelo título

Kelly Smith, substituto de Darryn Durham na equipe Troy Honda, aproveitou a oportunidade e largou na frente na bateria final da categoria Lites. Apesar do bom começo, Smith não foi capaz de segurar Brett Metcalfe, que assumiu a primeira posição na volta inicial e trouxe com ele Austin Stroupe da Rockstar Makita Suzuki e Christophe Pourcel Monster Energy Pro Circuit Kawasaki.

Breet Metcalfe fez uma grande prova em Jacksonville e terminou em terceiro

Durante as cinco primeiras voltas a disputa entre os três foi bastante interessante, Stroup tentou por várias vezes ultrapassar Metcalfe, que se defendeu como pôde e os dois quase chegaram a se tocar em alguns momentos. Sem sucesso nas tentativas de ganhar a liderança, Stroup passou a ser atacado por Pourcel, que na volta seis ganhou o segundo posto do piloto da Suzuki e, na volta seguinte, superou Metcalfe e passou para primeiro. Na liderança, o francês acelerou forte para abrir vantagem enquanto Stroup tentava superar o piloto da Honda para não perder contato com o líder da temporada.

Pourcel conseguiu uma vantagem confortável e parecia que teria uma vitória tranquila. Contudo, no último minuto, o francês tomou um grande susto; ao tentar ultrapassar um retardatário, o piloto da Kawasaki acabou se chocando e caiu, Pourcel levantou-se rapidamente e sem sua Kawasaki “morrer” remontou ainda na liderança. Stroup encostou no líder, porém, não conseguiu a ultrapassagem.

O australiano Brett Metcalfe completou o pódio da etapa na terceira posição à frente de seu companheiro de equipe Justin Barcia. O vencedor da etapa de Dallas, Blake Baggett, da Suzuki, não fez uma boa etapa e finalizou apenas na décima segunda posição.

Restando mais duas etapas para o encerramento da costa leste (Houston e St. Louis), Pourcel ampliou sua vantagem para oito pontos em relação a Austin Stroup.

Justin Barcia não consegui ir ao pódio, mas fez outra bela apresentação durante a décima terceira etapa do AMA SX

Resultado:

1.Christophe Pourcel (Kawasaki)
2. Austin Stroupe (Suzuki)
3. Brett Metcalfe (Honda)
4. Justin Barcia (Honda)
5. James DeCotis (Honda)
6. Troy Adams (Suzuki)
7. Kyle Cunningham (Yamaha)
8. Matt Lemoine (Suzuki)
9. Steven Clarke (Suzuki)
10. Justin Sipes (Kawasaki)
11. Taylor Futrell (KTM)
12. Blake Baggett (Suzuki)
13. Tevin Tapia (KTM)
14. Kelly Smith (Honda)
15. Kyle Gills (Kawasaki)
16. Levi Kilbarger (Honda)
17. Sean Lipanovich (Honda)
18. Michael Willard (Honda)
19. Martin Davalos (Yamaha)
20. Vince Friese (Yamaha)

Supercross

Após um mal resultado em Dallas, Villopoto voltou a vencer no AMA Supercross e rchegou ao seu sexto triunfo de 2010

Como citamos há pouco, Villopoto sofreu um problema no dedo do pé e não participou da segunda sessão de treinos. Contudo, o piloto da Kawasaki mostrou em sua Heat (classificatória), que o problema não o iria atrapalhar, vencendo uma prévia do duelo que teríamos na final com Ryan Dungey.

Ryan Dungey assistiu a outra vitória do seu arque rival na luta pelo título, apesar disso, segue bem na liderança do certame com
21 pontos

Na bateria decisiva, Ivan Tedesco foi o mais rápido na largada, porém, ainda na primeira volta perdeu a primeira posição para Villopoto. Uma vez na frente, o piloto da Kawasaki não foi mais ameaçado e pilotou tranqüilo durante as vinte voltas da final para chega a sua sexta vitória da temporada.

Atrás do líder, um pelotão formado por Windham, Tedesco, Dungey, Hill, Millsaps e Canard, não deixavam o público nas arquibancadas tirarem o olho da pista. De olho em seu adversário na luta pelo título, Dungey passou a pressionar os pilotos à sua frente. Após superar Tedesco e Hill, o líder da temporada se deparou com o competente Windham, que conseguiu segurar o numeral 5 até a décima terceira volta.

Quando alcançou a segunda posição, Dungey não podia fazer mais nada em relação a Villopoto, que com sua sexta vitória de 2010, diminui um pouco a vantagem para o piloto da Suzuki. Agora, são 21 pontos entre os únicos que ainda sonham com o título.

Destaque também para Trey Canard, o jovem da Honda que está apenas fazendo um teste na classe principal, conquistou seu quinto pódio consecutivo; nada mal para quem quer apenas ganhar experiência para a próxima temporada. Canard, que fez prova de recuperação, teve muito trabalho com seu companheiro de equipe David Millsaps. Depois de superar Millsaps, foi a fez de Windham provar da velocidade do jovem, que, nos minutos finais, ultrapassou o experiente Windham e garantiu mais um pódio.

A etapa de Jacksonville também marcou pela primeira vaz na história no AMA Supercross, o teste anti-doping. Nesta primeira experiência os escolhidos foram Ryan Dungey, Trey Canard, e Josh Hill .

Canard segue impressionando na classe principal e, mais uma vez, foi ao pódio na terceira posição

Resultado:

1. Ryan Villopoto (Kawasaki)
2. Ryan Dungey (Suzuki)
3. Trey Canard (Honda)
4. Kevin Windham (Honda)
5. Ivan Tedesco (Yamaha)
6. Davi Millsaps (Honda)
7. Josh Hill (Yamaha)
8. Tommy Hahn (Suzuki)
9. Justin Brayton (Yamaha)
10. Michael Byrne (Yamaha)
11. Kyle Chisholm (Yamaha)
12. Nick Wey (Kawasaki)
13. Matt Boni (Honda)
14. Chris Blose (Honda)
15. Justin Keeney (Kawasaki)
16. Jason Thomas (Suzuki)
17. Weston Peick (Yamaha)
18. Ryan Clark (Honda)
19. Jason Lawrence (Yamaha)
20. Kyle Regal (Yamaha)

Classificação do campeonato após a etapa de Jacksonville:

Lites leste
Supercross
1- Christophe Pourcel - 134 pontos 1- Ryan Dungey - 261 pontos
2- Austin Stroup - 126 p 2- Ryan Villopoto - 240 p
3- Justin Barcia - 102 p 3- Josh Hill - 206 p
4- Brett Metcalfe - 95 p 4- David Millsaps - 189 p
5- Blake Baggett - 80 p 5- Kevin Windham - 179 p
6- Ryan Sipes - 77 p 6- Justin Brayton - 164 p
7- Dean Wilson - 71 p 7- Ivan Tedesco - 159 p
8- Kile Cunningham - 54 p 8- Nick Wey - 131 p
9- Martin Davalos - 49 p 9- Kyle Chisholm - 115 p
10- Troy Adams - 47 p 10- Thomas Hahn - 113 p

Nenhum comentário:

Postar um comentário