Pesquisar este blog

TCM

terça-feira, 23 de março de 2010

PILOTANDO SEMPRE EM FORMA.

TCM - 23/03/2010.

Exercícios do Treinamento Funcional 2.

Por Patrícia Medeiros.

Nesta edição vamos dar continuidade aos exercícios do treinamento funcional, onde torna a performance fator até então somente aos atletas, acessível a qualquer pessoa condicionando de forma plena todas as suas capacidades físicas (força, velocidade, equilíbrio, coordenação, flexibilidade e resistência), se treina movimentos e não somente músculos, através dos movimentos multi-articulares e multiplanares e do envolvimento da propriocepção corporal( auto conhecimento corporal ), possibilitando ao indivíduo produzir movimentos mais eficientes através de características inconfundíveis:

Ø Transferência de treinamento para que os exercícios tenham efetiva semelhança com a atividade diária e esportiva.
Ø Estabilização usando no treinamento quantidades controladas de instabilidades para que o indivíduo aprenda a reagir para recuperar a estabilidade.
Ø O treinamento funcional se baseia em sete movimentos considerados primordiais para sobrevivência humana e performance esportiva: agachar, avançar, abaixar, puxar, empurrar, girar e levantar. Essa é a matéria-prima para o desenvolvimento do programa de treinamento funcional, buscando adaptá-lo à especificidade da atividade-alvo.
Ø Desenvolvimento da consciência corporal do indivíduo nas suas partes do corpo e da capacidade de movimento dessas partes.
Ø Desenvolvimento das habilidades biomotoras fundamentais como força, equilíbrio, resistência, coordenação, flexibilidade e velocidade é imprescindível.
Ø Aprimoramento da postura que é fator determinante no equilíbrio e na qualidade de movimento, o treinamento funcional exercita tanto a postura estática ( posição em que o movimento começa e termina) quanto a postura dinâmica (capacidade do corpo de manter o eixo de rotação durante todo o movimento)

O treinamento funcional é a mais recente maneira de se melhorar o condicionamento físico e a saúde geral com ênfase no aprimoramento da capacidade funcional do corpo humano. É baseado numa prescrição coerente e segura de exercícios que respeitando a individualidade biológica, permite que o corpo humano seja estimulado de um modo que melhore todas as qualidades do sistema musculoesquelético e seus sistemas interdependentes.
Este tipo de treinamento aumenta o condicionamento físico e a performance; os riscos de lesões musculoesqueléticas diminuem; os indivíduos lesados retornam às suas atividades de maneira mais rápida e segura e; além de tudo, oferece um número infinito de variações, o que o torna bastante dinâmico, fator importante na motivação do praticante.

CIRCUIT VIP TRAINNING
TREINAMENTO FUNCIONAL


1- Puxar na remada com os braços abertos
2- Coordenando a remada com a troca das pernas para frente
3- Durante as 15 repetições iniciais, o exercício deve ser mais lento
4- Após, repetir mais 15 vezes agora com o máximo de velocidade


1- Flexão de braço com apoio dos pés, podendo ser em bola ou outra superfície


1- Descer o quadril deslizando a bola nas costas
2- Manter as duas pernas à frente do tronco em ângulo de 90º
3- Elevar frontalmente os dois braços estendidos com halter ou elastico
4- Repetir de 20-30 vezes

Fonte: http://www.motoraid.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário