Pesquisar este blog

TCM

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Cross – O retorno da JT Racing!.

TCM - 03/12/2010.

Essa matéria espetacular saiu na histórica revista Racex X nº 1.

Meu telefone toca e do outro lado está Maurício Papaléo, amigo e consultor sobre assuntos motociclísticos em geral. A dica dessa vez é histórica, digna de arqueólogos da história do motocross. A lendária JT Racing está de volta! Para quem não viveu a hsitória da modalidada nos anos 1980, a empresa era o auge de excelência e estilo em termos de equipamentos. 10 entre 10 estrelas do esporte usavam produtos JT Racing. Marty Smith, Bob Hannah, David Bailey, Ron Lechien, Broc Glover, Magoo Chandler, Heikki Mikkola, Jean Michel Bayle, todos craques, todos pilotos JT. Com vitórias e imagens aluncinantes, a JT Racing virou songo de consumo de pilotos e aficionados do mundo inteiro. Só para se ter uma idéia, aqui no Brasil, Nivanor Bernardi, “Moronguinho” Raimundo e Beto Boettcher eram fãs da marca. Anos depois, no meu tempo de empresário, estive na sede da JT em San Diego, Califórnia, e depois de muita conversa, me tornei distribuidor exclusivo para o Brasil.

Esboço sobre foto de Bob Hannah em fase JT…

Mas isso foi em meados da década de 1990 Hannah tinha fundado sua própria empersa, a HRP, Bailey já tinha se acidentado e estava em cadeira de rodas, Magoo idem, Lechien estava preso no Japão por porte de drogas e foi demitido da Honda. Pior, John Gregory, o mago da JT, tinha outros interesses, especialmente no paintball. A linha de cross passou a ser fabricada na Ásia, perdendo qualidade e estilo. As calças rasgavam, as camisas encolhiam e, como de hábito, eu me dei mal financeiramente. Sobraram meu equipamento quase completo (a bota e as luvas esfacelaram e doei os capacetes da linha ALS para o “Museu do Papaléo”) e as saudades daqueles tempos, lembrados eventualmente pelas linhas retrô da One e da No Fear.

A linha JT Racing 2011, reparem o novo capacete ao fundo…

Bom, 15 anos depois da queda do Império do cross, a JT está de volta, com aquele jeito elegante de poucos frufrus e muita criatividade. A qualidade, bem, não parece ser a mesma da “era de ouro”, quando os produtos eram fabricados na Finlândia pela Sinisalo, outra empresa que marcou época no setor. O relançamento em Las Vegas foi meio tímido, a página da empresa na Internet ainda está em construção (www.jtracingusa.com) e o novo capacete ALS anda não foi examinado de perto pelos experts. De todas forma, vamos dar um crédito de confiança à nova era. Vejam imagens do retorno da empresa e um giro pelo passado ilustre da JT Racing.

Linha 2011 – calças…

A linha K 9 Dálmata de Ron Lechien tem 3o anos e é muito mais maneira…

Mais calças 2011…

A Neon bicolor de David Bailey era incomparável…

Camisas 2011…

Linha Bad Boy Club, de Ricky Johnson…

Mais camisas 011…

Linha de óculos anos 1990…

.

Luva 011…

Coletes anos 1980, Linha V 1000/V 2000. Irados…

Linha casual 2011…

Capacetes ALS 1 safra 1985…

Heikki Mikkola, Finlândia…

Jean Michel Bayle, França…

Gabriel e Fausto Macieira

FaustoMacieira e Maurício Papaléo…

Rita e John Gregory com Broc Glover…

Glover em ação…

Ron Lechien…

Marty Smith…

Fausto Macieira…

Acho que esses caras estão rindo de mim…

Nos vemos na pista!

Por: Fausto Macieira.
http://www.mundomoto.esp.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário