Pesquisar este blog

TCM

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

1ª etapa - Mundial de Enduro Indoor 2011 - Gênova - Itália

TCM - 01/12/2010.

Temporada 2011 já começou. Brasil poderá receber uma etapa
Redação MotoX.com.br - Texto: Renato Fernandes

Pódio da 1ª etapa (a partir da esq.): Joakim Ljunggren, Mika Ahola e Taddy Blazusiak. Foto: Divulgação FIM



























Taddy Blazusiak.
Foto: Jonty Edmunds



Depois de três finais com três vencedores diferentes, o finlandês Mika Ahola saiu na frente pela disputa da temporada 2011 do Campeonato Mundial de Enduro Indoor. Diante de mais de sete mil pessoas no ginásio de Palafiera, em Gênova, Itália, neste último dia 27 de novembro, o atual Campeão Mundial de Enduro FIM na classe E2, surpreendeu os principais favoritos com sua regularidade, conquistando a primeira colocação geral na etapa de abertura da competição.


Joakim Ljunggren foi o segundo na geral, seguido pelo rei da modalidade, o polonês Taddy Blazusiak, que mesmo prejudicado por uma forte queda na primeira final do dia, conseguiu o terceiro posto. Outro favorito que também caiu foi Ivan Cervantes. No primeiro treino da noite o espanhol acabou contundido, por isso não conseguiu alinhar para as finais.

A disputa começou acirrada e equilibrada logo nos treinos, com pilotos de quatro fabricantes diferentes entre os cinco melhores tempos. O representante da KTM, Thomas Oldrati foi o mais rápido, seguido por Ljunggren (Husaberg), Blazusiak (KTM), Fabien Planet (Sherco) e Matti Seistola (Husqvarna). Mas na hora das classificatórias, quem surpreendeu foi o norte-americano Cody Webb com sua Beta, que superou Oldrati na bateria do grupo A. Pelo grupo B, o melhor foi Ljunggren e no grupo C, Blazusiak marcou o melhor tempo da noite.


Mika Ahola. Foto: Honda

























Thomas Oldrati. Foto: Jonty Edmunds.

Toda esta movimentação e empenho dos participantes durante os treinos e classificatórias, dava uma amostra de como seriam as finais. A primeira delas, contou com uma largada perfeita de Ljunggren, enquanto Blazusiak saia em quarto para fechar a volta inicial em segundo. Em sua caçada ao líder, o polonês caiu duas voltas depois, sendo superado por Mika Ahola e Matti Seistola. Mas o pior ainda estava por vir, uma segunda queda ainda mais forte, tirou Blazusiak de vez da briga pelo pódio, deixando-o apenas na nona colocação. Ljunggren foi soberano de ponta a ponta, com Ahola mantendo a segunda posição e Oldrati, subindo de produção durante a prova, completando os três primeiros.

"Minha noite foi prejudicada pela forte queda na primeira final, onde machuquei minhas costelas e a perna. Não sei como consegui continuar, sentia muita dor e acabei caindo de novo. Este foi meu erro e tenho que aceitar, me arrisquei e falhei", lamentou Blazusiak. "Considerando tudo isto, ainda estar no pódio, em terceiro, foi um bom resultado. Espero estar preparado para dar 100% na próxima etapa, no Brasil", completou o polonês.


Joakim Ljunggren. Foto: Jonty Edmunds.






















Segunda etapa da competição pode ser realizada no Brasil no dia 15 de janeiro, mas ainda aguarda confirmação. Foto: Divulgação FIM

Na segunda final Blazusiak largou bem, mas a pressão de Ahola junto as dores que sentia o levaram à um pequeno erro, suficiente para o finlandês passar a primeira posição. Mesmo com as posições se mantendo inalteradas, Blazusiak não desistiu, perseguindo Ahola de perto até a bandeirada final. A terceira posição também foi definida após muita disputa. Ljunggren levou vantagem na briga finalizando à frente de Oldrati.

Com uma prova sem erros, Taddy Blazusiak finalmente conseguiu a vitória na terceira final, a qual liderou de ponta a ponta. A grande batalha da última bateria aconteceu entre Oldrati e Ahola, pela segunda posição, com o piloto da casa levando a melhor depois de uma intensa disputa. O terceiro lugar garantiu a vitória geral para Ahola, que lidera o campeonato, seis pontos à frente de Ljunggren, quarto colocado na bateria de encerramento e vice-líder geral.

Ahola comemorou a liderança do campeonato: "Foi realmente uma grande surpresa terminar em primeiro. Não esperava este resultado, já que não tive boas participações neste campeonato durante os dois últimos anos. Mas esta CRF 450, que na verdade é uma 480cc, é uma autêntica Motocross e me senti muito bem com ela hoje. Acredito que todos nós fizemos ótimas provas, com várias disputas corpo a corpo", afirmou.


Construção da pista no ginásio de Palafiera em Gênova, Itália. Sempre difíceis e técnicos, os circuitos do Mundial de Enduro Indoor contam com muitas pedras e toras de madeira. Foto: Off Road Pro Racing Itália




















A temporada 2011 do Mundial de Enduro Indoor terá cinco etapas e no calendário oficial do evento, o Brasil consta como o local da segunda etapa, programada para 15 de janeiro de 2011, mas com a ressalva de "aguardando confirmação".

Até o presente momento, nenhum dos órgãos envolvidos, FIM, CBM e RPM Racing, empresa espanhola que organiza o campeonato, haviam divulgado mais detalhes e o local da prova. Resta agora rezar para que a realização desta etapa se confirme, para que possamos ter por aqui uma prova deste porte, que além de um grande show, é garantia de muita emoção do começo ao fim do evento. O MotoX estará acompanhando a confirmação de nosso país no calendário da competição e assim que houver algo de concreto divulgaremos as novidades.

Veja Também: Entrevista com Mika Ahola publicada em Outubro

Resultados:

Bateria 1:
1. Joakim Ljunggren
2. Mika Ahola
3. Thomas Oldrati
4. Matti Seistola
5. Graham Jarvis
6. Alfredo Gomez
7. Fabio Mossini
8. Jeremy Joly
9. Taddy Blazusiak
10. Dani Gibert

Bateria 2:
1. Mika Ahola
2. Taddy Blazusiak
3. Joakim Ljunggren
4. Thomas Oldrati
5. Jeremy Joly
6. Graham Jarvis
7. Dani Gibert
8. Alfredo Gomez
9. Cody Webb
10. Fabrizio Dini

Bateria 3:
1. Taddy Blazusiak
2. Thomas Oldrati
3. Mika Ahola
4. Joakim Ljunggren
5. Graham Jarvis
6. Alfredo Gomez
7. Cody Webb
8. Fabio Mossini
9. Dani Gibert
10. Fabien Planet

Classificação Geral:
1. Mika Ahola, 51
2. Joakim Ljunggren, 45
3. Taddy Blazusiak, 43
4. Thomas Oldrati, 42
5. Graham Jarvis, 29
6. Alfredo Gomez, 25
7. Dani Gibert, 19
8. Fabio Mossini, 19
9. Jeremy Joly, 18
10. Matti Seistola, 17

Nenhum comentário:

Postar um comentário