Pesquisar este blog

TCM

quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

O Rio terá o maior complexo esportivo off-road do mundo.

TCM - 29/12/2010.

Nas mãos do engenheiro, a planta revela um futuro de alegrias onde antes só havia a tragédia das enchentes. Previsto para ser construído numa área de alagamentos entre os municípios de Belford Roxo e Caxias, o maior complexo esportivo off-road (fora de estrada) do mundo promete, a partir do segundo semestre de 2011, levar competições esportivas ao terreno onde a população já sofreu inúmeras vezes com as chuvas. O parque será instalado numa área de um milhão de metros quadrados.


— É um sonho de muitos anos. A gente ficava tenso a cada chuva — lembra José Antônio Paixão da Silva, de 40 anos, morador do Parque Amorim, em Belford Roxo.

Nesta segunda-feira, às 10h, será inaugurada a Estação de Bombeamento do Pôlder do Outeiro. Os cinco equipamentos importados da Suécia têm capacidade de bombear 7.200 litros de água por segundo para o Rio Iguaçu.

— Estamos recuperando áreas para que os rios possam receber as chuvas sem que a população seja afetada — explica a secretária estadual do Ambiente, Marilene Ramos.

Em abril, começa a construção do complexo esportivo, que poderá sediar competições nacionais e internacionais de modalidades como motocross, supercross, volocross, BMX, entre outros esportes off-road. Segundo o engenheiro Irinaldo Cabral, o parque também terá quadras poliesportivas, de tênis, de futebol de areia, ciclovias e pistas de caminhada.

— É o resgate de uma área ambiental, um legado na área social e esportiva. A região passa a contar com um centro de cross projetado com padrões internacionais — afirma a secretária estadual de Turismo, Esporte e Lazer, Márcia Lins.
Prazo
As primeiras competições nacionais de esportes off-road devem ocorrer no segundo semestre de 2011. Em 2012, o projeto é trazer os torneios internacionais. O investimento no parque é de cerca de R$ 30 milhões.

No complexo esportivo, será construído um Centro de Formação de Atletas para as Olimpíadas.

- Enxergamos que não só a cidade, mas todo o estado deve se beneficiar com os Jogos Olímpicos - explica Marilene Ramos.

As obras fazem parte do Projeto Iguaçu, de recuperação ambiental das bacias dos rios Botas, Sarapuí e Iguaçu. Como as pistas são de terra, a área continua drenando águas das chuvas.
- Estão sendo beneficiados dois milhões e 500 mil habitantes por meio de trabalho de dragagem, desocupação das margens, reflorestamento e construção de parques - explica Marilene.

- Estão sendo beneficiados dois milhões e 500 mil habitantes por meio de trabalho de dragagem, desocupação das margens, reflorestamento e construção de parques - explica Marilene.

Fonte: http://extra.globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário