Pesquisar este blog

TCM

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Final - Mundial de Supermoto - Salou - Espanha.

TCM - 02/12/2010.

Thomas Chareyre conquista primeiro título no Mundial de Supermoto
Redação MotoX.com.br - Texto: Renato Fernandes - Fotos: Divulgação Youthstream


Largada da final do Mundial de Supermoto em Salou, Espanha


Mauno Hermunen venceu a etapa e ficou em terceiro no campeonato






















O time Husqvarna CH Racing dominou a 5ª e última etapa do Mundial de Supermoto com a vitória geral de Mauno Hermunen e a segunda colocação de Adrien Chareyre. Mas, ao final do dia, quem mais comemorou foi o irmão de Adrien, Thomas Chareyre, da TM Racing, terceiro na classificação geral da etapa, resultado suficiente para o francês assegurar seu primeiro título mundial S1. O evento foi realizado no dia 28 de novembro na cidade de Salou, na Espanha.

Conquistando o holeshot nas três baterias, Hermunen dominou as duas primeiras provas de ponta a ponta, sendo superado apenas na última por seu companheiro de equipe, Adrien. Com os excelentes resultados do dia, Hermunen subiu na classificação, terminando o campeonato em terceiro. Adrien também se mostrou bastante consistente durante o fim de semana, ficando entre os três primeiros nas duas provas iniciais e vencendo a última, encerrando o mundial em quinto.


O jovem francês Thomas Chareyre conquistou seu primeiro título mundial


Davide Gozzini foi o vice campeão, apenas dois pontos atrás do campeão
























Thomas Chareyre chegou para a final do campeonato empatado na liderança com seu companheiro de equipe, Davide Gozzini. Na bateria inicial Thomas conquistou o segundo lugar, enquanto o concorrente não passou da quarta posição. Gozzini viu suas chances de vencer o campeonato se distanciarem já durante os treinos. Sem conseguir um bom desempenho, alinhou para a primeira bateria apenas na segunda fila e, apesar de todo seu esforço, não conseguiu superar seu concorrente na disputa pelo título.

Na prova seguinte, o italiano conseguiu uma boa largada, mas um pequeno erro na segunda volta o fez perder posições importantes, recebendo a bandeirada em quinto. Thomas Chareyre terminou em quarto e alinhou para a última bateria acumulando um pouco mais de vantagem.

Para Gazzini só a vitória interessava na bateria final, mas ele precisou enfrentar não um, mas dois Chareyre. Adrien, irmão de Thomas e atual campeão, pulou na liderança da prova decisiva. Quando Gozzini alcançou o líder, a prova já se aproximava do fim, e o italiano teve de se contentar com o segundo lugar e o vice campeonato, já que o quarto lugar de Thomas foi suficiente para garantir seu primeiro título mundial, por dois pontos de vantagem.


O campeão de 2009 e irmão de Thomas, Adrien Chareyre, ficou na segunda colocação da etapa encerrando o campeonato na quinta posição


Thomas Chareyre com a placa de campeão 2010





















Uma queda na bateria final, tirou as chances de Ivan Lazzarini terminar a etapa entre os três primeiros. Apóss terminar as duas provas iniciais em quinto e terceiro, o piloto da HM Honda Racing se envolveu em um acidente com o também italiano Massimo Beltrami. Retornando na 11ª posição, Lazzarini se recuperou até a oitava colocação, o que na somatória dos pontos o deixou em quinto na etapa, e quarto na classificação final da tabela.

Outro que vinha bem na temporada e não teve um bom encerramento, foi Thierry Van Den Bosch. O piloto da Aprilia sofreu uma forte queda na primeira bateria e foi obrigado a abandonar com fortes dores no ombro esquerdo. O francês ainda tentou correr na segunda prova, mas a dor persistia e ele enfrentava dificuldades para controlar a moto, fato que provovou um novo abandono. Com o problema físico Van Den Bosch nem alinhou para a última bateria, somando apenas oito pontos na etapa, ficando com a sexta posição no campeonato.

Resultado Geral 5ª etapa - Classe S1 (soma das 3 baterias)
1. Mauno Hermunen, Finlândia, Husqvarna
2. Adrien Chareyre, França, Husqvarna
3. Thomas Chareyre, França, TM
4. Davide Gozzini, Itália, TM
5. Ivan Lazzarini, Itália, Honda
6. Christian Ravaglia, Itália, Suzuki
7. Paolo Gaspardone, Itália, Honda
8. Andrea Occhini, Itália, Suzuki
9. Massimo Beltrami, Itália, Honda
10. Elia Sammartin, Itália, Honda

Classificação Final do Campeonato S1
1. Thomas Chareyre, França, TM, 309 pontos
2. Davide Gozzini, Itália, TM, 307
3. Mauno Hermunen, Finlândia, Husqvarna, 279
4. Ivan Lazzarini, Itália, Honda, 233
5. Adrien Chareyre, França, Husqvarna, 225
6. Thierry Van Den Bosch, França, Aprilia, 224
7. Christian Ravaglia, Itália, Suzuki, 181
8. Bernd Hiemer, Alemanha, KTM, 178
9. Andrea Occhini, Itália, Suzuki, 157
10. Elia Sammartin, Itália, Honda, 156

Classificação Final do Mundial de Construtores
1. TM, 350 pontos
2. Husqvarna, 302
3. Honda, 248
4. Aprilia, 231
5. Suzuki, 213
6. KTM, 207
7. Yamaha, 101
8. Kawasaki, 89

Nenhum comentário:

Postar um comentário