Pesquisar este blog

TCM

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

DAKAR 2012 - Confira como foi o dia nas categorias motos e quadris.

TCM - 05/01/2012.
Postado por: Luciano Poeys - TCM.

Zé Hélio é o melhor brasileiro entre as motos no Dakar
Foto: Theo Ribeiro/ Webventure
A quinta etapa – a mais dura do Dakar até agora – passou pelas dunas brancas, nas proximidades de Fiambalá (leia aqui sobre o percurso de hoje). O percurso das motos e dos quadris, totalmente diferente doscarros e dos caminhões, teria inicialmente 265 quilômetros, mas teve de ser alterado por conta das intensas chuvas durante a última noite. Com vários pontos de alagamento que apresentavam perigo aos pilotos, o trajeto foi diminuído para 186 quilômetros, deixando de passar pela área onde estaria o quarto posto de controle.


Felipe Zanol - Foto: Andre Chaco / www.webventure.com.br

Brasil. Felipe Zanol conseguiu recuperar algumas posições perdidas porter deixado de passar em um posto de controle na terceira etapa (leia aqui). Ele finalizou a prova de hoje em 15º, com 2h49min43, o que lhe rendeu o 17º lugar na classificação geral. “Hoje o trecho tinha muita areia e dunas, como nós nunca vimos. Estamos dormindo cerca de 4 horas por dia e passando até 7 horas correndo. Mas, como eu costumo dizer, se está ruim, não vamos nos preocupar porque pode piorar. Ainda tem muito rali pela frente”, brincou o piloto, em entrevista ao Webventure.

Zé Helio, que ainda lidera entre os brasileiros com o 16º lugar na geral, ficou atrás de Zanol na quinta etapa. Ele fez a prova em 2h56min53, levando a 19ª posição. Denisio do Nascimento fechou o percurso em 55º, após 3h44min48, e está em 39º na geral. Dimas Mattos chegou pouco atrás, em 59º, com 3h49min25 e detém o 63º lugar na classificação geral. Arndt Budweg fez em 6h00min36, na 100ª colocação. E Vicente Benedictis, último brasileiro entre as motos, fez a etapa em 7h32min27, ficando na 112º posição. 
Cyril Despress - Foto: Theo Ribeiro / www.webventure.com.br
Liderança. Na frente entre as motos, Cyril Despress conseguiu manter a liderança na geral, vencendo a etapa em 14h19min. Durante todo o percurso ele foi seguido de perto por Marc Coma, sobre o qual abriu pouco mais de 1 minuto de vantagem. Marc passou a linha de chegada após 2h30min14, seguido do conterrâneo espanhol Joan Barreda Bort, com 2h41h15.

Cyril e Marc devem continuar a disputa acirrada pelo primeiro lugar na classificação geral, apesar de o francês já abrir quase 10 minutos de vantagem sobre o segundo colocado. Quem está em terceiro lugar, distante 47min56 do líder, é o português Helder Rodrigues.

Quadris Os argentinos continuam liderando com tudo nos quadriciclos. Os irmãos Patronelli terminaram o dia com as melhores posições. Marcos em primeiro, com 2h58min37, e Alejandro em segundo, com 3h0min28s. Em terceiro lugar veio Tomas Maffei, que ficou 4min8 atrás do primeiro colocado, mas mantém a dianteira na classificação geral.



Vídeo do 4º dia.



Vídeo do 5º dia.



Fonte: Webventure

Nenhum comentário:

Postar um comentário