Pesquisar este blog

TCM

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

DAKAR 2012 - Segundo dia foi de especial bem mais longa, mas sem acidentes.

TCM - 02/01/2012.
Postado por: Luciano Poeys - TCM.


Marc Coma, vencedor da etapa entre as motos
Foto: Marcelo Maragni/ Red Bull

Após um dia de estreia marcada por acidentes trágicos, o Rally Dakar começa a mostrar aos competidores sua intensidade técnica. Enquanto a primeira etapa (dia 1/1) tinha apenas 57 quilômetros de trecho especial, a perna desta segunda-feira (2) contou com 290 quilômetros cronometrados.

O percurso teve início na cidade argentina de Santa Rosa de La Pampa e terminou em San Rafael. Ao todo, foram percorridos 777 quilômetros, dos quais 487 foram trechos de conexão. Os primeiros 200 quilômetros da especial foram de terra e cascalho, em terreno aberto, passando para um trecho em leito de rio, com muitas rochas, e terminando nas temidas dunas de San Rafael.



Felipe Zanol, o melhor brasileiro entre as motos
Foto: Marcelo Maragni/ Red Bull
Motos. “Hoje foi quando o rali realmente começou. Nunca corri tanto, o ritmo ficou até meio alucinante para os primeiros colocados", contou aoWebventure o piloto de moto Felipe Zanol. "A especial foi fantástica. Os primeiros 200 quilômetros eram em uma parte aberta, muito rápida, sempre em quinta marcha. A moto andando a 150 quilômetros por hora o tempo inteiro”, disse o brasileiro, que teve o melhor desempenho no dia entre os sete do país, terminando em 16º, com tempo de 3h21min42s.

Após uma disputa acirrada, o vencedor de hoje na categoria foi o espanhol Marc Coma, com 3h07min21s, seguido pelo francês Cyril Despres, que chegou 1min18s depois. Em terceiro lugar outro espanhol, Joan Barreda Bort, com 3h09min54s. Marc também lidera na classificação geral das motocicletas, com 3h40min12s. 


Vídeo: 2º dia:



Carros. A grande virada da segunda etapa foi executada por Nasser Al-Attiyah, vencedor da edição 2011 do Dakar. Por conta de um mau desempenho na primeira prova, ele largou na 38ª posição, mas conseguiu ultrapassar 17 carros durante o trajeto. Apesar do desafio, terminou com o melhor tempo na etapa, de 2h47min18s. Assim, ele subiu para a sexta colocação na classificação geral dos carros, somando o tempo das duas etapas.

Em segundo lugar veio Stephane Peterhansel, com 2h48min18s, que mantém a primeira posição na classificação geral. A melhor dupla brasileira na categoria foi Guilherme Spinelli e Youseff Haddad, terminando em sétimo, com 2h57min15s. A equipe verde-amarela mantém a mesma posição na classificação geral. Outra dupla brasileira nos carros, Jean Azevedo e Emerson Cavassin subiram dez posições em relação ao resultado de ontem, terminando em 16° lugar, com 3h20min27.


Sergio la Fuente lidera entre os quadris
Foto: Andre Chaco


Quadris. Sergio La Fuente finalizou a etapa de hoje na primeira colocação, com 3h49min56s, seguido por Alejandro Patronelli, com 3h54min4s e Tomas Maffei com 3h58min31s. No ranking geral da categoria, Sergio La Fuente lidera com 4h30min9s acumulados. Não há brasileiros nos quadriciclos. 

Pesados. Fazendo jus a seu favoritismo, a Holanda esteve no primeiro lugar do pódio, com o caminhão Iveco pilotado por Gerard de Rooy, que terminou a etapa em exatas 3 horas e 10 minutos. Ele foi seguido pela também forte equipe Kamaz, com um caminhão pilotado pelo russo Eduard Nikolaev (3h13min21s). Em terceiro veio outro holandês, Hans Stacey, com 3h14min56s.

Já o brasileiro André Azevedo conseguiu a 14ª posição, após 3h35min3s. Quem lidera a categoria na classificação geral é o holandês Gerard, que soma 3h48min11s nas duas etapas.


Fonte: Webventure

Nenhum comentário:

Postar um comentário