Pesquisar este blog

TCM

domingo, 15 de janeiro de 2012

Despres ganha seu quarto Dakar; Zanol fica no top-10.

TCM - 15/01/2012.
Postado por: Luciano Poeys - TCM.


Cyril Despres consegue seu quarto título no Dakar
Foto: Theo Ribeiro/ Webventure

Cyril Despres é novamente o rei do Dakar. Sem problemas para completar os 29 quilômetros da especial deste domingo (15), a última da competição, entre as cidades de Pisco e Lima, o francês conquistou seu quarto título no rali – ele já havia sido vencedor nas edições 2005, 2007 e 2010.

Desta forma, ele desempata em número de campeonatos contra o Marc Coma, campeão em 2006, 2009 e 2011, maior rival de Despres.

O espanhol foi penalizado nesta última etapa, em 45 minutos, por trocar o motor de sua KTM. A troca foi necessária porque a moto de Coma ficou danificada após a etapa de ontem (entre Nasca e Pisco).

A edição desse ano foi marcada por um duelo equilibrado entre os dois maiores vencedores do Dakar nos últimos anos. Despres esteve na liderança na classificação geral por quase todo o rali, mas Coma chegou a ultrapassá-lo em duas ocasiões. Contudo, o título foi selado ontem, quando Coma errou o traçado da especial, andando dois quilômetros fora da rota. O atraso custou-lhe o título.

Despres não será lembrado somente pela conquista no rali mais importante do mundo, mas também por episódio de falta de desportividade. Durante a 8ª etapa, a moto do francês ficou presa a um lamaçal. Després não pôde removê-la sozinho e acabou ajudado pelo português Paulo Gonçalves, que vinha logo atrás e também ficou atolado no local. No entanto, após conseguir retirar sua moto da lama, com auxílio do português, Despres seguiu o percurso, sem oferecer ajuda a Gonçalves.


Felipe Zanol ficou em décimo na sua estreia na prova
Foto: Marcelo Maragni/ Red Bull
Brasileiros. Felipe Zanol fechou sua participação no Dakar em 13º. O resultado garantiu ao piloto a 10ª posição na classificação geral, um grande resultado conquistado logo em sua primeira participação no rali.

Zanol no momento da chegada. Foto: José Mário Dias - KTM Brasil
Ainda pela última especial do Dakar, Zé Helio Rodrigues terminou em 22º; Deonísio Nascimento foi o 28º; Dimas Mattos concluiu em 53º. Na classificação final, ficaram respectivamente em 19º, 24º e 55º.

Patronelli é bicampeão. O argentino Alejandro Patronelli foi coroado pelo segundo ano consecutivo como campeão do Dakar, entre os pilotos de quadriciclos, ao concluir os 29 quilômetros de trecho cronometrado da última etapa do rali.

Ele foi o terceiro melhor do dia, ficando 1min18s atrás do argentino Tomas Maffei.

Na classificação geral, Alejandro terminou com uma ampla vantagem sobre seu irmão Marco, de 1h20min17s. 


Fonte: Webventure.

Nenhum comentário:

Postar um comentário