Pesquisar este blog

TCM

sábado, 14 de janeiro de 2012

Marc Coma bobeia e Cyril Despres fica próximo do título; Zanol é o 12º.

TCM - 14/01/2012.
Postado por: Luciano Poeys - TCM.
Cyril Despres - foto: Theo Ribeiro / www.webventure.com.br

Uma falha pode ter selado a disputa pelo título nas motos do Dakar. Líder até o início desta penúltima etapa, o espanhol Marc Coma cometeu um erro de navegação durante o quilômetro 207 da especial, quando percorreu dois quilômetros fora da rota correta.

O equívoco não só lhe tomou um precioso tempo durante a prova deste sábado (14) – de 275 quilômetros de tempo cronometrado entre as cidades peruanas de Nasca e Pisco –, como também pode ter lhe custado a luta pelo bicampeonato no rali. Isto porque o piloto ibérico cruzou a linha de chegada com desvantagem de 13min25 em relação ao vencedor de hoje o português Hélder Rodrigues.

"Comecei muito rápido, tão rápido quanto podia, porque eu sabia que seria difícil permanecer na liderança do rali. No quilômetro 25 da especial, eu tive um problema mecânico que me obrigou a diminuir o ritmo", explicou o motociclista espanhol, em entrevista ao site oficial do Dakar.

O erro de Coma beneficiou bastante seu rival Cyril Despres, que concluiu a prova 47 segundos atrás do tempo de Rodrigues e, assim, recupera liderança no Dakar em um momento crucial.

"Comecei [a etapa] com a faca entre os dentes, sabendo que com ele [Coma] seria da mesma coisa. Eu não arrisquei, mas tentei ganhar terreno sobre os outros pilotos", contou o piloto francês, ao site oficial do rali.

Com a especial de domingo, entre Pisco e Lima, tendo somente 29 quilômetros e podendo administrar uma vantagem de 11min03s sobre Coma na classificação geral, Despres praticamente já pode abrir o champanhe e comemorar o seu quarto título do Dakar – repetindo os feitos de 2005, 2007 e 2010. 

“A especial de hoje foi muito dura psicologicamente. Eu quero manter a calma e aproveitar as coisas um pouco mais”, prometeu Despres.

"Lutei durante todo o rali inteiro e dei tudo o que eu tenho em todos os momentos. É assim mesmo. Estou decepcionado porque eu não fui capaz de lutar até o fim", lamentou Coma.
Felipe Zanol -  Foto: Theo Ribeiro / www.webventure.com.br


Brasileiros. Felipe Zanol andou bem e entre os mais rápidos durante boa parte do percurso, mas caiu de rendimento nos quilômetros finais. O piloto brasileiro concluiu sua prova em 3h31min42s, na 12ª posição.

Na classificação geral, Zanol mantém o 10º lugar, pouco mais de 5 minutos atrás do francês Olivier Pain (9º) e cerca de 13 minutos de vantagem sobre o espanhol Joan Barreda Bort.


Denísio Nascimento - Theo Ribeiro / www.webventure.com.br


Denisio Nascimento completou a etapa com 3h47min50, o 30º colocado no resultado final do dia. Zé Hélio Rodrigues chegou com o tempo de 3h51min39, na 32ª posição. Dimas Mattos fechou a participação brasileira em 4h28min17s, no 55º lugar.

Quadris. O argentino Tomás Maffei foi vencedor da penúltima etapa do Dakar. Ele finalizou sua prova com o tempo de 4h42min, pouco mais de 8 minutos à frente dos irmãos Patronelli, também da Argentina.

Alejandro, que tem praticamente o título nas mãos, foi o terceiro e Marcos o quarto. O uruguaio Sergio La Fuente chegou em segundo lugar nesta etapa. 

O resultado desse sábado pouco muda a batalha pelo campeonato, praticamente definido em favor de Alejandro – com 1h19min48s sobre Marcos.


Fonte: Webventure.
Por: Renato Bransdão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário