Pesquisar este blog

TCM

domingo, 1 de janeiro de 2012

DAKAR: Resumo da 1º etapa do rali, que começou neste domingo, dia 1º.

TCM - 01/01/2012.
Postado por: Luciano Poeys - TCM.

O primeiro dia do Dakar 2012 estava programado para ser uma etapa de aclimatação, de apenas 57 quilômetros, com dunas à beira-mar e estradas de terra. Na prática, porém, o que se viu foram os primeiros acidentes sérios e algumas desistências.

O acidente mais grave do dia causou a morte do piloto argentino Jorge Martínez Boero (saiba mais) após uma queda, faltando apenas 2 quilômetros para o fim da especial. Segundo informações oficiais do evento, o piloto teve graves lesões no tórax e foi socorrido logo em seguida pela equipe médica, que chegou de helicóptero, mas não conseguiu salvá-lo. 

Em outro ponto, o Volvo XC60 de Alfie Cox pegou fogo e ficou completamente destruído, mas dessa vez sem ferimentos aos competidores.

A etapa deste domingo saiu de Mar Del Plata, palco da largada do Dakar pela primeira vez, e terminou em Santa Rosa, na província de La Pampa. Apesar do pequeno trecho cronometrado, a etapa teve um deslocamento de 763 quilômetros. A estratégia geral dos competidores foi de poupar equipamento e evitar acidentes no início da prova, o que trouxe novas caras para o topo do resultado em algumas modalidades.

Motos. O chileno Francisco Lopez, o Chaleco, fez o melhor tempo do dia, seguido do atual campeão, o espanhol Marc Coma. 

A surpresa do dia ficou por conta do terceiro lugar do argentino Javier Pizzolito, 19° colocado no Dakar do ano passado. Coma teve tempo até de apreciar a paisagem. “Foi uma especial de tirar o fôlego, próxima do mar e com lindas dunas”, comentou. 
Felipe Zanol - Eliseo Miciu / www.webventure.com.br


Entre os brasileiros, o estreante Felipe Zanol foi o mais rápido, terminando na 26ª colocação. “Estou aproveitando o dia para me familiarizar com a navegação”, comentou. Zé Hélio ficou com em 28ª lugar; Ike Klaumannn em 33°; Deni do Nascimento em 67°; Dimas Mattos em 84°; Vicente Neto em 117° e Arndt Budweg em 124°.
Ike Klaumann - Foto: David Santos Jr / www.webventure.com.br
José Hélio - Foto: Eliseo Miciu / www.webventure.com.br

Deni Nascimento - Foto: Eliseo Miciu / www.webventure.com.br


Dimas Mattos - Foto: Eliseo Miciu / www.webventure.com.br

Carros. Os Hummers começaram dominando a especial nas dunas de Mar Del Plata, com o atual campeão Nasser Al-Attiyah liderando, seguido de perto por Robby Gordon. Porém, o carro de Nasser teve um problema mecânico que causou vazamento de óleo, que o obrigou a ser rebocado por Gordon e a terminar a etapa em 38°. “Preferimos ser rebocados para não forçar o motor agora no começo”, explicou o piloto do Catar.

Com isso, os minis ocuparam os três primeiros lugares na etapa, com o russo Leonid Novitskiy ao lado do alemão Andreas Schulz em primeiro, Krzysztof Holowczyc, da Polônia, e o belga Jean-Marc Fortin em segundo, e os franceses Stéphane Peterhansel e Jean-Paul Cottret em terceiro. 

O Brasil foi bem entre os carros, com Guilherme Spinelli e Youssef Haddad terminando na 11º colocação, mesmo passando por dificuldades nas dunas com o Mitsubishi Lancer. “Andamos num bom ritmo, porém perdemos um tempo para cruzar uma duna. A especial era mais traiçoeira do que parecia”, contou o navegador em entrevista ao Webventure. Jean Azevedo terminou na 26ª colocação, em seu primeiro dia pilotando uma picape Nissan, novo veículo da equipe, ao lado do navegador Emerson Cavassin.

Quadris. Na categoria quadriciclo, 30 pilotos largaram, sem nenhum brasileiro entre os competidores. Desse grupo, sete não pontuaram porque seus veículos não foram aprovados na vistoria técnica antes da largada, embora tenham sido autorizados a correr: Lukasz Laskawiec, Josef Machacek, Christophe Declerck, Rafal Sonik, Antoine Leconte, Norberto Cangani e Maciej Albinowski. 

Assim, os três primeiros colocados oficiais da etapa são o uruguaio Sergio La Fuente e os argentinos Marcos Patronelli e Tomás Maffei. 

Pesados. Nos caminhões, o Tatra de André Azevedo fechou a etapa em 15º lugar, de 74 veículos que largaram. O brasileiro, que corre com o navegador Maykel Justo e o mecânico Mira Martinec, disse que teve “muitas dunas difíceis de subir, com areia bem pesada. Já deu para ter uma amostra do que teremos pela frente”, disse André. “Até cruzamos com carros atolados e um pegando fogo”, contou o piloto da Equipe Petrobras Lubrax, se referindo ao carro de Alfie Cox. 

O vencedor da etapa foi o holandês Vliet Van, que completou o trecho cronometrado de 57 quilômetros em 37min45, seguido de seu conterrâneo Rodewald de Rooy (38min11) e do alemão Ruf Echeter (38min41). 


Fonte: Webventure


Vídeo do 1º dia:
Fonte: dakar.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário