Pesquisar este blog

TCM

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

DAKAR 2012 - Zanol termina especial em 14ª e sobe mais duas posições na geral.

TCM - 11/01/2012.
Postado por: Luciano Poeys - TCM.

Felipe Zanol na décima etapa
Foto: Marcelo Maragni/ Red Bull
O brasileiro Felipe Zanol conquistou a 14ª posição na etapa desta quarta-feira (11) do Dakar 2012, entre as cidades chilenas de Iquique e Arica. O piloto chegou a ter problemas de navegação com sua KTM, no quilômetro 238 da especial, e trocou de rota por alguns instantes, o que fez com que perdesse algum tempo para retomar a direção correta.

"O começo da especial, nas areias de Iquique, foi bastante prazeroso, mas depois eu errei a navegação e desviei da rota por mais de 10 minutos. No final, optei por andar em um ritmo mais suave e acabei perdendo tempo", contou Zanol, em declaração divulgada pela sua assessoria de imprensa.

Apesar do 14º lugar na etapa de hoje, Zanol subiu mais duas posições na classificação geral e agora está na 12 ª colocação. Seu tempo acumulado em relação ao 10º colocado, o italiano Alessandro Botturi, é de pouco menos de 50 minutos.

"Temos pela frente dias decisivos, quando a moto e o piloto serão levados ao extremo. Vou carregar um filtro de ar para qualquer necessidade e os itens para marcar a planilha no final do dia”, avaliou o piloto, melhor colocado do continente no rali.

Também pela especial de hoje, Zé Hélio (Husqvarna) terminou em 27º, Denísio do Nascimento (Honda) em 29º e Dimas Mattos (KTM) em 63°. Na classificação geral, Zé Hélio mantém-se em 21º, enquanto Denísio caiu duas posições e está em 29º e Dimas está em 53°.

Desistências. A especial de hoje não contou com a participação de dois pilotos brasileiros nas motos. Vicente Neto e Arndt Budweg abandonaram a competição.

Vicente Neto foi obrigado a encerrar sua participação no Dakar 2012, por conta de um bizarro acidente. Segundo relato do motociclista brasileiro, sem que a organização da competição soubesse, as comportas de um rio foram abertas, inundando um trecho da especial. Os veículos tinham de passar um de cada vez pelo trecho inundado, mas um competidor de carro não teve paciência para esperar e acabou derrubando algumas motos no rio. Resultado disso é que a moto do brasileiro foi encontrada dois quilômetros depois, após quase duas horas de procura.

Já Arndt Budweg teve uma luxação no pulso e decidiu abandonar o Dakar-2012.

Mais motos. Na especial de hoje, Joan Barreda Bort (Husqvarna) foi o mais rápido a cruzar a linha de chegada. O espanhol concluiu os 377 quilômetros do deslocamento cronometrado em 4h18min43s, derrotando seu compatriota Marc Coma (KTM), a 1min32s, e o francês Cyril Despres (KTM), a 3min39s. Foi a primeira vitória de uma Husqvarna no Dakar em mais de 15 anos.

Com os resultados extraoficiais, Despres segue na liderança geral após 10 etapas, com 33h07min39s acumuladas. Contudo, Coma baixou bastante a distância entre ambos, para apenas 21 segundos. O português Helder Rodrigues (Yamaha) é o terceiro, mas dificilmente disputará o título, já que está a 45min56s em relação ao líder francês.

Quadris. O argentino Tomas Maffei venceu a especial de quadriciclos. Ele terminou a etapa em 5h10min08s - 12min56s mais rápido do que Marcos Patronelli. Alejandro Patronelli fechou a décima etapa 13min26s mais lento que o vencedor, mas adminstra uma excelente vantagem na classificação geral de 1h19min29s sobre seu irmão Marcos e 1h36min46s ante o compatriota Maffei. 


Fonte: Webventure.
Por: Renato Brandão

Nenhum comentário:

Postar um comentário