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quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

MOTOCROSS - Comparativo das 250cc e 450cc 2012.

TCM - 25/01/2012.
Postado por: Luciano Poeys - TCM.

O comparativo entre as 450cc
Estamos na reta final da temporada e as fábricas já apresentaram suas "armas" para o motocross de 2012. As 250cc e 450cc para a próxima temporada em sua totalidade trouxeram poucas novidades, com exceção da Kawasaki KX 450F, que veio com novo visual e muita tecnologia, como o controle de largada e os plugues para tipos diferentes de pistas. Mas como manda a tradição, apresentamos um confronto de todas as máquinas dessas categorias, focando as japonesas Honda, Kawasaki, Suzuki e Yamaha, e a austríaca KTM. 


Seus modelos são sucesso no mundo e no motocross são o destaque nos grandes campeonatos. E vale destacar que, nos últimos dez anos, os modelos de cross apresentaram muitas novidades, inclusive tecnológicas, como sistema de injeção eletrônica, embreagem hidráulica e partida elétrica, entre outras. Mas não podemos nos esquecer do quadro e guidão de alumínio, tanto que, dos 11 modelos testados, dois terços possuem chassi de alumínio, um terço possui embreagem hidráulica e partida elétrica, e todos, exceto a Yamaha YZ 250F e a KTM 450 SX-F, possuem injeção eletrônica.

Esse comparativo foi realizado pelo nosso colaborador nos Estados Unidos que, aliás, neste ano teria a participação do nosso piloto de testes Guilherme Lima. Apesar de tudo estar certo, com passagenscompradas, ele acabou se lesionando uma semana antes e não pôde comparecer ao superteste. Tentamos, em vão, conseguir outro substituto, mas infelizmente "ficamos a pé" nessa empreitada. Tudo bem, vamos participar com certeza do comparativo dos modelos 2013.

Vale lembrar que este superteste foi realizado em dois dias, na pista de Mesquite MX Park, em Mesquite (Nevada), e contou com seis pilotos de diversos níveis de pilotagem e idade. A pista foi tratada para o primeiro dia e estava mais dura no segundo dia, para deixar as condições mais próximas da realidade, e conhecer os comportamentos em condições adversas.

Quem acompanhou o supercomparativo do ano passado viu a Suzuki RM-Z 250 e a Kawasaki KX 450F vencerem em suas respectivas categorias, mas estariam elas em condições de repetir o feito?

Recebemos as palavras do nosso colaborador e de seus pilotos, mas como todo americano, foram mais de vinte páginas e precisamos fazer um resumo desse trabalho. Acompanhe como foi o maior comparativo de motocicletas de motocross do planeta e saiba quais foram as vencedoras deste ano.

SHOOTOUT 250
A linha 250cc 2012
A corrida da categoria 250 sempre é no mais alto nível, não só pelo talento dos jovens pilotos, mas também pela grande modificação que essas motocicletas recebem pelas equipes. Você já deve ter imaginado que as motos que você vê nos campeonatos americano e mundial são fortemente modificadas, preparadas e pouco têm em comum com as máquinas que você pode comprar em uma concessionária local. Mesmo assim, ter uma grande moto para começar é importante, e podemos dizer que o poder reina na 250. 

E para nossa alegria, a tecnologia veio para elas também, claro que primeiro para as 450, mas muitas já estão em suas irmãs menores, como a injeção eletrônica (não conte com a YZ 250F), por exemplo. Esse sistema chegou para tornar a tocada mais suave, mais uniforme, com respostas mais nítidas.

Foram horas e horas acelerando os modelos testados, Honda CRF 250R, KTM 250 SX-F, Kawasaki KX 250F, Suzuki RM-Z 250 e Yamaha YZ 250F.

As mudanças que esses modelos receberam vocês acompanharam na edição 192, sendo que as mais significativas foram o sistema EFI da KXF (que inclusive ganhou mais um bico injetor) e as diversas mudanças no carburador da YZF. Isso mesmo, a Yamaha, apesar de manter o tradicional sistema, apresentou o maior número de modificações.

OK, tudo estava perfeito, todos aceleraram muito cada modelo, mas quem venceu? Para os pilotos de testes, a quinta colocada foi a KTM 250 SX-F. Um dos itens que prejudicou a performance da moto austríaca foi a resposta do motor, que se mostrou um pouco fraco na alta, obrigando o uso um pouco demasiado da embreagem. No caso das suspensões, eles a acharam muito macias.

Na quarta posição ficou a Yamaha, que aparentemente "corta" em alta, “acabando” antecipadamente o motor. E como na KTM, os pilotos de testes acharam as suspensões muito macias.

A Honda CRF 250R veio na sequência, em terceiro, com um motor com respostas rápidas e fortes, mesmo assim devendo em alta.

No quesito suspensão, ela é bem equilibrada. Perdeu nos freios para a KTM.

Incrivelmente, a Suzuki RM-Z 250 ficou com o segundo lugar neste ano. A campeã da linha 2011 não trouxe mudanças significativas e ficou devendo em alguns itens, como resposta em baixa e na imprecisão nas trocas de marchas. As suspensões foram consideradas um pouco mole para os pilotos.

A Kawa foi primeiro na 250cc
E a campeã de 2012 é a nova Kawasaki KX 250F! Antes deste superteste, algo me dizia que esta motocicleta era a favorita ao título de melhor 250, por ter apresentado grandes melhorias na edição anterior e que trouxe a novidade do segundo bico injetor, cuja proposta era melhorar significativamente as respostas do acelerador. 

A Suzuki foi segundo também na 250cc

E foi exatamente isso o que sentiram os pilotos de teste. Segundo eles, este foi o modelo que apresentou o motor mais forte, com uma faixa de potência impecável, recuperando a força que perdeu no modelo anterior. Quanto à suspensão, aquela sensação do revolucionário sistema SSF (com óleo de um lado e mola do outro) de ser muito macia, não se repetiu no novo modelo da Kawasaki e seu funcionamento foi elogiado pela maioria dos pilotos. Somando tudo, a KXF apresenta um pacote completo, a arma mais eficaz em uma corrida.

Resultado Shootout 250

1.Kawasaki KX 250F

2.Suzuki RM-Z 250F

3.Honda CRF 250R

4.Yamaha YZ 250F

5.KTM 250 SX-F


Shootout 450

KX 4450F, a melhor da categoria


OK, escolhemos a melhor 250, e a Kawasaki foi a grande vencedora, mas e agora na 450, ela tem chances também? 

Devemos lembrar que no superteste dos modelos do ano passado, a KXF levou o título de melhor da categoria e que, de todas as motos testadas este ano, ela foi a que apresentou o maior número de novidades. Na verdade, trata-se de uma nova Kawasaki 450, com novo motor, novo chassi, novo visual e, como dissemos anteriormente, com a introdução de novas tecnologias, como controle de largada e plugues extras para tipos diferentes de terreno, como para o arenoso (soft) ou duro (hard). Assim, ela já entrou na pista com (muita) vantagem sobre suas adversárias. Ah, não podemos esquecer que neste ano o modelo já conquistou o motocross americano, o Nações e o Monster Cup, tudo nas mãos do americano Ryan Villopoto.

Tá, tá bom, mas quem venceu? Como na 250, vamos começar pelo último colocado, que neste teste foi a KTM 450 SX-F, considerado pelos pilotos como o modelo mais "antiquado", primeiro por ainda apresentar o sistema de alimentação através do carburador, e segundo porque vibra bastante, chegando a incomodar os pilotos. Seu peso também a prejudicou, dando a impressão de ser mais pesada do que é, segundo os pilotos. Outro fator negativo foram as suspensões muito macias.

A RMZ 450 ficou com o segundo lugar na 450cc

Na cola veio sua irmã, a KTM 350 SX-F. Parte desta posição se deveu às poucas mudanças que recebeu na versão 2012, apesar do motor ter apresentado respostas melhores e mantido sua boa dirigibilidade. Mas pesou a desvantagem de 100cc contra suas concorrentes.

Na quarta posição, a diferente Yamaha YZ 450F, com seu motor "invertido", mas que já mostrou sua competência com a grande pilotagem de James Stewart, que neste ano brigou pelo título do supercross e perdeu para "ele mesmo", com diversos erros e tombos. Mas essa posição se deu pelo seu motor, que não agradou aos pilotos - faltou um pouco de força -, pela suspensão, que mesmo sendo avaliada como boa, ficou devendo em alguns momentos, principalmente nas curvas de alta. 

Na cola da Yamaha chegou a Honda CRF 450R, em terceiro lugar. Este é outro modelo que não trouxe muitas novidades, mas sua antecessora já se mostrava muito eficiente, principalmente pelo comportamento suave do motor. Segundo os pilotos, o desequilíbrio do modelo anterior, em parte pelo trabalho do amortecedor traseiro, foi resolvido no novo modelo, com certeza com o novo link. Mesmo assim, eles consideraram as suspensões muito macias e que falta força no motor, principalmente na alta rotação.

Em segundo ficou a Suzuki RM-Z 450 que, mostrando ser um modelo completo, acabou recebendo mínimas inovações em seu modelo 2012. O motor devendo nas altas rotações talvez tenha penalizado a RM-Z.

É, meus amigos, nossas previsões estavam certas e a nova Kawasaki KX 450F levou o primeiro lugar. Como dissemos, com certeza todo o trabalho que os engenheiros da fábrica tiveram para apresentar uma 450 totalmente modificada deram resultados. E ela foi tão bem aceita que a decisão de primeiro lugar foi unânime. Ela se mostrou muito ágil com seu novo chassi, mais estreito, de estrutura mais compacta e leve, dando muito equilíbrio para a motocicleta. O motor foi considerado incrível pelos pilotos, com respostas rápidas e suaves e uma excelente faixa de potência.

A suspensão oferece uma ação progressiva, equilibrada e com muita resistência. A Kawasaki foi considerada o "melhor pacote" geral dentre as motos de 450 cilindradas.
 
Deu para perceber que a Kawasaki levou tudo neste superteste, venceu na 250 e na 450, então o trabalho dos engenheiros da fábrica valeu a pena. Interessante que, neste teste, o resultado foi o mesmo tanto na 250 como na 450, com a Kawasaki em primeiro e a Suzuki em segundo, seguidas pela Honda, Yamaha e KTM.
 
Tudo bem, apresentamos nossas campeãs, mas temos certeza que, além dos resultados, pesa na hora da escolha da sua motocicleta diversos fatores, como, por exemplo, disponibilidade. No início de novembro, no Brasil, a Kawasaki e a Yamaha já tinham disponibilizado seus modelos. A previsão para o início das vendas dos modelos Honda era para o final de novembro/início de dezembro, enquanto que não recebemos previsão de data da KTM. Já a Suzuki é um mistério, ninguém sabe se os novos modelos irão ser disponibilizados por aqui. Quanto ao item preço, a KX 250F gira em torno dos 29 mil reais e a KX 450F, dos 33 mil reais. 

Na realidade queríamos apresentar como esses modelos se comportaram enfrentando suas adversárias, mas temos consciência que outros fatores pesam na hora da escolha do seu modelo zero, e a própria preferência por determinada marca pesa. Esperamos que tenhamos contribuído para sua escolha e desejamos que em 2012 você já esteja com seu modelo zero, afinal de contas, algumas já estão disponíveis e outras, prestes a chegar.


Resultado Shootout 450

1. Kawasaki KX 450F

2. Suzuki RM-Z 450F

3. Honda CRF 450R

4. Yamaha YZ 450F

5. KTM 350 SX-F

6. KTM 450 SX-F

 Fonte: Revista Dirt Action
 Fotos: Ayako Sports

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