Postado por; Luciano Poeys - TCM.
Youthstream divulga mudanças oficiais nos formatos da competição para 2013Redação MotoX.com.br - Carolina Arruda - Fotos: Carolina Arruda
Fora da Europa, MX1 e MX2 se enfrentarão na mesma final com até 20 pilotos de cada categoria
No último dia 22, a comissão permanente do Grand Prix de Motocross - composta apenas por Vito Ippolito, presidente da FIM, e por Giuseppe Luongo, presidente da Youthstream - aprovou unanimemente mudanças no regulamento do Mundial de Motocross MX1 e MX2.
Para o ano de 2013 os eventos não europeus (Catar, Brasil, México e Tailândia) terão um formato diferente do usual. Aos sábados acontecerão os treinos, pré-classificatórias e classificatórias, com corridas diferentes para a MX1 e MX2 (no Catar, que tem evento principal noturno no sábado, esta programação será cumprida na sexta-feira). Já aos domingos, cada categoria terá seu warm-up e primeira bateria, depois as duas se juntam para a chamada "repescagem" e a "Super-Final". A Super-Final terá os primeiros 18 pilotos da primeira bateria e mais dois de cada categoria da repescagem formando o gate de 40 pilotos. A classificação, entretanto, continua separada por categoria.
Para conseguir vaga nas qualificatórias, os pilotos precisarão de um tempo nos treinos pré-qualificatórios que não exceda o equivalente a 108% da média dos 10 primeiros colocados na categoria. Ou seja, um piloto com tempo 9% maior que o grupo estará automaticamente eliminado.
No Brasil, México e Tailândia já estarão garantidos na Super-Final os 10 melhores na classificação geral, independente de seus resultados na primeira bateria, seguidos dos oito melhores das primeiras baterias, desde que não sejam os 10 primeiros já confirmados na final, e então os dois melhores da “last chance”. Para, na final, as duas categorias se enfrentarem juntas, conforme o novo regulamento.
A ordem de entrada no gate nas corridas mistas prevê sempre a prioridade primeiro para todos os pilotos da MX2, depois os da MX1. Desde novembro do ano passado, a Youthstream vinha anunciando mudanças para essa temporada, inclusive a junção das motos MX1 e MX2, e com o anúncio oficial choveram críticas.
A proposta de pilotos como Cairoli e Herlings competirem juntos parece interessante e promete esquentar as disputas, mas ao mesmo tempo o formato torna a participação no campeonato mais limitada, principalmente para os inscritos locais já que cada largada terá no máximo 20 pilotos de cada categoria. A ideia foi julgada como sendo contra a proposta de um evento mundial, com a intenção de ter o maior alcance e número de competidores possível.
A Youthstream, promotora do Mundial de Motocross, alegou como razão oficial que com o novo formato muito mais equipes conseguirão participar de todos os eventos, dentro e fora da Europa. Além de tornar o campeonato mais atraente para a cobertura televisiva.
Nas entrelinhas, as mudanças no regulamento são a solução mais fácil para lotar o Gate de largada, exatamente como acontece em corridas amadoras. A justificativa torna-se ainda mais clara com a largada da etapa russa no último ano, onde apenas 18 concorrentes participaram na MX1. Os organizadores querem evitar que a plateia se pergunte: “a elite mundial tem tão poucos pilotos?”.
A intenção é que o formato das corridas do México, Brasil e Tailândia, que no momento é experimental, torne-se o padrão para toda temporada de 2014.
O Mundial de Motocross tem início dia 02 de março em Losail, Catar, e aterrisa no Brasil em sua sétima etapa, em Penha, Santa Catarina, no dia 19 de maio.
Formato
Sábado*MX2 Treino Livre/ 35 minutos
MX1 Treino Livre/ 35 minutos
MX2 Treino Pré-Qualificatório/ 30 minutos
MX1 Treino Pré-Qualificatório/ 30 minutos
MX2 Qualificatória/ 20 minutos + 2 voltas
MX1 Qualificatória/ 20 minutos + 2 voltas
Domingo*
MX2 Warm-up / 20 minutos
MX1 Warm-up / 20 minutos
MX2 Race / 12:00 / 35 minutos + 2 voltas
MX1 Race / 13:00 / 35 minutos + 2 voltas
MX1 + MX2 Last Chance Race / 14:30 / 20 minutos + 2 voltas
MX1 + MX2 Super-Final / 16:00 / 35 minutos + 2 voltas
(*) No Catar a agenda é diferente com o GP disputado nas noites de sexta e sábado.
Fora da Europa, MX1 e MX2 se enfrentarão na mesma final com até 20 pilotos de cada categoria
Mudanças no regulamento prometem encher o gate de largada ao mesmo tempo que limitam a participação de inscritos locais |
No último dia 22, a comissão permanente do Grand Prix de Motocross - composta apenas por Vito Ippolito, presidente da FIM, e por Giuseppe Luongo, presidente da Youthstream - aprovou unanimemente mudanças no regulamento do Mundial de Motocross MX1 e MX2.
Para o ano de 2013 os eventos não europeus (Catar, Brasil, México e Tailândia) terão um formato diferente do usual. Aos sábados acontecerão os treinos, pré-classificatórias e classificatórias, com corridas diferentes para a MX1 e MX2 (no Catar, que tem evento principal noturno no sábado, esta programação será cumprida na sexta-feira). Já aos domingos, cada categoria terá seu warm-up e primeira bateria, depois as duas se juntam para a chamada "repescagem" e a "Super-Final". A Super-Final terá os primeiros 18 pilotos da primeira bateria e mais dois de cada categoria da repescagem formando o gate de 40 pilotos. A classificação, entretanto, continua separada por categoria.
Para conseguir vaga nas qualificatórias, os pilotos precisarão de um tempo nos treinos pré-qualificatórios que não exceda o equivalente a 108% da média dos 10 primeiros colocados na categoria. Ou seja, um piloto com tempo 9% maior que o grupo estará automaticamente eliminado.
No Brasil, México e Tailândia já estarão garantidos na Super-Final os 10 melhores na classificação geral, independente de seus resultados na primeira bateria, seguidos dos oito melhores das primeiras baterias, desde que não sejam os 10 primeiros já confirmados na final, e então os dois melhores da “last chance”. Para, na final, as duas categorias se enfrentarem juntas, conforme o novo regulamento.
A ordem de entrada no gate nas corridas mistas prevê sempre a prioridade primeiro para todos os pilotos da MX2, depois os da MX1. Desde novembro do ano passado, a Youthstream vinha anunciando mudanças para essa temporada, inclusive a junção das motos MX1 e MX2, e com o anúncio oficial choveram críticas.
A proposta de pilotos como Cairoli e Herlings competirem juntos parece interessante e promete esquentar as disputas, mas ao mesmo tempo o formato torna a participação no campeonato mais limitada, principalmente para os inscritos locais já que cada largada terá no máximo 20 pilotos de cada categoria. A ideia foi julgada como sendo contra a proposta de um evento mundial, com a intenção de ter o maior alcance e número de competidores possível.
A Youthstream, promotora do Mundial de Motocross, alegou como razão oficial que com o novo formato muito mais equipes conseguirão participar de todos os eventos, dentro e fora da Europa. Além de tornar o campeonato mais atraente para a cobertura televisiva.
Nas entrelinhas, as mudanças no regulamento são a solução mais fácil para lotar o Gate de largada, exatamente como acontece em corridas amadoras. A justificativa torna-se ainda mais clara com a largada da etapa russa no último ano, onde apenas 18 concorrentes participaram na MX1. Os organizadores querem evitar que a plateia se pergunte: “a elite mundial tem tão poucos pilotos?”.
A intenção é que o formato das corridas do México, Brasil e Tailândia, que no momento é experimental, torne-se o padrão para toda temporada de 2014.
O Mundial de Motocross tem início dia 02 de março em Losail, Catar, e aterrisa no Brasil em sua sétima etapa, em Penha, Santa Catarina, no dia 19 de maio.
Formato
Sábado*MX2 Treino Livre/ 35 minutos
MX1 Treino Livre/ 35 minutos
MX2 Treino Pré-Qualificatório/ 30 minutos
MX1 Treino Pré-Qualificatório/ 30 minutos
MX2 Qualificatória/ 20 minutos + 2 voltas
MX1 Qualificatória/ 20 minutos + 2 voltas
Domingo*
MX2 Warm-up / 20 minutos
MX1 Warm-up / 20 minutos
MX2 Race / 12:00 / 35 minutos + 2 voltas
MX1 Race / 13:00 / 35 minutos + 2 voltas
MX1 + MX2 Last Chance Race / 14:30 / 20 minutos + 2 voltas
MX1 + MX2 Super-Final / 16:00 / 35 minutos + 2 voltas
(*) No Catar a agenda é diferente com o GP disputado nas noites de sexta e sábado.
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