Pesquisar este blog

TCM

domingo, 13 de janeiro de 2013

Rally Dakar 2013 - 8ª etapa motos: Joan Barreda vence e David Casteu é o novo líder

TCM - 13/01/2013.
Postado por: Luciano Poeys - TCM.
Fonte: http://espn.estadao.com.br
Divulgação
David Casteu (Yamaha)
David Casteu (Yamaha)














O espanhol Joan Barreda (Husqvarna Rally 450 RR) venceu a 8ª etapa do Rally Dakar, disputada neste sábado, dia 12/01, partindo de Salta e chegando a San Miguel de Tucumã, na Argentina. 

A organização havia programado um dos percursos mais longos para esta que foi a segunda parte da etapa maratona para as motos. Originalmente a especial teria 491 km, que somados os 247 km de deslocamentos, totalizariam 738 km. Mas devido às fortes chuvas que atingiram a região, o percurso cronometrado foi reduzido para 186 km, o que não quer dizer que o dia foi fácil.

Além da areia, cânions, pedras, a navegação se mostrou decisiva. O grupo dos pilotos que largou na frente, tendo que achar a rota e atacar ao mesmo tempo acabou por cometer alguns erros de navegação, em especial o trio formado pelo americano Kurt Caselli (KTM 450 Rally), vencedor da etapa anterior, o francês Olivier Pain (Yamaha YRF 450 Rally), que liderava a classificação geral e o chileno Francisco Lopes (KTM 450 Rally), que era o vice-líder. Com os erros, todos perderam suas posições.

Já o espanhol Joan Barreda, que vinha se recuperando de problemas nas etapas anteriores, largando de trás (21ª posição), quando chegou ao grupo da ponta, não teve de perder tempo, a solução já havia sido encontrada. Mesmo sem grandes chances de vitória na geral, está foi a 3ª vitória de etapa conquistada por Barreda nesta edição da prova. O americano Johnny Campbell (Honda CRF 450 Rally) foi o 2º colocado, seguido pelo eslovaco Ivan Jakes (KTM 450 Rally). 

O francês David Casteu (Yamaha YRF 450 Rally), que ocupava a 3ª colocação na geral, tentou limitar suas perdas, terminando a etapa na 6ª colocação. Com este resultado Casteu assumiu a liderança da prova.

O francês Cyril Despres, que estava em grandes apuros no final da etapa anterior, já que a 5ª marcha do cambio de sua KTM 450 Rally havia quebrado, viu o anjo da guarda se materializar através do polonês Marek Dabrowski. O piloto trocou o motor de sua moto com a do francês, já que na etapa maratona o auxílio de mecânicos e equipes de apoio é proibido. Com esta ajuda Despres pode largar para a etapa com uma moto sem problemas, mas não conseguiu evitar alguns erros de navegação, terminando o dia na 11ª posição. Mesmo assim o francês retomou a 2ª colocação na classificação geral. Como o regulamento prevê uma penalização de 15 minutos na troça do primeiro motor, Despres deve cair para a 6ª posição na geral antes de largar para a segunda parte da prova. E terá de pensar muito na sua estratégia para a prova, já que a troca não foi por um motor novo, e uma nova troca de motores irá render uma penalização ainda maior.

Jean Azevedo (KTM 450 Rally) foi o 103º colocado devido aos problemas com a navegação.

Classificação geral após a 8ª etapa (extraoficial):

1 – David Casteu (Yamaha YRF 450 Rally): 19:56:33
2 – Cyril Despres (KTM 450 Rally): + 00:09:26
3 – Rubem Faria (KTM 450 Rally): + 00:11:16
4 – Francisco Lopes (KTM 450 Rally): + 00:12:00
5 – Olivier Pain (Yamaha YRF 450 Rally): +00:16:10

33 – Jean Azevedo (KTM 450 Rally): + 02:19:11

Neste domingo será a etapa de repouso do Dakar, dedicada principalmente a uma completa revisão nos equipamentos.

Vídeo: Stage 8 - Car/ Bike - Stage Summary (Salta - Tucuman).

Nenhum comentário:

Postar um comentário