Postado por: Luciano Poeys - TCM.
Nos últimos dias tem se comentado que a Husqvarna deve lançar, em 2014, sua nova Wr 300 - 2 tempos, com injeção eletrônica. Esta seria a explicação para a marca não ter apresentado grandes novidades em 2012 e 2013, em seus modelos “two strokes”.
O projeto 2014 provavelmente será fruto da parceria entre a Husky e a Athena, que estão desenvolvendo o DICC desde 2011, conforme publicamos em novembro daquele ano, na Revista Pró Moto. Confira a seguir a notícia que foi publicada no dia 25/11.
DICC – O NOVO MOTOR 2 TEMPOS COM INJEÇÃO
O sistema de injeção direta DICC (Controle de Combustão e Injeção Direta) foi criado por uma equipe que inclui o Engenheiro Jan Witteween, coordenador do projeto e especialista internacional em motores, Engenheiro Nino Henry, Professor de Engenharia Ambiental e Física da Universidade de Basilicata, técnicos da Athena e da Athena Evolution. O sistema inovador é patenteado em todo mundo pela italiana Athena, representada no Brasil pela Vedamotors, no Rio Grande do Sul.
O Controle de Combustão e Injeção Direta é baseada no conceito de injeção direta de combustível no cilindro, através de injetores eletrônicos, apenas o combustível necessário para funcionamento do motor é inserido na câmara de combustão, que é tão somente por via aérea e não mais com a mistura inflamável. Resultando assim em condições normais de funcionamento, na presença de misturas magra (com excesso de oxigênio) e criando situações dentro da câmara de carga estratificada de combustão, em todas as condições de carga do motor, bem como para excluir a maior parte do óleo lubrificante da combustão.
A Athena vê o novo sistema DICC como uma simples e efetiva solução de custos para motores 2 tempos, bem como a diminuição de consumo e emissão de poluentes. O uso de novos componentes disponíveis comercialmente, e não especificamente projetados, juntamente com uma tecnologia aplicável a motores existentes, minimiza a necessidade de um novo design do motor.
O sistema DICC garante uma redução de até 50% das emissões de poluentes e consumo de combustível. Erardo Ratzenbeck, gerente geral da Athena diz: “O DICC em nossa opinião é a tecnologia do terceiro milênio para reviver os grandes motores 2 tempos, uma patente que adquirimos pelo prof. Nino Henry na Universidade de Basilicata e desenvolvido em conjunto com os nossos técnicos e o Engenheiro Jan Witteween. O sistema é conceitualmente simples e a injeção direta ocorre no cilindro. Ela pode ser aplicada a qualquer tipo de motor, incluindo a aviação e agricultura, com a simples substituição do cilindro. Esperamos uma grande resposta para este produto não só no motociclismo. Neste momento, é um orgulho para nós sermos uma empresa de propriedade multinacional italiana que emprega 800 pessoas”.
Jan Witteween: “Muitos sabem que os motores 2 tempos têm caracterizado a minha carreira como designer, os motores 2 tempos de moto que contrinuí para desenvolvimento, ganharam 23 títulos mundiais entre os pilotos e construtores. Começamos em 1975 com a Aprilia Enduro Isle of Man, então eu mantive esse rítmo até 2004. O sistema DICC que desenvolvemos com nossos amigos de Athena, introduzido no cilindro apenas o combustível necessário para operar o motor, por via aérea e não mais por mistura inflamável, resulta em redução de 50% no consumo de combustível, menor consumo de lubrificante, redução de até 65% nas emissões de CO2, aumento da potência e da curva de entrega. É um sistema muito bom. Nosso primeiro objetivo agora é conseguir uma joint venture com fabricantes em larga escala, e também é nossa intenção desenvolvê-lo na pista de corrida.”
Confira a seguir um vídeo com mais explicações:
Por: Eduardo Pasqualini / Divulgação Vedamotors
Fonte: http://www.revistapro.com.br
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