Pesquisar este blog

TCM

terça-feira, 25 de agosto de 2009

Red Bull Romaniacs 2009 - Sibiu - Romênia

COBERTURA DO RED BULL 2009 - SITE MOTOX.
Piloto e‭ ‬motocicleta estreantes vencem a‭ ‬6ª edição do Red Bull Romaniacs MotoX.com.br‭ ‬-‭ ‬Texto:‭ ‬Renato Fernandes‭ ‬-‭ ‬Fotos: Predrag Vuckovic, Samo Vidic Divulgação Red Bull.

O alemão Andreas Lettenbichler veio, viu e venceu em sua primeira participação no Romaniacs.

Neste último dia‭ ‬15‭ ‬de Agosto,‭ ‬foi dada a largada para a‭ ‬6ª edição do Red Bull Romaniacs,‭ ‬o mais tradicional e difícil Extreme Enduro do mundo.‭ ‬O primeiro dia de prova contou com a realização do prólogo,‭ ‬na região central da cidade de Sibiu‭ ‬-‭ ‬Romênia.‭ ‬Os resultados definiram a ordem de largada para o primeiro estágio de montanha,‭ ‬no dia seguinte‭ (‬16/8‭)‬.‭ ‬No terceiro dia‭ (‬17/8‭)‬,‭ ‬os pilotos saíram de Sibiu com destino à Petrosani,‭ ‬num percurso de‭ ‬150‭ ‬km.‭ Retornando à Sibiu na etapa seguinte‭ (‬18/8‭)‬,‭ ‬os pilotos‭ “‬sobreviventes‭” ‬encararam o último dia‭ (‬19/8‭)‬,‭ ‬num trajeto que passou por várias montanhas da região,‭ ‬com altitudes superiores a‭ ‬1.500‭ ‬metros acima do nível do mar.‭ ‬Em cada dia,‭ ‬os estágios tiveram de‭ ‬100‭ ‬à‭ ‬200‭ ‬km de extensão,‭ ‬variando conforme a categoria,‭ ‬que este ano foram quatro,‭ ‬a Pro‭ (‬mais difícil de todas‭)‬,‭ ‬Expert Individual,‭ ‬Expert por Equipes e a Hobby.

Prólogo .

Todo ano o centro da pacata cidade de Sibiu torna-se uma praça de guerra entre homens, máquinas e obstáculos artificiais.

Para a edição‭ ‬2009,‭ ‬um novo formato foi adotado para o prólogo,‭ ‬com tomadas de tempo classificatórias,‭ ‬onde os‭ ‬16‭ ‬melhores pilotos de cada categoria,‭ ‬largavam juntos para uma bateria final.‭ ‬O percurso estava mais para uma prova de Trial do que Enduro e coincidentemente,‭ ‬10‭ ‬dos‭ ‬19‭ ‬pilotos da categoria Pro,‭ ‬estavam utilizando pneus de Trial em suas motocicletas,‭ ‬procurando um melhor desempenho nos difíceis obstáculos construídos pela organização do evento.‭ Um acidente com o piloto George Kinonas,‭ ‬provocou um inusitado show pirotécnico.‭ ‬Após a queda em um obstáculo,‭ ‬sua moto se incendiou e,‭ ‬graças ao ágil trabalho da equipe de segurança,‭ ‬o fogo foi apagado rapidamente sem maiores consequências ao piloto.‭ ‬Já sua moto‭ ‬precisou de algumas horas e uma intensa reforma‭ ‬para ficar apta a largar no dia seguinte.

A participação do público no Prólogo é pra lá de intensa.

Quem venceu a batalha para definir o primeiro piloto a largar no primeiro dia provas nas montanhas,‭ ‬diante de‭ ‬9.000‭ ‬fanáticos espectadores,‭ ‬foi o espanhol Xavier Galindo,‭ ‬finalizando à frente de Gaham Jarvis e Gerhard Forster.‭ “‬Ter estes dois experientes pilotos atrás de mim,‭ ‬não é o cenário perfeito,‭ ‬mas farei o melhor para mantê-los atrás‭”‬,‭ ‬comentou,‭ ‬com um enorme sorriso no rosto,‭ ‬o vencedor do prólogo.

Xavier Galindo venceu o primeiro desafio da edição 2009.

1º Dia.

O primeiro dia nas trilhas trouxe foi repleto de paisagens maravilhosas.

Antes mesmo do sol nascer,‭ ‬os primeiros pilotos da classe Pro estavam largando para o primeiro dia de off-road,‭ ‬propriamente dito.‭ ‬Com as dificuldades do percurso,‭ ‬principal característica da prova,‭ ‬os novatos que dominaram o prólogo deram lugar aos pilotos mais experientes.‭ ‬O‭ ‬neozelandês,‭ ‬Chris Birch‭ ‬-‭ ‬terceiro em‭ ‬2007‭ ‬e segundo em‭ ‬2008‭ ‬na categoria Pro‭ ‬-‭ ‬venceu este primeiro dia,‭ ‬com uma vantagem mínima sobre o segundo colocado,‭ ‬ninguém menos que Cyril Despres.‭ ‬Atrás das duas KTMs,‭ ‬o alemão Andreas Lettenbichler levou sua BMW à terceira colocação,‭ ‬já dando mostras de que seria um dos candidatos ao título deste ano. O vencedor da primeira rodada,‭ ‬Chris‭ ‬Birch,‭ ‬ficou satisfeito com sua pilotagem,‭ “‬Até agora,‭ ‬tudo correu muito bem,‭ ‬não precisei consultar meu GPS muitas vezes e pude pilotar num bom ritmo.‭ ‬Me diverti muito hoje‭”‬.‭ ‬O mesmo pôde dizer o terceiro colocado,‭ ‬Lettenbichler.‭ “‬É simplesmente ótimo pilotar aqui,‭ ‬e mesmo me perdendo algumas vezes,‭ ‬me diverti muito.‭ ‬E diversão é do que isto tudo se trata,‭ ‬para mim no momento,‭ ‬os resultados são secundários‭”‬,‭ ‬comentou. Já Despres,‭ ‬não ficou tão satisfeito assim.‭ “‬Tive problemas com o‭ ‘‬Mousse‭’ ‬do pneu traseiro,‭ ‬que estava muito duro,‭ ‬não consegui muita aderência e gastei muita energia.‭ ‬No Neutro,‭ ‬conseguimos resolver o problema e,‭ ‬a partir dai‭ ‬melhorei.‭ ‬Não tenho participado de nenhum‭ ‘‬Hard Enduro‭’ ‬nos últimos dois anos,‭ ‬por isso o dia de hoje foi muito desgastante para mim‭”‬.‭

Chris Birch enfrenta um dos muitos riachos do percurso.

2º Dia.

O alemão Gerhard Foster.

Mais de‭ ‬270‭ ‬quilômetros de trilhas estreitas e seções de velocidade,‭ ‬marcaram o dia.‭ ‬Alguns trechos muito íngremes,‭ ‬subidas em ziguezague e‭ pirambeiras ‬intermináveis,‭ ‬que acabaram com muitos freios,‭ ‬complementaram o percurso,‭ ‬que trouxe o vencedor do prólogo e estreante‭ ‬Xavier Galindo novamente‭ ‬ao lugar mais alto do pódio. Demonstrando muita regularidade,‭ ‬o também estreante Andreas Lettenbichler,‭ ‬foi o segundo,‭ ‬à frente de dois motivados veteranos no Romaniacs,‭ ‬Cyril Despres e Chris Birch,‭ ‬que andaram forte para se manter entre os líderes.‭ ‬Birch perdeu um pouco de contato com os demais,‭ ‬após um pequeno erro na última grande subida,‭ ‬já no final da etapa.‭ “‬As estradas de cascalho no final da etapa foram muito divertidas,‭ ‬com a traseira escorregando,‭ ‬mas em uma delas acertei uma cerca e me machuquei um pouco.‭ ‬Felizmente,‭ ‬nada sério aconteceu e pude me manter no pelotão da frente‭”‬,‭ ‬comentou.‭ O piloto BMW,‭ ‬Andreas Lettenbichler também gostou do dia,‭ “‬Alcancei Galindo no Neutro e,‭ ‬a partir dai,‭ ‬passamos a andar juntos.‭ ‬Nos alternamos na liderança por algumas vezes,‭ ‬mas nenhum dos dois ameaçou se distanciar um do outro‭”‬,‭ ‬avaliou.‭ ‬Com os resultados do dia,‭ ‬Galindo,‭ ‬Lettenbichler e Despres,‭ ‬ocupam respectivamente,‭ ‬as três primeiras colocações no geral,‭ ‬separados apenas por alguns segundos.

Apesar de toda a competição, as paradas obrigatórias se tornam momentos de descontração para os pilotos.

3º Dia.

Cyril Despres assumiu a liderança geral no terceiro dia.

O dia foi agitado no quente verão dos Montes Cárpatos,‭ ‬onde nada menos do que‭ ‬300‭ ‬quilômetros do melhor off-road‭ ‬esperavam pelos participantes que continuavam na prova.‭ ‬Enquanto o novo favorito‭ ‬Xavier Galindo‭ ‬abandonava a prova com uma perna quebrada,‭ ‬o atual campeão‭ ‬Gaham Jarvis teve problemas mecânicos e se viu obrigado a também abandonar.‭ ‬Com isto,‭ ‬a terceira posição de Cyril Despres‭ ‬o leva a liderança na classificação geral ‬trinta segundos a frente de Lettenbichler.‭ ‬A vitória do dia‭ ‬veio de mais um piloto surpresa,‭ ‬o britânico Paul Bolton‭ ‬que a bordo de sua KTM‭ ‬250‭ ‬privada,‭ ‬mostrou suas habilidades no‭ “‬Hard Enduro‭”‬.

O inglês Paul Bolton, 5º colocado.

‭“‬Acredito que este evento,‭ ‬é o que de melhor aconteceu ao nosso Enduro nos últimos anos‭”‬,‭ ‬constatou Xavier Galindo enquanto retornava a seu hotel.‭ “‬Meu tombo não foi tão mal,‭ ‬apenas um acidente de corrida.‭ ‬Fiz uma curva,‭ ‬não vi uma pedra na grama e bati nela.‭ ‬Quando tentei me levantar,‭ ‬percebi que havia algo de errado com minha perna direita,‭ ‬e foi assim‭”‬,‭ ‬descreveu seu acidente o carismático piloto catalão.‭ Pelo visto,‭ ‬ele estará de volta nas edições futuras do evento.‭ ‬Neste caso,‭ ‬vale destacar toda a preocupação da organização com a segurança dos pilotos.‭ ‬Em menos de dez minutos,‭ ‬não só a equipe de resgate da montanha estava presente,‭ ‬como também um médico e um helicóptero,‭ ‬já estavam no local.

Outro tipo de azar,‭ ‬teve o defensor do título,‭ ‬Graham Jarvis.‭ ‬Um simples defeito no sistema elétrico da bateria de sua Sherco,‭ ‬o forçou a abandonar,‭ ‬bem no momento em que vinha se aproximando dos líderes.‭ “‬Tentarei consertar minha moto para amanhã,‭ ‬pois‭ ‬definitivamente quero estar na largada e pilotar por esta incrível paisagem novamente‭”‬,‭ ‬comentou o frustrado campeão de‭ ‬2008. Na classificação geral Cyril Despres vai para o dia decisivo com a liderança, mas apenas com pouco mais de 20 segundos de vantagem sobre Lettenbichler. Birch, 7 minutos atrás do líder, é o terceiro e ainda na briga pela vitória.

Um problema elétrico enterrou as chances do bicampeonato de Graham Jarvis.

4º Dia.

Quem disse que só os homens encaram o Romaniacs. Na foto Sorina Sandu mostra que as mulheres não temem os desafios.

Quando às oito horas da manhã,‭ ‬o vencedor do dia anterior,‭ ‬Paul Bolton,‭ ‬abriu a etapa final,‭ ‬podia se sentir no ar o cansaço dos pilotos que ainda permaneciam em pé para a disputa.‭ ‬Com mais um dia quente e seco,‭ ‬a rodada exigiu‭ ‬110%‭ ‬dos participantes e Andreas Lettenbichler e sua BMW,‭ ‬conseguiram driblar as adversidades,‭ ‬conquistando o título de‭ ‬2009‭ ‬logo em sua estréia no Red Bull Romaniacs.‭ “‬Vocês não podem imaginar o quanto estou feliz com este troféu em minhas mãos‭! ‬Minha primeira vitória em minha primeira participação,‭ ‬o que mais posso querer‭?” ‬comentou o extasiado vencedor.‭ “‬Lamento apenas pelo acidente com meu companheiro de equipe Gerhard Forster‭”‬,‭ ‬completou.

Johan Leitner escala o edifício da chegada.

Forster vinha em terceiro,‭ ‬brigando pela segunda colocação,‭ ‬quando sofreu uma forte queda em uma das seções mais rápidas do dia,‭ ‬abandonando a prova.‭ ‬Alguns pilotos,‭ ‬como Chris Birch,‭ ‬simplesmente sofreram com a exaustão e tiveram que parar várias vezes para recuperar o fôlego,‭ ‬perdendo tempo precioso.‭ ‬Mesmo assim,‭ ‬como nos anos anteriores,‭ ‬Birch subiu ao pódio novamente,‭ ‬com a segunda colocação no geral. Outros competidores,‭ ‬como Despres,‭ ‬cometeram erros estratégicos,‭ ‬tirando suas chances de vitória.‭ ‬No trecho chamado de‭ “‬Long Walk‭”‬,‭ ‬o tri-campeão do Romaniacs,‭ ‬preferiu não arriscar e seguiu pela linha mais fácil conhecida como‭ “‬chicken line‭”‬,‭ ‬o que acarretou em uma punição de duas horas e quarenta minutos.‭ ‬Como Lettenbichler fez o‭ “‬Long Walk‭”‬,‭ ‬abriu uma vantagem enorme,‭ ‬garantindo a vitória.‭ ‬Restou a Despres,‭ ‬se contentar com a terceira colocação geral.

Resultado Final.

LETTENBICHLER Andreas - BMW.
BIRCH Chris - KTM 300.
DESPRES Cyril - KTM 300.
SEYDOUX Lionel - KTM 250.
BOLTON Paul - KTM 250.
CURTIS Darryl - KTM 300.
FAJA BELTRAN Melcior - GG 300.
BRANDAUER Erich - HUS 570.
CUTHBERTSON Shane - HUS 570.
HAPP Dieter - HUS 570.
LEITNER Johann - GG.
FORSTER Gerhard - BMW.
ZAVALA Jesus - KTM 250.
RESALAND WIIK Joar - BMW.
BERGLUND Thomas - KTM 200.
JARVIS Graham - SHERCO.
GALINDO ARBONES XavieR - KTM 250.

Nenhum comentário:

Postar um comentário