O alemão Andreas Lettenbichler veio, viu e venceu em sua primeira participação no Romaniacs.
Neste último dia 15 de Agosto, foi dada a largada para a 6ª edição do Red Bull Romaniacs, o mais tradicional e difícil Extreme Enduro do mundo. O primeiro dia de prova contou com a realização do prólogo, na região central da cidade de Sibiu - Romênia. Os resultados definiram a ordem de largada para o primeiro estágio de montanha, no dia seguinte (16/8). No terceiro dia (17/8), os pilotos saíram de Sibiu com destino à Petrosani, num percurso de 150 km. Retornando à Sibiu na etapa seguinte (18/8), os pilotos “sobreviventes” encararam o último dia (19/8), num trajeto que passou por várias montanhas da região, com altitudes superiores a 1.500 metros acima do nível do mar. Em cada dia, os estágios tiveram de 100 à 200 km de extensão, variando conforme a categoria, que este ano foram quatro, a Pro (mais difícil de todas), Expert Individual, Expert por Equipes e a Hobby.
Prólogo .
Todo ano o centro da pacata cidade de Sibiu torna-se uma praça de guerra entre homens, máquinas e obstáculos artificiais.
Para a edição 2009, um novo formato foi adotado para o prólogo, com tomadas de tempo classificatórias, onde os 16 melhores pilotos de cada categoria, largavam juntos para uma bateria final. O percurso estava mais para uma prova de Trial do que Enduro e coincidentemente, 10 dos 19 pilotos da categoria Pro, estavam utilizando pneus de Trial em suas motocicletas, procurando um melhor desempenho nos difíceis obstáculos construídos pela organização do evento. Um acidente com o piloto George Kinonas, provocou um inusitado show pirotécnico. Após a queda em um obstáculo, sua moto se incendiou e, graças ao ágil trabalho da equipe de segurança, o fogo foi apagado rapidamente sem maiores consequências ao piloto. Já sua moto precisou de algumas horas e uma intensa reforma para ficar apta a largar no dia seguinte.
A participação do público no Prólogo é pra lá de intensa.
Quem venceu a batalha para definir o primeiro piloto a largar no primeiro dia provas nas montanhas, diante de 9.000 fanáticos espectadores, foi o espanhol Xavier Galindo, finalizando à frente de Gaham Jarvis e Gerhard Forster. “Ter estes dois experientes pilotos atrás de mim, não é o cenário perfeito, mas farei o melhor para mantê-los atrás”, comentou, com um enorme sorriso no rosto, o vencedor do prólogo.
Xavier Galindo venceu o primeiro desafio da edição 2009.
1º Dia.
O primeiro dia nas trilhas trouxe foi repleto de paisagens maravilhosas.
Antes mesmo do sol nascer, os primeiros pilotos da classe Pro estavam largando para o primeiro dia de off-road, propriamente dito. Com as dificuldades do percurso, principal característica da prova, os novatos que dominaram o prólogo deram lugar aos pilotos mais experientes. O neozelandês, Chris Birch - terceiro em 2007 e segundo em 2008 na categoria Pro - venceu este primeiro dia, com uma vantagem mínima sobre o segundo colocado, ninguém menos que Cyril Despres. Atrás das duas KTMs, o alemão Andreas Lettenbichler levou sua BMW à terceira colocação, já dando mostras de que seria um dos candidatos ao título deste ano. O vencedor da primeira rodada, Chris Birch, ficou satisfeito com sua pilotagem, “Até agora, tudo correu muito bem, não precisei consultar meu GPS muitas vezes e pude pilotar num bom ritmo. Me diverti muito hoje”. O mesmo pôde dizer o terceiro colocado, Lettenbichler. “É simplesmente ótimo pilotar aqui, e mesmo me perdendo algumas vezes, me diverti muito. E diversão é do que isto tudo se trata, para mim no momento, os resultados são secundários”, comentou. Já Despres, não ficou tão satisfeito assim. “Tive problemas com o ‘Mousse’ do pneu traseiro, que estava muito duro, não consegui muita aderência e gastei muita energia. No Neutro, conseguimos resolver o problema e, a partir dai melhorei. Não tenho participado de nenhum ‘Hard Enduro’ nos últimos dois anos, por isso o dia de hoje foi muito desgastante para mim”.
Chris Birch enfrenta um dos muitos riachos do percurso.
2º Dia.
O alemão Gerhard Foster.
Mais de 270 quilômetros de trilhas estreitas e seções de velocidade, marcaram o dia. Alguns trechos muito íngremes, subidas em ziguezague e pirambeiras intermináveis, que acabaram com muitos freios, complementaram o percurso, que trouxe o vencedor do prólogo e estreante Xavier Galindo novamente ao lugar mais alto do pódio. Demonstrando muita regularidade, o também estreante Andreas Lettenbichler, foi o segundo, à frente de dois motivados veteranos no Romaniacs, Cyril Despres e Chris Birch, que andaram forte para se manter entre os líderes. Birch perdeu um pouco de contato com os demais, após um pequeno erro na última grande subida, já no final da etapa. “As estradas de cascalho no final da etapa foram muito divertidas, com a traseira escorregando, mas em uma delas acertei uma cerca e me machuquei um pouco. Felizmente, nada sério aconteceu e pude me manter no pelotão da frente”, comentou. O piloto BMW, Andreas Lettenbichler também gostou do dia, “Alcancei Galindo no Neutro e, a partir dai, passamos a andar juntos. Nos alternamos na liderança por algumas vezes, mas nenhum dos dois ameaçou se distanciar um do outro”, avaliou. Com os resultados do dia, Galindo, Lettenbichler e Despres, ocupam respectivamente, as três primeiras colocações no geral, separados apenas por alguns segundos.
Apesar de toda a competição, as paradas obrigatórias se tornam momentos de descontração para os pilotos.
3º Dia.
Cyril Despres assumiu a liderança geral no terceiro dia.
O dia foi agitado no quente verão dos Montes Cárpatos, onde nada menos do que 300 quilômetros do melhor off-road esperavam pelos participantes que continuavam na prova. Enquanto o novo favorito Xavier Galindo abandonava a prova com uma perna quebrada, o atual campeão Gaham Jarvis teve problemas mecânicos e se viu obrigado a também abandonar. Com isto, a terceira posição de Cyril Despres o leva a liderança na classificação geral trinta segundos a frente de Lettenbichler. A vitória do dia veio de mais um piloto surpresa, o britânico Paul Bolton que a bordo de sua KTM 250 privada, mostrou suas habilidades no “Hard Enduro”.
O inglês Paul Bolton, 5º colocado.
“Acredito que este evento, é o que de melhor aconteceu ao nosso Enduro nos últimos anos”, constatou Xavier Galindo enquanto retornava a seu hotel. “Meu tombo não foi tão mal, apenas um acidente de corrida. Fiz uma curva, não vi uma pedra na grama e bati nela. Quando tentei me levantar, percebi que havia algo de errado com minha perna direita, e foi assim”, descreveu seu acidente o carismático piloto catalão. Pelo visto, ele estará de volta nas edições futuras do evento. Neste caso, vale destacar toda a preocupação da organização com a segurança dos pilotos. Em menos de dez minutos, não só a equipe de resgate da montanha estava presente, como também um médico e um helicóptero, já estavam no local.
Outro tipo de azar, teve o defensor do título, Graham Jarvis. Um simples defeito no sistema elétrico da bateria de sua Sherco, o forçou a abandonar, bem no momento em que vinha se aproximando dos líderes. “Tentarei consertar minha moto para amanhã, pois definitivamente quero estar na largada e pilotar por esta incrível paisagem novamente”, comentou o frustrado campeão de 2008. Na classificação geral Cyril Despres vai para o dia decisivo com a liderança, mas apenas com pouco mais de 20 segundos de vantagem sobre Lettenbichler. Birch, 7 minutos atrás do líder, é o terceiro e ainda na briga pela vitória.
Um problema elétrico enterrou as chances do bicampeonato de Graham Jarvis.
Quem disse que só os homens encaram o Romaniacs. Na foto Sorina Sandu mostra que as mulheres não temem os desafios.
Quando às oito horas da manhã, o vencedor do dia anterior, Paul Bolton, abriu a etapa final, podia se sentir no ar o cansaço dos pilotos que ainda permaneciam em pé para a disputa. Com mais um dia quente e seco, a rodada exigiu 110% dos participantes e Andreas Lettenbichler e sua BMW, conseguiram driblar as adversidades, conquistando o título de 2009 logo em sua estréia no Red Bull Romaniacs. “Vocês não podem imaginar o quanto estou feliz com este troféu em minhas mãos! Minha primeira vitória em minha primeira participação, o que mais posso querer?” comentou o extasiado vencedor. “Lamento apenas pelo acidente com meu companheiro de equipe Gerhard Forster”, completou.
Johan Leitner escala o edifício da chegada.
Forster vinha em terceiro, brigando pela segunda colocação, quando sofreu uma forte queda em uma das seções mais rápidas do dia, abandonando a prova. Alguns pilotos, como Chris Birch, simplesmente sofreram com a exaustão e tiveram que parar várias vezes para recuperar o fôlego, perdendo tempo precioso. Mesmo assim, como nos anos anteriores, Birch subiu ao pódio novamente, com a segunda colocação no geral. Outros competidores, como Despres, cometeram erros estratégicos, tirando suas chances de vitória. No trecho chamado de “Long Walk”, o tri-campeão do Romaniacs, preferiu não arriscar e seguiu pela linha mais fácil conhecida como “chicken line”, o que acarretou em uma punição de duas horas e quarenta minutos. Como Lettenbichler fez o “Long Walk”, abriu uma vantagem enorme, garantindo a vitória. Restou a Despres, se contentar com a terceira colocação geral.
Resultado Final.LETTENBICHLER Andreas - BMW.
BIRCH Chris - KTM 300.
DESPRES Cyril - KTM 300.
SEYDOUX Lionel - KTM 250.
BOLTON Paul - KTM 250.
CURTIS Darryl - KTM 300.
FAJA BELTRAN Melcior - GG 300.
BRANDAUER Erich - HUS 570.
CUTHBERTSON Shane - HUS 570.
HAPP Dieter - HUS 570.
LEITNER Johann - GG.
FORSTER Gerhard - BMW.
ZAVALA Jesus - KTM 250.
RESALAND WIIK Joar - BMW.
BERGLUND Thomas - KTM 200.
JARVIS Graham - SHERCO.
GALINDO ARBONES XavieR - KTM 250.
Nenhum comentário:
Postar um comentário