Pesquisar este blog

TCM

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

RESULTADOS DA COPA BRC DE VX - ETAPA DE TANGUÁ - RJ.


Como ficou a Copa BRC de Velocross?

Como todos já sabem, rolou esse final de semana em Tanguá a 1ª de cinco etapas da Copa Carioca BRC de Velocross. Confesso a todos que fui para a prova com um pouco de suspeitas, e não muito empolgado, até por que ainda estou me recuperando de lesão. Mas ao chegar no local ainda nos treinos de sábado as minhas dúvidas começaram a ser respondidas e bem respondidas, diga-se de passagem.
No sábado antes dos treinos rolou um “breifing” com o Panini, organizador do evento, e ele esclareceu muitas dúvidas que todos tinham, e explicou as principais diferenças da modalidade e como seria a organização (rigorosa) da prova.
A principal diferença da modalidade é a velocidade, que em alguns pontos atingia a casa dos 130km/h. Mesmo em trechos mais “travados” com ziguezagues e curvas em “S” a velocidade é relativamente alta, e a pista não possui saltos.
Informações a parte, entramos na pista. Na primeira volta a sensação é um pouco estranha, uma vês que a pista lembra bem uma pista de MotoCross, a cada saída de curva você se prepara para um salto e ele não vem (kkkkkkk), só aparecem retas e curvas de alta. O terreno foi muito bem preparado, gradeado e molhado, e retocado a cada duas baterias. Meu primeiro treino foi muito bom, imprimi bom ritmo, mas não forcei muito pois estava com medo de agravar a lesão no joelho. Nos treinos de sábado vale destacar o desempenho dos pilotos Cristiano Kenup que fez o melhor tempo entra as importadas, Toninho Guzzo entre as nacionais e muitos outros pilotos que ficaram na mesma casa dos segundos, mas um pouco mais lentos como Robson Mendes, Eu, e o piloto local “Kadim”.
Ao final do dia de treinos a satisfação estava estampada na face de todos desde pilotos, equipes, quanto aos organizadores do evento. É lógico que sempre terá alguém insatisfeito, ou contrariado, mas isso faz parte do esporte e não há como mudar, então podemos dizer que 99% dos presentes saíram satisfeitos.
No domingo chegamos bem cedo, pois só haveria um treino para cada categoria. Eu havia feito minha inscrição em duas categorias: Importada Pró onde o ritmo e o nível são mais altos do que Importada Força Livre. A minha categoria é a Importada Força Livre, e quando vi que as provas eram seguidas uma da outra, sendo a Pró antes, optei por andar apenas na minha categoria e preservar meu joelho além de me resguardar para a categoria que disputarei inteira, então fiz apenas um treino rápido e esperei o resto do dia.
A primeira bateria a entrar na pista foi a Sênior, exatamente ao meio dia. Após a queda do “gate”, Zé Carlinhos largou em primeiro. Sérgio José que veio de trás buscando algumas posições encostou e eles travaram uma bela disputa até os 5 minutos de prova quando um retardatário atrapalhou Zé Carlinhos e Sérgio se aproveitou. A prova foi interrompida por volta de 9 minutos, com a famosa bandeira vermelha, devido a um acidente com mau amigo japonês, Luiz Cesar Motizuki, mas graças a Deus não foi nada grave e ele retornou mais cedo para casa. Ao final da prova a classificação foi a seguinte:
1º - Sergio José
2º - José Carlos Guimarães
3º - Luiz Panini
4º - Roberto Kreischer
5º - Max
Após a Sênior foi dada a largada da 230cc. Robson Mendes largou na ponta. Logo depois ele foi ultrapassado por Ricardo Borges, mas um pneu furado o tirou da briga pela ponta e Robson levou o caneco.
1º - Robson Mendes
2º - Carlos Renato
3º - Ricardo Borges
4º - Rafael Deivison
5º - Evaldo Nespoli
Chegou à vez da criançada, que de criança não tem nada. A coragem e a velocidade dos meninos eram tanta que chegava a impressionar. Para se ter uma idéia, os melhores tempos das categorias importadas eram na casa de 56s a 58s, das nacionais entre 58s e 1min. A mulecada estava andando em 1min e 1s a 1min e 5s, com suas máquinas de 50cc e 65cc, comparadas as 450cc. Após 10 minutos mais 1 volta o resultado foi o seguinte:

50cc
1º - João Pedro
2º - Gustavo Narga
65cc
1º - Miguel
2º - Lucas Pavani

A prova que prometia ser a mais disputada e emocionante da etapa entrou na pista com todos os pilotos dispostos a ganhar. Após a queda do “gate” João Batista Júnior, largou na frente, mas antes da primeira volta caiu e abandonou. Enquanto isso, lá atrás meu irmão Cristiano Kenup que largou em último veio acelerando tudo e ultrapassagem após ultrapassagem foi se aproximando dos líderes Dr. Toninho e Robson Mendes, mas infelizmente como a prova é curta o máximo que ele conseguiu foi um belíssimo terceiro lugar. Ao final da prova o resultado foi o seguinte:
1º - Dr. Toninho
2º - Robson Mendes
3º - Cristiano Kenup
4º - Guilherme Rosa
5º - Andrea (piloto italiano que competiu, mas não pontuou).
A penúltima bateria a entrar na pista contou com duas categorias diferentes: a Nacional e a Força Livre Nacional. Como sempre digo aqui nas minhas colunas fica muito difícil saber as posições das pessoas, mas no geral, Toninho Guzzo venceu de ponta a ponta, seguido de Ricardo Borges, o “Kadim”. E as posições terminaram assim:
Nacional
1º - Toninho Guzzo
2º - Luis Armando
3º - Pedro Henrique
Nacional Força Livre
1º - Ricardo Borges
2º - Victor Fernandes
3º - Valdinei Freire
4º - Romualdo Nogueira
5º - Jairton Aquino
A última bateria do dia foi a Força Livre, a minha. Após os pilotos alinharem no “gate” a largada demorou pouco, pois a pista necessitava ser gradeada novamente. Mas “gate” no chão, e larguei em 4º ou 5º, ainda não sei e fui recuperando posições e até disputei a liderança por três voltas, mas infelizmente cometi um erro e fui obrigado a dar a famosa “pedalada” com minha perna lesionada, então comecei a sentir muitas dores e conclui a prova no sacrifício. O Piloto Caio Barroco liderou de ponta a ponta e fez por merecer a vitória. Ah, vale destacar a presença do piloto Evaldo Nespoli que representará nossa federação no Enduro da Independência. Ao final da prova as posições foram as seguintes:
1º - Caio Barroco
2º - Gusmar Júnior
3º - Rafael Navega
4º - Evaldo Nespoli
5º - Fabrício Bianna
Assim terminou mais um dia de competições. Saí satisfeito com o desempenho, os bons resultados começaram a aparecer, tenho certeza que estarei 100% para as próximas provas. Tenho certeza que não só eu, mas muitos pilotos também ficaram satisfeitos com todo o evento.
Quero parabenizar a todos que realizaram a grande festa que foi, como Panini da Panini Sport, o Alexandre e o Frederico da BRC, o Douglas da Motobiu que deu todo seu apoio, ao Clebinho e ao Marquinho da Equipe Parceria, a todas as autoridades do município de Tanguá e a Luanna e Aline da FEMERJ por estarem em todas e fornecer sempre que necessário a ajuda aos pilotos e equipes.
Fico por aqui, e retorno em breve na próxima corrida.
FUI!!!

Fonte: Coluna Acelerando TUDO!!! - Gusmar Junior - www.motoraid.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário