Pesquisar este blog

TCM

domingo, 13 de dezembro de 2009

Coluna Lauro Hoffmann: “Campeões do Campeonato Capixaba Unificado de Motocross e Supercross 2009”.

Olá amigos.

Ando meio atrasado com as atualizações do site, recebi as fotos da final, mas ainda não tive tempo de preparar e colocar. Final de ano é sempre complicado e, além disso, eu tinha toda aquela tensão antes da final em Itarana, deixei muita coisa pra depois e acabei me enrolando... (rsss).
Depois foi a euforia da conquista do titulo da MX1 e eu relaxei até demais... (rsss)... até participei de uma corrida na categoria MX3 em Linhares, de surpresa, nem o Roger sabia, cheguei la, coloquei o equipamento e ele teve que me emprestar a moto... (rsss)... fiquei dois dias dolorido e acabei me enrolando mais ainda com as coisas do site...

Bom, também fiquei aguardando o resultado do recurso impetrado na categoria MX2 para poder divulgar o resultado oficial do campeonato, não queria tocar no assunto achando que tudo seria resolvido sem problemas. O resultado saiu favoravel a André Almeida que fica com o titulo de vice-campeão da categoria, como voces podem ver no Comunidado FECAM publicado nas noticias do RH41.

Bom, agora tenho que correr para colocar o site em dia e começo falando um pouco da final em Itarana e os campeões e vice de 2009.

Não faltou emoção na Final do Campeonato Capixaba Unificado de Motocross e Supercross 2009 realizada em Itarana, no ultimo domingo, dia 29 de novembro. Nas seis categorias que ainda estavam indefinidas houve muita disputa e alguns pilotos tiveram que enfrentar muitos problemas para conquistar seus titulos. Nas outra cinco que ja tinham seus campeões antecipados também não faltaram disputas, todos queriam fazer bonito na final, desde os pequeninos das categorias minicross até os adultos da MX1 deram um show de garra, determinação e coragem nesta que vai ficar marcada por muito tempo como a mais emocionante de todas as finais do Capixaba de Motocross.

Cachoeira do Jacó
Ainda no sabado, varios pilotos e familiares que ja estavam na cidade de Itarana aproveitaram para desfrutar as belezas da cidade e foram conhecer a Cachoeira do Jacó e resfriar um pouco o calor, que seria mais um grande adversario dos pilotos no domingo. Para quem deixou para ir no domingo fica a dica, a cidade oferece a melhor estrutura de pista entre todas do estado, ja que a pista fica no centro, além das cachoeiras e outras belezas naturais.

No sábado a galera se divertiu na Cachoeira do Jacó.
Foto: Jéssica Carlos.

Finalmente o domingo
O sol forte ja começou cedo nos treinos, mas a pista estava bem molhada e gradeada. Duas grandes arquibancadas foram montadas e deram um conforto maior para os amantes do esporte, sempre presentes em Itarana. Os treinos começaram e ja deu pra perceber a ansiedade dos pilotos pelas disputas dos titulos, alguns arriscando um pouco mais, outros com mais cautela, mas era visivel o nervosismo e as fisionomias de tensão, desde os pequenos das minicross até os mais velhos da MX3.

Fim dos treinos, vamos às corridas...

Roger Hoffmann foi perfeito na Final em Itarana vencendo MX2 e MX1 entre os que disputam o campeonato e levou os dois titulos pra casa. Foto: Julio Cesar/SóMoto.


Ighor de Souza Moura, Campeão 50ccB.
Foto: Julio Cesar/SóMotos
50ccB
Primeira competição do dia, a 50ccB ja tinha seu campeão, Ighor de Souza Moura, e a disputa pelo vice ficou entre João Marcus, Guilherme Cardoso e Gustavo Hartwig.
Com o apoio da torcida, os pilotos locais Gustavo e Guilherme levaram a melhor na corrida e, com o primeiro lugar, Gustavo conquistou o titulo de vice-campeão. Guilherme chegou em segundo, o campeão Ighor chegou tranquilo em terceiro e João Marcus em quarto lugar.
Campeão: Ighor de Souza Moura - Cachoeiro do Itapemirim
Vice: Gustavo Hartwig Badotto - Itarana




50ccA
O duelo entre Eduardo "Dudú" Barbosa e Guilherme "Jilózinho" Grasse pelo titulo da 50ccA fez muita gente encher os olhos.
Dudú precisava chegar em 3º para garantir o titulo, mas logo no começo da corrida sua moto teve problemas mecanicos e todos ficaram aflitos com o desespero do piloto e seus familiares. O avô e o pai tentaram de tudo para que ele voltasse a prova, mas sem sucesso.

Jilózinho, Bi-campeão 50ccA.
Foto: Julio Cesar/SóMotos
Enquanto isso Jilózinho seguia tranquilo na liderança da prova, mas faltando duas voltas pra terminar a corrida a moto de Jilózinho também pifou. Foi a vez da familia do piloto entrar em desespero e o menino começou a empurrar a moto tentando terminar a corrida e marcar os pontos que garantiam o titulo de campeão.
Jilózinho empurrou a moto por quase meia pista até que foi avisado pela direção de prova que ja havia completado o numero de voltas suficiente para garantir a pontuação e não precisava continuar.
Dudú, sabendo que Jilózinho era o campeão, foi até ele e os dois se abraçaram...
Jilózinho ainda emocionou todos os presentes por não controlar o choro ao ser entrevistado pelo locutor da prova.
Apesar dos problemas nas motos foi uma final digna de dois grandes campeões, parabéns Dudú e Jilózinho!
Campeão: Guilherme "Jilózinho" Grasse Rodrigues - Alfredo Chaves
Vice: Eduardo "Dudú" Barbosa Xavier - Cariacica


Caio Nascimento Severgnini
Campeão 65cc.
Foto: Julio Cesar/SóMotos
65cc
Campeão por antecipação, Caio Nascimento largou na frente e parecia estar bem tranquilo, mesmo sendo seguido de perto por Igor Lourencini, seu principal adversario. Porém, Caio se distraiu em uma curva e acabou caindo. Levantou rapido, mas ja estava em segundo lugar. Agora era Caio que perseguia Igor, mas o campeão 2009 não estava em um de seus melhores dias, errou e caiu novamente. Desta vez perdeu mais tempo e voltou ainda meio tonto e andando devagar. Foi o suficiente para Igor abrir uma longa distancia e, numa tocada firme, seguir até a bandeirada final e vencer a prova. Caio ainda conseguiu terminar em segundo e a boa surpresa do dia ficou por conta de Marcely Cazadine que terminou em terceiro.
Campeão: Caio Nascimento Severgnini - Alfredo chaves
Vice: Igor Ribeiro Lourencini - Guarapari

Intermediaria

Hétore Légora
Campeão Intermediaria.
Foto: Julio Cesar/SóMotos
Bom, todos mais calmos, lagrimas enxugadas... vamos para Intermediaria.
Hétore Légora X Junior Basilio(pai do Dudú, mais emoção pra familia Basilio), Hétore larga bem, mas na saida da primeira curva roda e fica caido ao contrario na pista, Itamar Nicolini tentou, mas não conseguiu desviar e a pedaleira de sua moto pegou nas costas de Hetore e arrancou o colete e rasgou toda a camisa do piloto.
Hetore consegue levantar e, mesmo com marcas visiveis nas costas retorna a prova em ultimo lugar. Junior Basilio, que largou entre os primeiros, luta pra conseguir a liderança e consegue.
Hétore precisa chegar em terceiro para conquistar o titulo e, em uma recuperação espetacular, termina a prova em segundo lugar.
Junior Basilio fez o que tinha que fazer, venceu a prova, mas com o segundo lugar Hétore é o campeão 2009.
Campeão: Hétore Légora - Cachoeiro do Itapemirim
Vice: José Basilio Xavier Junior - Cariacica


Gilberto Gil da Cruz
Campeão Nacional Estreante.
Foto: Julio Cesar/SóMotos
Nacional Estreante
Com o joelho machucado o campeão antecipado Gilberto Gil preferiu correr apenas na Nacional Força Livre e deixou a briga entre os pilotos que disputam o vice-campeonato, Valter Carlos e Jonathan Mozer.
Jonathan venceu a corrida, mas com o segundo lugar Valter conquistou o titulo de vice-campeão.
Campeão: Gilberto Gil da Cruz - Barra de São Francisco
Vice: Valter Carlos - Santa Leopoldina







Roger Hoffmann, Bi-campeão MX2.
Foto: Julio Cesar/SóMotos
MX2
Mesmo ja sendo campeão por antecipação Roger Hoffmann não deixou barato e largou em primeiro na frente de Swian Zanoni e Higor Passos. Este ultimo luta por um bom resultado para tentar tirar o titulo de vice-campeão das mãos de André Almeida, que está na frente na classificação com 8 pontos de vantagem. Ja Swian corre no campeonato carioca e não marca pontos no capixaba.
Swian não demorou muito a passar Roger e Higor encostou e começou uma disputa que iria até o final da prova. Mas Roger não cometeu nenhum erro e Higor teve que se contentar com o terceiro lugar, segundo entre os que disputam o campeonato. Ja André Almeida chegou em sexto na corrida.
Titulo de vice em jogo: O título de vice-campeão estava entre André Almeida e Higor Passos. O resultado da prova gerou um impasse sobre a filiação do piloto Adalson que chegou na frente de André na corrida. Com a decisão oficial de que Adalson não marcou pontos no campeonato, o titulo de vice-campeão ficou com André Almeida.
Campeão: Roger Hoffmann - Guarapari
Vice: André Almeida - Vitoria


Paulo Henrique Robalo
Campeão 85cc.
Foto: Julio Cesar/SóMotos
85cc
Dois pilotos tinham chances de titulo, Paulo Robalo e Caio Nascimento. Paulinho venceu de ponta a ponta e é o campeão. Caio, que é campeão da 65cc, chegou em segundo e mostrou que merece o titulo de vice-campeão. Destaque para Igor Lourencini e Barbara Passos, terceiro e quarto lugar no campeonato.
Campeão: Paulo Henrique Robalo - Guarapari
Vice: Caio Nascimento Severgnini - Alfredo Chaves







Sub17

Aderlan Cailan, Bi-campeão Sub17.
Foto: Paulo Stinghel
O campeão antecipado Aderlan Cailan não apareceu para disputar a final. Lucas Marcelino, FlavioTóffano e Hanna Loubak disputavam o vice, mas foi Jonathan Mozer quem mandou na prova e venceu.
Flavio chegou em em segundo e Lucas conquistou o titulo de vice chegando em terceiro lugar. Hanna caiu e chegou apenas em sexto.
Campeão: Aderlan Cailan - Barra de São Francisco
Vice: Lucas Marcelino Calixto Martins - Baixo Guandú









Everaldo Correa, Campeão MX3.
Foto: Julio Cesar/SóMotos
MX3/Open
Disputa boa pelo titulo de campeão entre os veterenos Everaldo Correa e Vagno Pigati, e na corrida também, os dois terminaram a prova na mesma posição do campeonato, Everaldo em primeiro e Vagno em segundo. Afonso Souza, Paulo Stinghel e Evandro Pereira completaram o pódio da corrida.
Campeão: Everaldo Correa - Cariacica
Vice: Vagno Ferreira Pigati - São Mateus








Fabio Garbelotto
Bi-Campeão Nacional Força Livre.
Foto: Julio Cesar/SóMotos
Nacional Força Livre
Um pontinho separavam Gilberto Gil e Fabio Garbelotto, a disputa é grande em uma categoria com varios pilotos com chances de titulo. Na corrida Valter Carlos dispara na frente seguido de Junior Montovaneli, Fabio vem em terceiro e Gilberto Gil, sentindo a contusão do joelho, luta para manter a quarta colocação. No final Fabio consegue superar Junior e a corrida termina com Valter em primeiro, Fabio em segundo, Junior em terceiro, Adevaldo Kiefer em quarto e Gilberto em quinto. Com este resultado Fabio Garbelotto é o Campeão e Gilberto Gil fica com o vice.

Campeão: Fabio Garbelotto - Cachoeiro do Itapemirim
Vice: Gilberto Gil da Cruz - Barra de São Francisco



MX1

Roger Hoffmann, Bi-campeão MX1.
Foto: Julio Cesar/SóMotos
A MX1 era a categoria mais esperada do dia, a briga entre Roger Hoffmann e Higor Passos prometia muito, quem chegasse na frente conquistaria o titulo. Até a presença do piloto oficial Honda Swian Zanoni, um dos melhores do pais, ficou em segundo plano, tal era a expectativa pelo desfecho do campeonato.
Roger, como na MX2, fez uma excelente largada, ao contrario de Higor que largou la pelo setimo lugar. Afoito para recuperar as posições perdidas Higor partiu para cima dos adversarios e fez varias ultrapassagens, mas em uma delas acabou dando azar quando o piloto Eder de Souza caiu na sua frente e ele não teve como desviar. Higor levantou e voltou para a corrida, mas poucas voltas depois, no mesmo lugar, Eder caiu novamente na frente de Higor, que mais uma vez não teve como desviar e foi ao chão.
La na frente Swian seguia em primeiro e Roger em segundo. Nesta altura da prova Roger ja tinha uma vantagem de mais de meia pista para Higor e fazia uma corrida tranquila, sem correr riscos.
No final da prova Higor, que não caiu mais, ainda conseguiu se recuperar até chegar em terceiro lugar, mas sem conseguir diminuir a distancia para Roger.
Visivelmente emocionado, Roger não conteve as lagrimas apos a bandeirada final. "Foi um ano dificil, com muitos problemas, mas consegui ser campeão nas duas categorias", disse o piloto.
Campeão: Roger Hoffmann - Guarapari
Vice: Higor Merizio Passos - Cariacica


Bi-campeões:
Roger Hoffmann - MX2 e MX1 - 2006 e 2009
Fabio Garbelotto - Nacional Força Livre - 2008 e 2009
Guilherme "Jilózinho" Grasse Rodrigues - 50ccA - 2008 e 2009


Titulos conquistados por cidade:

-Guarapari (4)
Campeão MX2: Roger Hoffmann
Campeão MX1: Roger Hoffmann
Campeão 85cc: Paulo Henrique Robalo
Vice 65cc: Igor Ribeiro Lourencini

-Cariacica (4)
Campeão MX3: Everaldo Correa
Vice 50ccA: Eduardo "Dudú" Barbosa Xavier
Vice Intermediaria: José Basilio Xavier Junior
Vice MX1: Higor Merizio Passos

-Cachoeiro do Itapemirim (3)
Campeão 50ccB: Ighor de Souza Moura
Campeão Intermadiaria: Hétore Légora
Campeão Nacional Força Livre: Fabio Garbelotto

-Barra de São Francisco (3)
Campeão Nacional Estreante: Gilberto Gil da Cruz
Campeão Sub17: Aderlan Cailan
Vice Nacional Força Livre: Gilberto Gil da Cruz

-Alfredo Chaves (3)
Campeão 65cc: Caio Nascimento Severgnini
Campeão 50ccA: Guilherme "Jilózinho" Grasse Rodrigues
Vice 85cc: Caio Nascimento Severgnini

-Itarana (1)
Vice 50ccB: Gustavo Hartwig Badotto

-Santa Leopoldina (1)
Vice Nacional Estreante: Valter Carlos

-Vitoria (1)
Vice MX2: André Almeida

-Baixo Guandú (1)
Vice Sub17: Lucas Marcelino Calixto Martins

-São Mateus (1)
Vice MX3: Vagno Ferreira Pigati

A festa de premiação dos campeões 2009 será dia 16 de dezembro na Assembleia Legislativa do Estado do Espírito santo.

Abraços e até dia 16!

Lauro Hoffmann - pai do Roger Hoffmann e editor do site RH41
Guarapari-ES
E-mail: mx@rh41.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário