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segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Novidades para o Brasileiro de Motocross 2010.


O campeonato Brasileiro de Motocross do ano que vem promete algumas novidades, tanto na produção do evento, como nas suas categorias e na programação. O Programa Mundocross na TV FGM e na Rádio Pró entrevistou Alexandre Caravana Guelman, presidente da CBM, e ele comentou sobre algumas mudanças para o Brasileiro de Motocross 2010.
NOVIDADES ANUNCIADAS PELO PRESIDENTE DA CBM –
A estrutura construída para a etapa do Brasil do Mundial de MX, como pit-lane de dois andares com televisores para a cronometragem, sala de imprensa, arquibancadas Vips e HC, serão usadas nas etapas do Brasileiro de 2010, dando ao campeonato nacional, o mesmo nível de estrutura do Mundial, como mostra a foto clicada no GP Honda Brasil 2009, em Canelinha.
– A categoria 50 não fará mais parte da programação do campeonato Brasileiro de Motocross, voltando a ser disputada separadamente como era até 2008, como campeonato Brasileiro de Minicross, apelidado carinhosamente de Brasileirinho.
– A categoria MXJR será extinta do Brasileiro de Motocross, pois conforme as palavras do presidente da CBM, a categoria foi criada para ser um degrau entre as categorias 85 e MX2, pois os pilotos andavam com motos 85 2 Tempos e os pilotos novatos passavam de um ano para a andar de 250 4 Tempos, sendo uma diferença brusca demais. Como atualmente a categoria 85 (que deverá passar a ser chamada de 150) é disputada praticamente por motos de 150cc 4 Tempos, a diferença para uma 250cc 4 Tempos passou a não ser tão forte como antes.
– A programação deverá voltar a ser com treinos nos sábados e as corridas nos domingos, sendo que isto será definido na convenção da CBM em fevereiro. Mas em qualquer formato de programação, está 100% confirmado que a MX1 e a MX2 terão treinos no sábado e no domingo.
– Rondônia voltará a receber uma etapa do Brasileiro de Motocross. Desde a temporada de 2003 que o Estado de Rondônia não realiza uma etapa do Nacional, o que deverá mudar este ano, mas apenas para as categorias MX1 e MX2, e se criada, a MX Gold. Os 25 primeiros colocados de cada categoria até a etapa de Rondônia terão suas despesas de transporte da moto e passagens aéreas partindo de São Paulo, para piloto e mecânico, pagas pela organização para irem participar da competição.
– A Honda e a Mobil estão confirmadas que continuam como patrocinadores do campeonato Brasileiro de Motocross na próxima temporada.– Existe negociação com a ESPN, canal de TV por assinatura, para que seja feita a transmissão Ao Vivo da categoria MX1 em todas as etapas da próxima temporada. E existe a possibilidade de em algumas etapas ter também a transmissão Ao Vivo da categoria MX2. Quanto a transmissão Ao Vivo do Brasileiro de Motocross por algum canal de TV aberta, a possibilidade é muito pequena de acontecer na temporada 2010.
– As pistas da temporada 2010 deverão ser adequadas as regras da FIM, que dentre elas diz que o circuito deverá ter pelo menos 18 curvas e a velocidade média não deve ultrapassar os 50 kms. NOVIDADES COGITADAS PARA ACONTECEREM E nestes últimos dias o site Mundocross recebeu algumas informações de pessoas ligadas a organização, que comentaram sobre algumas outras prováveis alterações do Brasileiro de Motocross do próximo ano.
– Uma nova categoria poderá ser criada no campeonato, reunindo os melhores pilotos das MX1 e os melhores da MX2, sendo chamada de MX Gold. – A categoria 85, passaria a ser chamada de 150, pois a maioria das motos que disputaram a categoria 85 em 2009 foram as 150 4 Tempos. Mas as motos 85 2 Tempos deverão continuar participando da categoria 150.
– A etapa do Rio Grande do Sul poderá voltar a ser disputada em Carlos Barbosa, um desejo da maioria dos pilotos e também do público, que considera a pista da serra gaúcha uma das melhores do Brasil.
– Pelas informações recebidas, a Rinaldi também deverá ser uma das patrocinadoras do campeonato Brasileiro de Motocross em 2010, e com isto o problema da obrigatoriedade de uso de somente uma marca de pneus estaria resolvido, já que a fabricante de pneus instalada na serra gaúcha, não faria este tipo de exigência no contrato.
Redação Mundocross.
Texto by Jorge Soares.
Foto by Gerson Coas.

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