Pesquisar este blog

TCM

terça-feira, 13 de outubro de 2009

ANTES DA ETAPA FINAL O GNCC PASSOU POR OHIO.


No final de semana retrasado, 3 e 4 de outubro rolou a penúltima etapa do Grand National Cross Country Series, o GNCC, em St. Clairsville, estado de Ohio. E o jovem e talentoso australiano Josh Strang da equipe FMF/Makita/Suzuki, ainda não desistiu do título da principal categoria do campeonato, a XC1, e dominou esta etapa, liderando todas as sete voltas no circuito de 16 km de extensão, chegando a sua quinta vitória na temporada e adiando a decisão do título para a última etapa, que será daqui dois finais de semana em Crawfordsville, no estado de Indiana.

A equipe Suzuki comemorou uma dobradinha, já que o companheiro de Strang, o piloto Charlie Mullins foi o segundo colocado. O neozelandês Paul Whibley da equipe Geico/JG Racing/Monster/Kawasaki, atual líder do campeonato, podia conquistar o título antecipadamente, mas jogou tudo por água abaixo após uma série de tombos que o fizeram finalizar na terceira posição.

Na categoria XC2 Lites o piloto da equipe Monster Energy/Far/Yamaha, Jason Thomas conquistou sua segunda vitória na temporada, com o piloto da equipe Shock Doctor/KTM, Cory Buttrick finalizando em segundo e o piloto da equipe Geico/JG Racing/Monster/Kawasaki, Scott Watkins completando o pódio em terceiro.

Acompanhe abaixo como foi...


CATEGORIA XC1
Na largada o piloto da equipe AM-Pro/Yamaha Thad Duvall ficou com os 250 dólares do holeshot, mas foi rapidamente ultrapassado por Josh Strang, que assumiu a liderança e começou a se distanciar dos demais. A briga pela segunda posição começou entre Duvall, seu companheiro de equipe Barry Hawk e o piloto da equipe Shock Doctor/KTM Nathan Kanney, e acabou entre os pilotos Paul Whibley da Kawasaki e Charlie Mullins da Suzuki (foto). Nessa disputa com Mullins, Whibley acabou sofrendo um tombo assustador em um dos buracos do trecho de lama do circuito, e para evitar problemas mecânicos que o tirassem da disputa pelo título, teve que adotar uma pilotagem mais “acuada” e apenas administrou a terceira posição.

A novidade desta etapa na categoria XC1 foi que a convite da equipe Shock Doctor/KTM os pilotos Mike Brown e o polonês Taddy Blazusiak competiram nesta etapa. E os dois se deram bem logo em suas estréias, com Brown finalizando na quarta posição e Blazusiak na sexta. Nathan Kanney, piloto da mesma equipe também vinha fazendo uma boa corrida e brigava para terminar entre as três primeiras posições, mas acabou batendo em uma árvore e abandonou a prova com ferimentos nos dedos. Ao final, vitória de Strang, com Mullins em segundo e Whibley completando o pódio na terceira posição. Brown Finalizou em quarto e Jimmy Jarret da Kawasaki completou os cinco primeiros.

Blazusiak finalizou em sexto, mostrando que pode competir de igual para igual com as estrelas do GNCC. Jesse Robinson da Husaberg, mesmo correndo com uma mão quebrada finalizou em sétimo. O “Batman” Ben Bouwens quase fez outro holeshot com sua YZ 250, mas começou a corrida em segundo e finalizou em oitavo. Jason Davis finalizou em nono, e Glean Kearney da Husqvarna, mesmo com problemas no freio completou os dez primeiros. Na classificação do campeonato, Whibley vai para a decisão do título com 23 pontos de vantagem, e com isso precisa de muito pouco para conquistar o primeiro título de sua carreira no GNCC.


CATEGORIA XC2 LITES
O novo campeão da XC2 Lites, o piloto Kailub Russel da equipe Shock/Doctor/KTM ficou com os 100 dólares de premiação do holeshot, mas ficou preso em um buraco na lama e logo abandonou a corrida. Depois disso a corrida não teve mais nada de interessante. Jason Thomas venceu sem maiores problemas. Cory Buttrick finalizou em segundo e Scott Watkins completou o pódio em terceiro. Josh Weisenfels finalizou na quarta posição e David Snyder completou os cinco primeiros colocados.


RESULTADO FINAL CATEGORIA XC1
1. Joshua Strang (Suz)
2. Charles Mullins (Suz)
3. Paul Whibley (Kaw)
4. Mike Brown (KTM)
5. Jimmy Jarrett (Kaw)
6. Taddy Blasuziak (KTM)
7. Jesse Robinson (HBG)
8. Ben Bouwens (Yam)
9. Jason Davis (KTM)
10. Glenn Kearney (HSQ)


RESULTADO FINAL XC2 LITES
1.Jason Thomas (Yam)
2. Cory Buttrick (KTM)
3. Scott Watkins (Kaw)
4. Josh Weisenfels (Kaw)
5. David Snyder (Yam)


CLASSIFICAÇÃO CATEGORIA XC1 APÓS DOZE ETAPAS
1. Paul Whibley (295)
2. Josh Strang (272)
3. Charlie Mullins (261)
4. Jim Jarrett (204)
5. Nathan Kanney (185)
6. Barry Hawk (155)
7. Kurt Caselli (152)
8. Glenn Kearney (124)
9. Jesse Robinson (123)
10. Kenneth Gilbert (119).


CLASSIFICAÇÃO CATEGORIA XC2 LITES APÓS DOZE ETAPAS
1. Kailub Russell (307)
2. Cory Buttrick (268)
3. Jason Thomas (258)
4. Scott Watkins (235/)
5. Jake Korn (177)

Redação Mundocross
Texto by Renato Dalzochio Jr.
Foto by Matt Ware

Nenhum comentário:

Postar um comentário