Pesquisar este blog

TCM

sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Russel confirmou o título de campeão no GNCC.


A última etapa do GNCC 2009 aconteceu no último fim de semana, dias 24 e 25 de Outubro em Crawfordville, estado de Indiana, Estados Unidos, na prova mais tradicional do calendário, o famoso Ironman. Na categoria XC2 Lites, o título já estava decidido há duas etapas atrás, a favor do piloto Kailub Russel da KTM.

Já na principal categoria do GNCC – Grand National Cross Country, a XC1, o piloto neozelandês Paul Whibley, da Kawasaki, atual líder do campeonato, decidia o título contra o jovem australiano Josh Strang, da Suzuki. Para saber como foi o desfecho dessa disputa, leia a reportagem abaixo...


CATEGORIA XC1
Na largada, o piloto Charlie Mullins da equipe FMF/Makita/Suzuki ficou com os 250 dólares do prêmio do holeshot e disparou na frente. Mullins liderou as três primeiras voltas até passar a sofrer pressão do seu companheiro de equipe e pretendente ao título, o piloto Josh Strang. Strang ultrapassou Mullins, e liderou a prova até ficar preso em um dos terríveis lamaçais do circuito, isso faltando duas voltas para o final da corrida. Com o revés de Strang, Mullins e o piloto da equipe Shock/Doctor/KTM Nathan Kanney passaram a brigar pela vitória nas duas voltas finais.

A briga foi emocionante, com Kanney cruzando a linha de chegada poucos milésimos de segundos na frente de Mullins, para delírio do público presente. Strang finalizou cerca de 1 minuto atrás dos dois, completando o pódio na terceira posição. Já o piloto Paul Whibley da equipe Geico/JG Racing/Monster Energy/Kawasaki largou no pelotão de trás, e logo no início da corrida se viu obrigado a fazer uma prova de recuperação, após se envolver em um tombo com o piloto Thad Duvall da equipe AM-Pro Yamaha.

Whibley finalizou na quarta posição, resultado mais que suficiente para conquistar o primeiro título de sua carreira na principal categoria do GNCC, a XC1, com 20 pontos de vantagem sobre Josh Strang. Este é o quinto ano consecutivo que um piloto estrangeiro conquista o título do GNCC na categoria XC1. Jimmy Jarret, companheiro de equipe de Whibley, completou os cinco primeiros desta etapa. Ainda falando da classificação final do campeonato, Charlie Mullins finalizou em terceiro, Jimmy Jarret em quarto, e o vencedor desta etapa, Nathan Kanney na quinta posição.


CATEGORIA XC2 LITES
A categoria XC2 Lites já estava monótona, devido ao título estar decidido há duas etapas atrás a favor do piloto Kailub Russel da equipe Shock/Doctor/KTM, que dominou o campeonato durante toda temporada. Russel ficou com os 100 dólares do prêmio do holeshot e saiu na frente, mas logo foi superado por seu companheiro de equipe, o piloto Cory Butrrick (foto), que venceu sem maiores problemas, confirmando o vice-campeonato da categoria e a dobradinha laranja na temporada.

Jason Thomas da Yamaha completou o pódio na terceira posição. Scott Watkins da equipe Geico/JG Racing/Monster/Kawasaki conseguiu finalizar em quarto, mesmo depois de enfrentar problemas com o motor de sua moto na última volta da corrida. Dustin Gibson da Yamaha completou os cinco primeiros. No campeonato, Russel terminou com 34 pontos de vantagem sobre Buttrick. Jason Thomas finalizou em terceiro, Scott Watkins em quarto e Jake Korn completou os cinco primeiros na classificação final da categoria.

O GNCC volta em Março de 2010 com uma nova temporada da modalidade.


RESULTADO DA ETAPA DE CRAWFORDVILLE NA CATEGORIA XC1
1. Nathan Kanney (KTM)
2. Charles Mullins (SUZ)
3. Josh Strang (SUZ)
4. Paul Whibley (KAW)
5. Jim Jarrett (KAW)
6. Jess Robinson (HUS)
7. Barry Hawk (YAM)
8. Kurt Caselli (KTM)
9. Corey Arbogast (APR)
10. Glenn Kearney (HUS)


CLASSIFICAÇÃO DO CAMPEONATO NA CATEGORIA XC1
1. Paul Whibley (313)
2. Josh Strang (293)
3. Charles Mullins (286)
4. Jim Jarrett (220)
5. Nathan Kanney (215)
6. Barry Hawk (169)
7. Kurt Caselli (165)
8. Jesse Robinson (128)
9. Glenn Kearney (135)
10. Kenneth Gilbert (124)


RESULTADO DA ETAPA DE CRAWFORDVILLE NA CATEGORIA XC2 LITES
1.Cory Buttrick (KTM)
2.Kailub Russell (KTM)
3. Jason Thomas (YAM)
4. Scott Watkins (KAW)
5. Dustin Gibson (KAW)
6.David Snyder (YAM)
7. Brian Lawson (YAM)
8. Nathan Alering (YAM)
9. Morgan Moss (YAM)
10. Eric Bailey (KTM)


CLASSIFICAÇÃO DO CAMPEONATO NA CATEGORIA XC2 LITES
1. Kailub Russell (332)
2. Cory Buttrick (298)
3. Jason Thomas (279)
4. Scott Watkins (253)
5. Jake Korn (177)
6. Brian Lawson (160)
7. Robert Santheson (150)
8. Eric Bailey (129)
9. David Snyder (124)
10. Josh Weisenfels (121)

Redação Mundocross
Texto by Renato Dalzochio Jr.
Foto by Krista Shaw

Nenhum comentário:

Postar um comentário