Redação MotoX.com.br - Lucídio Arruda - Fotos: KTM / J. Bonello
Alessi deixa a Suzuki para pilotar a 350cc KTM |
Motocicleta 350cc
Mas talvez a principal novidade seja a motocicleta que a KTM está desenvolvendo. Aproveitando a teoria que as motocicletas 450cc são um exagero para os humanos nas pistas de motocross, os austríacos estão preparando o lançamento de uma moto 350cc com links na suspensão traseira.
A teoria é simples, uma motocicleta com o motor menor cansa menos o piloto e é mais fácil de tocar. Não podemos esquecer que em muitas ocasiões os melhores tempos são feitos com motos 250cc superando as 450cc. Ryan Villopoto, que já venceu duas baterias no Nações contra motos maiores, que o diga.
A idéia já foi posta em prática pela própria KTM no antigo Mundial de Motocross nos anos 90 enquanto as 500cc 2 tempos ainda estavam presentes e as gigantescas 4 tempos (de até 650cc) estavam começando a tomar conta do pedaço.
O neo-zelandês Shayne King alinhou com uma KTM 360cc (2 tempos) e faturou o título Mundial de 1996. Segundo o próprio piloto na época: "Com a 360 perco um pouco nas retas (muito pouco), mas ganho nas frenagens e nas curvas. Além disso ao final da prova estou mais inteiro que meus adversários. A moto é mais fácil de pilotar."
Alessi já foi oficial KTM até 2007 |
Porquê Alessi vai competir apenas no Motocross? Segundo as regras norteamericanas que exigem motos de produção normal é preciso que o modelo tenha pelo menos 400 unidades disponíveis ao público consumidor comum para ser homologado. A KTM não vai conseguir atingir essa meta antes do início do Supercross.
Até tu Cairoli?
Não é de hoje que se discute baixar o limite de 450cc no Mundial de Motocross ou até mesmo no AMA Supercross. A Comissão de Motocross da FIM já sugeriu reduzir o limite no Mundial, mas foi vencida pelo lobby das grandes fabricantes que não querem investir no desenvolvimento de um novo motor enquanto as 450cc vendem muito bem.
Giuseppe Luongo, presidente da YouthStream, continua defendo a idéia da 350cc, enquanto os promotores do Supercross nos EUA também já declararam que gostariam de reduzir os motores, já que as 450cc destroem a pista com muita rapidez.
Os boatos nos bastidores indicam que ao atual campeão Antônio Cairoli, que muda com toda a sua equipe De Carli para a KTM em 2010, também vai pilotar uma moto 350cc. A afirmação faz sentido já que Cairoli nunca escondeu que gosta de pilotar as 250cc, e mesmo após o título na MX1 disse ainda não estar completamente adaptado na 450cc.
Com pilotos de ponta tanto no Mundial como no AMA pilotando motocicletas 350cc com boas chances ao título a KTM pode forçar uma transformação natural do mercado mesmo com a manutenção do atual regulamento.
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