Pesquisar este blog

TCM

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

ETAPA DA FRANÇA ENCERROU O MUNDIAL DE ENDURO 2009.



Após a desgastante etapa grega há 15 dias atrás, neste final de semana os pilotos do Mundial de Enduro se reuniram em St. Flour, na França, para a disputa das duas últimas etapas da temporada. A categoria Enduro Júnior foi a primeira a ter seu título definido, com o espanhol Oriol Mena confirmando a conquista com duas rodadas de antecedência, no GP do México. Na Grécia foi a vez do francês Johnny Aubert conquistar o título da categoria Enduro 2. E neste último final de semana, 12 e 13 de setembro, faltava apenas decidir os títulos das categorias Enduro 1 e Enduro 3.

Acompanhe abaixo como foi o Mundial de Enduro na França...


PRIMEIRO DIA DE COMPETIÇÃO

CATEGORIA ENDURO 1
Líder do campeonato, o piloto finlandês Mika Ahola da Honda, poderia ter conquistado o título logo nesse primeiro dia. Mas ao sofrer um tombo em um dos Enduros Test Ahola perdeu um minuto e acabou finalizando o dia na terceira posição. Por outro lado o francês Antoine Meo da Husqvarna, depois de alguns problemas de concentração, venceu na frente de sua torcida, aumentando a pressão sobre Ahola na disputa pelo título e limitando ainda mais qualquer possibilidade de erros do finlandês na prova de domingo. Outro francês que se deu bem correndo em casa foi Marc Germain da Yamaha, que finalizou na segunda posição.


CATEGORIA ENDURO 2
A grande infelicidade da torcida francesa foi ver Johnny Aubert abandonar a prova após uma hora de corrida completada. O motivo? Ele sentiu as dores da lesão sofrida, em virtude do tombo que levou no GP grego 15 dias atrás. Na ausência de Aubert, seu conterrâneo Rodrig Thain da TM animou a torcida, liderando a prova até ser superado pelo finlandês Juha Salminen da BMW e pelo inglês David Knight da Kawasaki. Os ex-companheiros de equipe são novos adversários, e neste final de temporada, a determinação de Salminen falou mais alto sobre a vontade de Knight. Ao final do dia, vitória de Salminen, com7,40 segundos de vantagem sobre Knight, que teve que se contentar com o segundo lugar. O espanhol Cristobal Guerrero da Yamaha finalizou na terceira posição.


CATEGORIA ENDURO 3
A França estava mesmo muito bem representada em casa. Dando continuidade a sua vitória no prólogo de sexta-feira, Christophe Nambotin venceu a prova de sábado com 1 minutos e 11 segundos de vantagem sobre o segundo colocado, o seu conterrâneo Sebastien Guillaume da Husqvarna. Para o líder do campeonato, o espanhol Ivan Cervantes da KTM, o terceiro lugar ao final do dia foi o suficiente para conquistar o quarto título mundial de enduro da sua carreira. Após um ano de jejum, Cervantes volta a conquistar um título mundial da categoria. Sua última conquista havia sido em 2007. Na imagem acima o piloto Marko Tarkkala, quinto colocado no primeiro dia de disputa.


CATEGORIA ENDURO JÚNIOR
A categoria Júnior viu a subida da jovem guarda francesa. O surpreendente Sebastien Bozzo da Husqvarna foi o grande vitorioso do dia, com seu conterrâneo Benoit Fortunato da Yamaha finalizando em segundo. O pódio foi 100% francês, com o piloto Yannick Bossi da TM finalizando na terceira posição. Na briga pelo vice-campeonato, o piloto oficial Yamaha Fortunato, futuro piloto oficial Husaberg (já assinou contrato para a temporada 2010) levava uma pequena vantagem de seis pontos sobre o espanhol Victor Guerrero da Yamaha. Tudo seria decidido na prova de domingo.


SEGUNDO DIA DE COMPETIÇÃO

CATEGORIA ENDURO 1
Com o título da Enduro 3 decidido no sábado, faltava apenas definir o campeão da Enduro 1, a categoria mais disputada do campeonato. Além de assegurar o quarto lugar ao final do dia, o finlandês Mika Ahola da Honda tornou-se campeão mundial da categoria Enduro 1. É o terceiro título mundial de sua carreira. A disputa pela vitória ficou novamente entre os donos da casa, Marc Germain da Yamaha e Antoine Meo da Husqvarna. Ao final do dia, o piloto da Husqvarna venceu por uma pequena vantagem de 3,45 segundos sobre Germain. Um final de temporada surpreendente do piloto da Husqvarna. Eero Remes da KTM, outro piloto finlandês, finalizou na terceira posição.


CATEGORIA ENDURO 2
A categoria Enduro 2 também ofereceu um espetáculo agradável para as dezenas de milhares de espectadores que acompanharam de perto esta etapa final. Se o francês Rodrig Thain da TM mostrou sinais de fraqueza no final da prova de sábado, no domingo ele parecia mais regular do que nunca. Apesar de um pulso lesionado, ele finalizou o dia em segundo, o melhor resultado de sua carreira no mundial de enduro, desde que ingressou na categoria há três temporadas. Mas a grande disputa pela vitória ficou novamente entre o inglês David Knight da Kawasaki e o finlandês Juha Salminen da BMW, ambos ávidos pela vitória. Desta vez Knight acabou levando a melhor, encerrando sua participação no mundial deste ano com vitória, após um péssimo início de temporada pela BMW. Salminen ainda perdeu a segunda posição para Thain, e teve que se contentar com o terceiro lugar. Com está vitória, Knight tem agora tudo a seu favor para convencer a Kawasaki a apoiá-lo na temporada 2010 do Mundial de Enduro.


CATEGORIA ENDURO 3
Campeão com o terceiro lugar no sábado, no domingo o espanhol Ivan Cervantes da KTM subiu uma posição, finalizando em segundo. Por outro lado, o francês Sebastien Guillaume da Husqvarna perdeu uma posição em relação ao dia anterior, finalizando em terceiro. A grande revelação do útimo GP da temporada é incontestavelmente o francês Christophe Nambotin. Confirmado pela Gas Gas para as próximas duas temporadas, a exemplo de seu compatriota Meo na Enduro 1, Nambotin termina o ano de forma brilhante, com uma dupla vitória na categoria.


CATEGORIA ENDURO JÚNIOR
O francês Benoit Fortunato da Yamaha foi o grande vencedor do dia, garantindo o vice-campeonato da categoria, após uma temporada promissora. O espanhol Lorenzo Santolino da KTM finalizou em segundo e o sueco Carl Sjoo da Husaberg em terceiro. Victor Guerreo da Yamaha, outro piloto espanhol, não foi capaz de disputar o vice-campeonato com Fortunato, pois sofreu um tombo e acabou lesionando um dedo neste segundo dia.


FELIPE ZANOL
Depois dos dois títulos portugueses, o piloto mineiro Felipe Zanol fez história mais uma vez. Concluindo sua participação no Mundial de Enduro com uma excepcional sétima colocação na classe Enduro 1, logo em seu primeiro ano disputando a competição na categoria. O atleta brasileiro finalizou em décimo lugar no primeiro dia, e não alinhou no domingo devido a uma lesão.

"Tive uma queda quando rodava devagar, mas como fui com a mão ao chão, acabei por me lesionar num dedo. Fiz o resto da prova assim, mas terminei em décimo", explicou o piloto que já não conseguiu estar no segundo dia. "Quando acordei, tinha o dedo muito inchado, muitas dores e por isso não tinha condições de competir no segundo dia", acrescentou.

De qualquer maneira, seu objetivo de ficar entre os dez melhores do mundo na categoria E1 foi alcançado e fazendo um balanço da temporada, Zanol concluiu: "Penso que é muito bom, um pouco acima das expectativas, pois queríamos ficar dentro dos dez primeiros. Terminei assim o ano muito bem, depois de ser campeão português, agora este resultado no Campeonato do Mundo, o que é bom para mim e para toda a equipe". Esta foi a melhor colocação de um piloto brasileiro no mundial de Enduro, fruto de muita dedicação do atleta que conta com patrocínio de CRN, Yamaha Motofundador, ASW, MR Pro, Ingá e Ateliê do Gesso.


RESULTADOS FINAIS DO PRIMEIRO DIA DE COMPETIÇÃO

CATEGORIA ENDURO 1
1. Antoine Meo – Husqvarna
2. Marc Germain – Yamaha
3. Mika Ahola – Honda
4. Simone Albergoni – KTM
5. Jordan Curvalle – Sherco
6. Marc Bourgeois – Husqvarna
7. Eero Remes – KTM
8. Jari Mattila – Suzuki
9. Maurizio Gerini – KTM
10. Felipe Zanol – Yamaha


CATEGORIA ENDURO 2
1. Juha Salminen – BMW
2. David Knight – Kawasaki
3. Cristobal Guerrero – Yamaha
4. Rodrig Thain – TM
5. Nicolas Paganon – Kawasaki


CATEGORIA ENDURO 3
1. Christophe Nambotin – Gas Gas
2. Sebastien Guillaume – Husqvarna
3. Ivan Cervantes – KTM
4. Alessandro Botturi – KTM
5. Marko Tarkkala – BMW


CATEGORIA ENDURO JÚNIOR
1. Sebastien Bozzo – Husvarna
2. Benoit Fortunato – Yamaha
3. Yannick Bossi – TM
4. Lorenzo Santolino – KTM
5. Adrien Metge – Husqvarna


RESULTADOS FINAIS DO SEGUNDO DIA DE COMPETIÇÃO

CATEGORIA ENDURO 1
1. Antoine Meo – Husqvarna
2. Marc Germain – Yamaha
3. Eero Remes – KTM
4. Mika Ahola – Honda
5. Simone Albergoni – KTM


CATEGORIA ENDURO 2
1. David Knight – Kawasaki
2. Rodrig Thain – TM
3. Juha Salminen – BMW
4. Oscar Balletti – Honda
5. Joakim Ljunggren – Husaberg


CATEGORIA ENDURO 3
1. Christophe Nambotin – Gas Gas
2. Ivan Cervantes – KTM
3. Sebastien Guillaume – Husqvarna
4. Fabio Mossini – Honda
5. Alessandro Botturi – KTM


CATEGORIA ENDURO JÚNIOR
1. Benoit Fortunato – Yamaha
2. Lorenzo Santolino – KTM
3. Carl Sjoo – Husaberg
4. Adrien Metge – Husqvarna
5. Sebastien Bozzo – Husqvarna


CLASSIFICAÇÃO FINAL DO CAMPEONATO MUNDIAL DE ENDURO 2009

CATEGORIA ENDURO 1
1. Mika Ahola – 373 pontos
2. Antoine Meo – 358
3. Simone Albergoni – 305
4. Eero Remes – 253
5. Thomas Oldrati – 237
6. Julien Gauthier – 217
7. Felipe Zanol – 143 pontos


CATEGORIA ENDURO 2
1. Johnny Aubert – 325 pontos
2. Juha Salminen – 319
3. Joakim Ljunggren – 264
4. Cristobal Guerrero – 251
5. Rodrig Thain – 225 pontos


CATEGORIA ENDURO 3
1. Ivan Cervantes – 366 pontos
2. Christophe Nambotin – 342
3. Sebastien Guillaume – 325
4. Samuli Aro – 258
5. Marcus Kehr – 226 pontos


CATEGORIA ENDURO JÚNIOR
1. Oriol Mena – 294 pontos
2. Benoit Fortunato – 246
3. Jeremy Joly – 216
4. Victor Guerrero – 212
5. Mirko Gritti – 190 pontos

Redação Mundocross
Texto by Renato Dalzochio Jr.
Foto Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário