Pesquisar este blog

TCM

sábado, 12 de setembro de 2009

ETAPA BRASILEIRA DO MUNDIAL DE MOTOCROSS COMEÇA HOJE.

Sáb, 12 de Setembro de 2009 10:45 Clube Moto Notícias - Mundial de Motocross


Italiano Antonio Cairoli, campeão antecipado da MX1, está presente para a disputa.

(Clube Moto, 12/09) - Após dez anos, acabou-se a espera. Considerada uma espécie de “Mônaco” do motocross brasileiro na atualidade - devido ao charme de suas provas - a cidade de Canelinha, no interior de Santa Catarina, sedia neste fim de semana a última etapa do Campeonato Mundial de Motocross. O evento, que não era realizado no país desde 1999, quando foi disputada uma prova das 125cc em Belo Horizonte (MG), acontecerá no remodelado e moderno motódromo Arthur Jachowicz.

Os principais nomes da modalidade no Brasil e no exterior estão presentes, entre eles o italiano Antonio Cairoli, campeão mundial antecipado da categoria MX1, além dos brasileiros Wellington Garcia, campeão brasileiro da MX1 e MX2 em 2009, o ex-tricampeão brasileiro João “Marrozinho” Júnior, Cristopher “Pipo” Castro e Antonio Jorge Balbi, que retornou ao país após mais uma temporada nos Estados Unidos, onde disputou o AMA-Motocross (Campeonato Americano).

- Quando disputei a temporada do Mundial eu não estava na minha melhor forma. Estava me recuperando de uma contusão e não conseguia andar no meu limite. Agora, chego bem preparado e espero fazer a melhor prova possível - explicou Balbi, que será um dos 18 brasileiros na pista.
Na categoria MX1, o título já está nas mãos de Cairoli. O piloto da equipe Yamaha De Carli tem 50 pontos de vantagem sobre o vice-líder, o alemão Max Nagl, da KTM, e quase 80 sobre o belga Ken de Dycker, da Suzuki, vencedor das últimas duas etapas. Apesar do título, Cairoli está animado para a prova catarinense.

- Adorei a recepção do povo brasileiro. Agora que já sou campeão, espero retribuir o carinho de todos com uma bela apresentação. Vou chegar sem pressão e, assim, espero render o meu melhor - explicou.

Na MX2, categoria de acesso à MX1, o campeonato ainda está em aberto. O francês Marvin Musquin, da KTM, lidera a classificação geral, mas tem o português Rui Gonçalves, seu companheiro de equipe, logo atrás. Musquin venceu a última etapa em Lierop e segue com uma das mãos no caneco, com 490 pontos, contra 468 do português.

Para tentar “equilibrar” a disputa, o mineiro Jorge Balbi já torce para que as chuvas que vêm castigando Santa Catarina não parem neste fim de semana. Campeão brasileiro de supercross em 2008, Balbi diz que “no molhado” os equipamentos ficam nivelados e passa a valer apenas a habilidade de cada piloto.

- Os estrangeiros vêm com equipamentos modernos, restritos às fábricas e muito melhores que os nossos e, na chuva, a chance de surpreendermos é maior - afirmou Balbi. - Quando chove, passa a valer a habilidade do piloto – completa.

A previsão da meteorologia indica chuva até esta sexta-feira em Canelinha, com o tempo melhorando e ficando estável no sábado e domingo, dia da grande final.
Irmã de Antonio Jorge, Mariana Balbi será a primeira mulher da história a competir em uma prova do Mundial de Motocross. Ela conquistou o feito depois de se tornar a primeira mulher a vencer uma etapa do Campeonato Brasileiro, este ano.

- Estou muito feliz em colocar mais uma vez meu nome na história. Serei a primeira mulher a competir no Mundial e não sei nem como vou me portar ao alinhar do lado de alguns dos meus ídolos como Cairoli - comentou Mariana.

Antes mesmo do início da primeira prova, a etapa brasileira já é considerada um sucesso. São esperadas cerca de 25 mil pessoas no motódromo, com mais de sete mil ingressos já vendidos apenas pela internet.

- Competições com nove mil pessoas são consideradas de alta média de público na Europa. A estrutura montada aqui no Brasil é impressionante – declarou Nikos Gounaris, diretor da Youthstream, organizadora do Mundial de Motocross.

A programação começa hoje, com os treinos livres pela manhã e os classificatórios – que definem as posições no gate de largada – à tarde. As provas – duas baterias para cada categoria – acontecem no domingo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário