Pesquisar este blog

TCM

sexta-feira, 11 de setembro de 2009

MUNDIAL DE MOTOCROSS - TODOS OS VENCEDORES DO GP BRASIL.

Confira quem já venceu aqui
Redação Motox.com.br - Lucídio Arruda - fotos: Y. Sports

O Mundial de Motocross retorna ao Brasil após quase uma década de ausência. Tivemos 9 GPs na categoria 125 e 6 na 250. Antes de receber os GPs o Brasil teve de organizar etapas de homologação, chamadas de pré-mundial, tanto na antiga pista de Nova Lima em Belo Horizonte como em Campos do Jordão.

A primeira visita oficial do Campeonato ao Brasil aconteceu em 1985 com a vitória de Pekka Vehkonen pilotando uma Cagiva. A primeira vez que assistí ao Mundial ao vivo foi em Campos do Jordão em 1991. Lembro-me que o público podia circular livremente pelos boxes e só chegar perto daquelas motos 125 super preparadas foi a realização de um sonho devidamente registrado em todas as poses possíveis do filme da minha não tão fiel Kodak Instamatic. Outra lembrança daquele dia foi da vitória de Stefan Everts e dele "metendo o pau" na pista na entrevista da vitória por causa dos saltos grandes e secos.

Depois disso assisti como espectador as vitórias de Alessio Chiodi em Indaiatuba e também o Motocross das Nações na mesma pista. Do baixinho Chiodi a imagem que ficou foram das espetaculares curvas em pé com sua Husqvarna, sempre de mão colada.

Do Nações ficaram as caras de poucos amigos dos pilotos norte-americanos (Carmichael, Windham e LaRocco) após a derrota para a Itália. Carmichael (de 125) foi estampado por um adversário na primeira volta de uma das baterias.

Outra imagem impressionante do Nações em Indaiatuba foi de Sebastien Tortelli saltando a mesa com a roda dianteira de sua Honda completamente quadrada. Era de arrepiar! Poucas voltas depois ele parou no pit para trocar a roda. A assustadora queda do francês aconteceu na descida da mata e está no vídeo do You Tube mais abaixo.

Em 2000, já com o MotoX em pleno funcionamento, acompanhamos de dentro das pistas o Mundial de 125 em Indaiatuba com a surpreendente e única vitória de Luigi Seguy naquela temporada e o Mundial de 250 em Belo Horizonte onde a França dominou com Mickael Maschio superando seus conterrâneos Mickael Pichon, Yves Demaria e Frederic Bolley. O italiano Cláudio Federici foi o segundo colocado naquele GP. Mais tarde na temporada foi um dos raros pilotos pegos no exame anti-dopping no esporte e o cara de pau colocou a culpa em sua viagem ao Brasil onde haveria consumido chá de coca, "uma bebida muito popular e corriqueira no país" segundo o piloto...

Hoje, pouco mais de 24 horas antes do início dos treinos em Canelinha a excitação é a mesma de 18 anos atrás na chegada da pista em Campos do Jordão. O coração acelera na expectativa de acompanhar ao vivo os melhores pilotos e máquinas do mundo acelerando em solo brasileiro. Vamos conferir todos os vencedores das etapas do Mundial disputadas no Brasil.

Todos os campeões no GP Brasil

GP Brasil de Motocross 125
1985 - Belo Horizonte - MG - Pekka Vehkonen (FIN)
1986 - Belo Horizonte - MG - Micky Dymond (USA)
1989 - Campos do Jordão - SP - Alex Puzar (ITA)
1991 - Campos do Jordão - SP - Stefan Everts (BEL)
1993 - Guarujá - SP - Andrea Bartolini (ITA)
1997 - Indaiatuba - SP - Alessio Chiodi (ITA)
1998 - Indaiatuba - SP - Alessio Chiodi (ITA)
1999 - Indaiatuba - SP - Alessio Chiodi (ITA)
2000 - Indaiatuba - SP - Luigi Seguy (FRA)


GP Brasil de Motocross 250
1987 - Campos do Jordão - SP - Pekka Vehkonen (FIN)
1996 - Belo Horizonte - MG - Stefan Everts (BEL)
1997 - Belo Horizonte - MG - Stefan Everts (BEL)
1998 - Belo Horizonte - MG - Sebatien Tortelli (FRA)
1999 - Belo Horizonte - MG - Marnicq Bervoets (BEL)
2000 - Belo Horizonte - MG - Mickael Maschio

Motocross das Nações
1999 - Indaiatuba - SP - Itália (Chiodi, Federici, Bartolini)


Nenhum comentário:

Postar um comentário