Pesquisar este blog

TCM

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

USA - GNCC ENTROU NA RETA FINAL E DEFINIU PRIMEIRO CAMPEÃO.


O Grand National Cross Country Series 2009, o popular GNCC, está na sua decisiva reta final, e neste último fim de semana, dias 26 e 27 de setembro, foi definido o primeiro campeão da atual temporada na antepenúltima etapa do campeonato em Yadkinville, estado da Carolina do Norte. Kailub Russel da KTM praticamente dominou a temporada deste ano na categoria XC2 Lites, e com mais esta vitória, chegou a oito em onze provas no campeonato.

Já na principal categoria, a XC1, o neozelandês Paul Whibley da Kawasaki conquistou mais uma vitória, deixando seu principal adversário na disputa pelo título, o australiano Josh Strang na segunda posição. A diferença entre os dois agora é de 32 pontos, e dependendo dos resultados da próxima etapa, Whibley pode garantir o título antecipado.

Acompanhe abaixo como foi a etapa deste último final de semana...


CATEGORIA XC1
O líder do campeonato Paul Whibley da Kawasaki ficou com os 250 dólares do holeshot e saiu na frente, trazendo logo atrás de si o piloto Glenn Kearney da Husqvarna. Os pilotos Suzuki Josh Strang (foto) e Charlie Mullins apareciam respectivamente na terceira e na quarta posição. Strang logo assumiu a vice-liderança. Na terceira volta, a vantagem de Whibley para o australiano da Suzuki era de 50 segundos. Kearney se mantinha na terceira posição, e Mullins na quarta. A quinta e a sexta posição eram ocupadas respectivamente pelos pilotos Barry Hawk da Yamaha e Nathan Kanney da KTM. Jimmy Jarret, companheiro de Whibley na Kawasaki era o sétimo.

Strang precisava vencer Whibley, para diminuir a diferença na pontuação do campeonato e manter suas chances de título. Pensando nisso, o jovem australiano imprimiu um ritmo forte, marcando as voltas mais rápidas da corrida até a bandeira quadriculada. Mesmo assim acabou finalizando 20 segundos atrás de Whibley, que comemorou mais uma vitória, e agora vê o primeiro título de sua carreira no GNCC cada vez mais próximo. Charlie Mullins completou o pódio ao finalizar na terceira posição. Nathan Kanney roubou a quarta posição de Glenn Kearney.

Barry Hawk finalizou em sexto e Jimmy Jarret em sétimo. Kenny Gilbert da Husaberg foi o oitavo, Jesse Robinson o nono, e Jason Davis completou os dez primeiros. No campeonato, Whibley abriu 32 pontos sobre Strang, e pode conquistar o título antecipadamente na próxima etapa, a penúltima do campeonato, dependendo dos resultados que ele (Whibley) e seu adversário Strang conquistarem. Charlie Mullins se mantém na terceira posição, Jimmy Jarret é o quarto e Nathan Kanney fecha os cinco primeiros.


CATEGORIA XC2 LITES
A exemplo da XC1, na categoria XC2 Lites o líder do campeonato Kailub Russel ficou com os 100 dólares do holeshot e saiu na frente, mas logo foi ultrapassado pelo seu companheiro de equipe e vice – líder do campeonato, o piloto Cory Buttrick. O campeão da temporada 2000 do GNCC, o veterano Stewart Baylor está de volta ao campeonato, e nesta etapa fez sua estréia na categoria XC2 Lites. Logo de cara assumiu a segunda posição ao ultrapassar o líder do campeonato Russel.

Mas Russel mostrou porque é o líder do campeonato na categoria, e rapidamente ultrapassou os dois, recuperando sua liderança perdida. Russel e Buttrick se distanciaram dos demais, deixando os mesmos brigando pelas posições restantes. Russel conquistou sua oitava vitória em onze etapas na temporada, garantindo também o título antecipado da categoria. Ele simplesmente dominou a temporada deste ano, quando não venceu, sempre finalizou entre os três primeiros. Seu companheiro de equipe KTM Buttrick garantiu a segunda posição.

Scotty Watkins da Kawasaki completou o pódio em terceiro, Josh Weisenfels da Yamaha foi o quarto, e Jason Thomas, também da Yamaha completou os cinco primeiros. Jake Korn da KTM finalizou em sexto, Eric Bailey em sétimo, Brian Lawson da Yamaha em oitavo, David Snyder, também da Yamaha em nono, e Bob Santheson da Kawasaki fechou os dez primeiros. No campeonato, Russel chegou a impressionante vantagem de 64 pontos sobre Buttrick. Jason Thomas ocupa a terceira posição, Scott Watkins é o quarto e Jake Korn completa os cinco primeiros.


RESULTADO FINAL CATEGORIA XC1 NA ETAPA DE YADKINVILLE
1. Paul Whibley (KAW)
2. Josh Strang (SUZ)
3. Charlie Mullins (SUZ)
4. Nathan Kanney (KTM)
5. Glenn Kearney (HSQ)
6. Barry Hawk (YAM)
7. Jim Jarrett (KAW)
8. Kenneth Gilbert (KAW)
9. Jesse Robinson (HSB)
10. Jason Davis (KTM)


CLASSIFICAÇÃO GERAL DA CATEGORIA XC1 APÓS ONZE ETAPAS
1. Paul Whibley (274)
2. Josh Strang (242)
3. Charles Mullins (236)
4. Jim Jarrett (188)
5. Nathan Kanney (182)
6. Barry Hawk (153)
7. Kurt Casselli (146)
8.Glenn Kearney (113)
9. Ken Gilbert (110)
10. Jesse Robinson (109)


RESULTADO FINAL CATEGORIA XC2 LITES NA ETAPA DE YADKINVILLE
1.Kailub Russell(KTM)
2. Cory Buttrick (KTM)
3. Scotty Watkins (KAW)
4. Josh Weisenfels (YAM)
5.Jason Thomas (YAM)
6. Jake Korn (KTM)
7. Eric Bailey (KTM)
8. Brian Lawson (YAM)
9. David Snyder (YAM)
10. Bob Santheson (KAW)


CLASSIFICAÇÃO GERAL CATEGORIA XC2 LITES APÓS ONZE ETAPAS
1. Kailub Russell (307)
2. Cory Buttrick (243)
3. Jason Thomas (228)
4.Scott Watkins (214)
5.Jake Korn (177)
6. Brian Lawson (133)
7. Rob Santheson (132)
8.Eric Bailey (118)
9. Josh Weisenfels (103)
10. Mat Herrington (100)

Texto by Renato Dalzochio Jr.
Colunista do site Mundocross
Foto by Matt Ware

Nenhum comentário:

Postar um comentário