
Ao entrar em Canelinha, os turistas encontram os seguintes dizeres: “Canelinha, cidade das Cerâmicas”. De fato, o local é um dos maiores expoentes do país quando o assunto é cerâmica. Mais de cem olarias estão instaladas na cidade que, recentemente, também viu crescer muito a produção de malhas e calçados.
Mas no próximo fim de semana, as pessoas que chegarem em Canelinha não estarão muito interessadas na cerâmica produzida pela cidade. O barro, que serve de matéria prima para uma das principais atividades econômicas da região, continuará em destaque, mas por um outro motivo: a cidade recebe a final do Campeonato Mundial de Motocross, nos dias 12 e 13 de setembro.
O motódromo Arthur Jachowicz, que foi fundado em 1979, foi totalmente reformulado para atender com ainda mais conforto e comodidade aos amantes do esporte, que é um dos mais populares da cidade. Além do Motocross, Canelinha também é apaixonada pelo vôo livre – o Morro do Rolador tem uma das melhores plataformas de salto do país – e pelo rodeio – o CTG Fazenda Silva Neto organiza anualmente uma das maiores competições do Brasil.
Canelinha foi fundada em 23 de dezembro de 1862, por italianos e açorianos. A nome da cidade vem da árvore Canelinha, abundante na região e muito usada para a fabricação de assoalho e forro. Segundo a tradição, existia uma árvore caída no Rio Tijucas que dificultava a passagem das embarcações que por ali passavam. O aviso constante dos navegadores “Cuidado com a Canelinha” acabou sendo responsável por denominar a cidade.
Atualmente, quase dez mil pessoas moram na cidade, que fica a pouco mais de 60 km da capital do estado, Florianópolis. Mais próximos de Canelinha estão os municípios de Nova Trento, São João Batista, Tijucas e Brusque.
Os pilotos que tiverem precisando de uma “ajudinha extra”, inclusive, devem ir a Nova Trento, onde se encontra o santuário de Santa Paulina, a primeira santa brasileira, canonizada pelo Papa João Paulo II em junho de 2002. Ela foi canonizada por curar uma mulher que sofreu uma séria hemorragia após um aborto e uma menina que nasceu com má formação cerebral e, por isso, se transformou na protetora dos portadores de doenças graves.
PONTOS DE VENDAS DE INGRESSOS
O público que quiser acompanhar a grande final do Campeonato Mundial de Motocross MX1 / MX2 2009 deve se apressar. Os ingressos para o motódromo Arthur Jachowicz já estão praticamente esgotados. Não existem mais entradas para a área VIP e para a arquibancada coberta, restando apenas alguns ingressos para a arquibancada simples.
Na internet, a venda de ingressos está sendo recorde para um evento de Motocross no Brasil, com mais de 6 mil ingressos vendidos apenas através do site do evento pela internet. Os ingressos podem continuar a ser adquiridos através do site www.hondagpbrasil2009.com.br até o dia 11 de setembro ou diretamente nas lojas credenciadas, que estão listadas abaixo desde o dia 5 de setembro. No sábado e domingo da prova, os ingressos restantes serão vendidos diretamente nas bilheterias do motódromo.
“Nem nós esperávamos tantos ingressos vendidos com tanta antecedência. Sabemos que o público de Canelinha é realmente apaixonado pelo esporte, mas esta procura que veio de todo o Brasil e de vários países da América do Sul surpreendeu a todos. Esses números recordes são mais uma prova irrefutável de que o Mundial chegou ao Brasil para ficar”, afirmou Onílio Cidade, o Kiko, presidente da Federação Catarinense de Motociclismo.
A expectativa de mais de 50 mil turistas anima a cidade, que já está toda preparada para receber os amantes do Motocross. “Receber uma prova deste porte é importante porque, além de divulgar Canelinha mundialmente, traz desenvolvimento econômico para a cidade”, explicou Salette Salles, diretora de comunicação da prefeitura de Canelinha.
A população da cidade também está ansiosa para o início do evento. Muitos moradores tem visitado as obras do motódromo Arthur Jachowicz para ver como estão os últimos preparativos para a competição.
Dona Elza Cassaniga, que se definiu com 70 e poucos anos, é moradora das proximidades do motódromo e junto com a família aproveitou a tarde de sol e calor para ver um sonho antigo da cidade se tornando realidade. “A gente já ouvia falar de que a cidade poderia sediar um mundial, mas nem imaginávamos que poderia dar certo. Agora vai acontecer mesmo. Isso é muito bom para Canelinha”, comentou.
O Honda GP Brasil de Motocross é realizado pelo Grupo Lance! e Youthstream, patrocinado pela Honda e Governo de Santa Catarina com supervisão da Federação Internacional de Motociclismo, Confederação Brasileira de Motociclismo e Federação Catarinense de Motociclismo.
Confira a lista de locais credenciados para venda de ingressos :
AUTO POSTO TEQUINHO
Canelinha
Rodovia SC 411 - km 68 – nro. 2770 – Canelinha. Fone: 3264-0266
LOJAS KOERICH
Blumenau
Rua 15 de Novembro, 519 - Centro / tel. (47) 3901.8000
Tijucas
Avenida Bayer Filho, 169 - Centro / tel. (48) 3938.2000
São João Batista
Rua Benjamin Duarte, 90 - Centro / tel. (48) 3265-0264
Balneário Camboriú
Avenida Quarta Avenida, 446 - Centro / tel. (47) 3908-5200
Itapema
Avenida Nereu Ramos, 2996 / tel. (47) 3904.1700
Florianópolis
Rua Deodoro, 190 - Centro / tel. (48) 3212.2500
São José
Avenida Pres. Kennedy, 583 - Campinas / tel. (48) 3901.3500
Redação Mundocross
Fonte Y.Sports
Foto Divulgação
Nenhum comentário:
Postar um comentário