Pesquisar este blog

TCM

segunda-feira, 30 de novembro de 2009

10P Mundocross para Leandro Silva.


Durante as primeiras etapas do Brasileiro de Motocross deste ano, ele viveu dias de glórias, liderando de forma invicta a categoria MX1 e sendo apontado como o grande favorito ao título da temporada. Mas na terceira etapa, a glória se transformou em agonia, pois ele acabou sofrendo uma queda, teve que abandonar a corrida, e ainda por cima os médicos constataram que ele teria que operar a mão, e com isto estava dando Adeus ao seu primeiro titulo de campeão Brasileiro de Motocross na categoria MX1.

Agora o paranaense Leandro Silva está focado em 2010, ano que ele espera que seja de muita sorte e saúde para poder conquistar os títulos que já bateram na trave e não foram conquistados. Leandrinho já participou de duas seleções Brasileiras do Motocross das Nações e se classificou para as finais nas duas. Ele já tem títulos de campeão Brasileiro de Motocross MX2, de Supercross SX1 e SX2 e Arenacross, além de títulos estaduais, mas ainda lhe falta o do nacional na MX1.

Desde os tempos de Minicross, Leandrinho é apontado como um talento do MX Brasileiro e piloto de grande futuro, que pelo desejo do paranaense deverá se confirmar em 2010. Como ele não finalizou entre os dois primeiros no Brasileiro de Motocross este ano, e caso seja mantida a regra no estatuto de 2010, ele poderá correr nas categorias MX1 e MX2, podendo ser o segundo piloto a conquistar dois títulos na mesma temporada nos anos 2000. Leandrinho está entusiasmado para a próxima temporada, e se conseguir ter o mesmo desempenho do começo deste ano, desde já 2010 promete !!!

E para conferir as palavras deste piloto carismático e que tem muitos fãs Brasil afora, agora para vocês, a entrevista 10P Mundocross com o piloto paranaense Leandro Nunes da Silva, o Nando.

Placa de 5 segundos no ar : Largou...

1) MUNDOCROSS – Leandrinho, qual a avaliação completa que você faz da tua temporada nos campeonatos de Motocross e Arenacross em 2009 ?

LEANDRO SILVA – 2009 não poderia ter começado melhor, venci as duas baterias da primeira etapa do Arenacross e também venci as duas primeiras etapas do Brasileiro de Motocross, inclusive fiz o melhor tempo nas três primeiras, somando 1 ponto extra em cada. Até aquela altura do campeonato tinha muita confiança de que poderia conquistar o titulo que me escapou em 2008, mas infelizmente acabei caindo no inicio da corrida da terceira etapa do Brasileiro de MX em Canoas, machucando meu punho direito e outras partes do meu corpo também. Mas o mais grave foi que eu rompi todos os ligamentos e desloquei todos os ossos. Foi a pior lesão que já tive e mais um agravante, é a mão do acelerador, então a recuperação total é fundamental para a pilotagem.

Depois do tombo, eu sabia no fundo que o ano estava perdido, mas acho que o mais difícil foi quando voltei a treinar, foi quando eu percebi a gravidade da lesão. Me esforcei pra voltar pensando no Arenacross, onde eu ainda tinha chances de ser campeão, mas infelizmente não consegui fazer muita coisa, venci baterias, mas não estava recuperado. Decidi correr na final do Motocross, eu tinha vencido a última bateria do Arenacross anterior a final do Brasileiro de MX, e estava me sentindo melhor, mas infelizmente foi um choque de realidade. Estava sem velocidade e sentindo mais dores no punho do que o normal, tentei fazer o melhor que pude, cai na largada e vim recuperando, mais com 25 minutos as dores aumentarão e decidi parar.

Já no Mundial eu estava um pouco melhor. Meus treinos estavam começando a render, mas eu não sabia o que esperar. No primeiro treino me choquei com outro piloto e acabei batendo muito forte e tendo uma luxação parcial nele, então agora era o punho e o ombro hahaha. Mas como eu já estava entupido de remédio, consegui correr. Um fato que me animou muito no mundial foi em que ambas as baterias, mas principalmente na segunda, eu consegui andar no ritmo do Marrom, e do Wellington, duas semanas antes eu tomava 6 segundos, então realmente foi uma melhora.

2) MUNDOCROSS – Como você encarou o fato de não ter sido convocado para a Seleção Brasileira do Motocross das Nações 2009 ?

LEANDRO SILVA – Na verdade eu fui convocado e obviamente eu queria muito correr. Mas eu conversei com a minha família e decidimos que não estava em condições de fazer uma boa atuação como nas vezes anteriores. Meu punho doía e se eu tivesse que correr a final B e mais duas baterias, provavelmente meu punho não agüentaria e como que ficaria o time ? Então conversamos com o chefe de equipe do Brasil no Nações, Sr. Yasuda, e deixamos ele a vontade pra fazer o que ele achasse melhor para o time.

3) MUNDOCROSS – Você já renovou seu contrato com a equipe oficial Honda para o ano que vem, ou vai mudar de equipe ?

LEANDRO SILVA – Sim, já renovei para a temporada de 2010. Gosto muito de ser piloto oficial Honda e tenho muita tranquilidade para trabalhar. O Sr. Yasuda, junto com sua equipe, oferecem sem dúvida a melhor estrutura. E agora uma novidade para vocês. Para 2010 eu vou ter uma equipe satélite da Honda. A principio serão apenas dois pilotos, um na MX2 e outro de 150. Eu e minha família sempre tivemos esse sonho e graças a Deus para o ano que vem vai ser possível. Hoje temos um centro de treinamento quase pronto, com 5 pistas, irrigação, alojamento, todo maquinário necessário e inclusive trator de esteira, aonde os pilotos da equipe poderão usufruir de toda essa estrutura. A equipe já esta quase definida. Estamos negociando com alguns patrocinadores e em breve faremos a divulgação.

4) MUNDOCROSS – Quais os campeonatos nacionais e estadual, e as respectivas categorias que você irá disputar na próxima temporada ?

LEANDRO SILVA – A principio irei competir apenas na categoria MX1 e participar dos campeonatos nacionais, como Brasileiros de Motocross, Supercross e Arenacross.

5) MUNDOCROSS – O que você está planejando fazer na sua pré-temporada para 2010 ?

LEANDRO SILVA – Após o Mundial de MX no Brasil, conheci um italiano que foi o treinador do Phillipaerts. Ele veio no meu centro de treinamento e fez um convite para eu fazer uma pré-temporada na Itália com ele, mas ainda estamos pensando no que eu vou fazer.

6) MUNDOCROSS – No teu ponto de vista, o que precisa ser feito para melhorar o nível técnico dos pilotos brasileiros ?

LEANDRO SILVA – Acredito que temos que separar as categorias amadoras, das profissionais. Assim teremos mais tempo para treinos mais longos e duas baterias pra MX1 e duas pra MX2 em cada etapa. O mais importante com certeza são as pistas, pois as nossas pistas são horríveis, extremamente ruins, principalmente no tratamento do terreno, que por regulamento no Mundial, o terreno tem que ser gradeado com uma profundidade de 30 cm, consequentemente o terreno faz buracos e canaletas tornando a pista mais seletiva. Acredito que isso é o primeiro passo para pistas melhores. Nós temos que ter um construtor oficial responsável em todas as etapas pelo tratamento das pistas.

7) MUNDOCROSS – Seu irmão, o Juninho, está administrando com sucesso uma loja off-road, a MX Parts. O sangue da família é mesmo off-road. Você pretende trabalhar com ele na loja futuramente ?

LEANDRO SILVA – Graças a Deus ele esta indo muito bem. Em apenas 2 anos de empresa, a MX Parts já e uma das maiores lojas do Brasil. Temos o melhor preço e trabalhamos muitos pra que ela cresça cada dia mais. Meu pai é dono da Kareka’s Motos, meu irmão da MX Parts, e eu sou piloto e também tenho um centro de treinamento com 5 pistas, com irrigação, trator de esteira, oficina, alojamento, com toda estrutura necessária para um piloto. Sem dúvida o meu futuro é com moto !!

8) MUNDOCROSS – Você que no início da tua carreira já correu nos Estados Unidos, não tem vontade de fazer o mesmo que o Jorge Balbi Jr. está fazendo, e encarar uma temporada completa do AMA Motocross ?

LEANDRO SILVA – Tenho muita vontade sim. Infelizmente o custo é muito alto. Acredito que para ter alguma chance lá, tenho que ter dinheiro para comprar uma vaga e me manter lá por pelo menos 2 anos para dar tempo de me adaptar e ter resultados. Na verdade, muito antes do Balbi ir, eu já tinha corrido lá várias vezes, 94, 98, 2002, 2004. Em 2002 fui até vice-campeão do Flórida Winter AM na categoria 85. Na realidade perdi o campeonato por 2 pontos. Por não falar inglês na época, larguei na bateria errada e não pontuei naquela bateria. Ainda não corri no Motocross profissional nos Estados Unidos, mas vontade não falta.

9) MUNDOCROSS – Como em 2009 você não ficou entre os primeiros colocados no campeonato Brasileiro de MX e se em 2010 for mantida a regra do regulamento de 2009, você poderá correr tanto na MX1, como na MX2. Se você puder correr em duas categorias, você pretende correr ? E se correr nas duas, irá se dedicar mais a uma do que a outra ?

LEANDRO SILVA – Se for possível, com certeza vou correr nas duas categorias. Meu objetivo é vencer os dois campeonatos, sem perder uma etapa. Se vou conseguir não sei, mas é o meu objetivo.

10) MUNDOCROSS – E na última pergunta o que a galera quer saber é o que você espera para próxima temporada, com o Marronzinho, que será seu companheiro de equipe na Honda, o Wellington defendendo os títulos e o Scott Simon voltando ao Brasil para correr pela Pro Tork ?

LEANDRO SILVA – Com certeza será uma temporada inesquecível, com muitas disputas e espero que um excelente campeonato. Já pra mim espero ter um ano com muitas alegrias e muita saúde para brigar por cada bateria que eu disputar.

MUNDOCROSS – E para encerrar, a palavra é tua.

LEANDRO SILVA – Quero fazer um pedido para todos os fãs do esporte. Quero pedir para eles não desanimarem com o esporte por causa das entidades responsáveis e promotores do esporte. Nós, fãs e pilotos somos muito maiores e mais importantes do que eles. Somos nós que fizemos o show. Então em 2010 quero ver todos vocês participando das provas de Motocross pelo Brasil afora.

Agradeço ao Jorge Soares do site Mundocross pelo espaço, e a todos os fãs que me acompanham e torcem por mim todos esses anos.

Quero agradecer também a Honda, MR Pro, MX Parts, ASW, Mobil, Oakley, Pirelli, Mega Energy, Reebok, Riffel, Orbital, Pro Taper, Polisport, NGK, Máster e Grife Correa por mais um ano de muito trabalho.

Muito obrigado pela confiança.

Um grande abraço e fiquem com Deus. Leandro Silva #14

MUNDOCROSS - Valeu Nando, obrigado pela entrevista para o Mundocross. Um abraço e a equipe do site te deseja sucesso em 2010.

JOGO RÁPIDO COM LEANDRO SILVA :

Nome completo : Leandro Nunes da Silva
Data de nascimento : 8 de Maio de 1988
Cidade onde nasceu : Curitiba – Paraná
Profissão : Piloto de Motocross
Apelido : Nando
Exemplo de vida : Meus pais
Exemplo empresarial : Silvio Santos
Evento favorito no Paraná : Supercross em Curitiba
Evento favorito no Brasil : Mundial de Motocross
Comida favorita : Arroz e feijão com frango e purê de batata
Bebida favorita : Água
Lazer preferido : Estar com a minha namorada
Esporte preferido : Motocross
E-mail : leandro@mxparts.com.br
Site :www.mxparts.com.br/blog

Redação Mundocross
Entrevista by Jorge Soares
Foto Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário