Neste sábado, 14 de Novembro, rolou no Parramatta Stadium, na cidade de Sydney, na Austrália, a quinta etapa do campeonato Australiano de Supercross 2009, antepenúltima da temporada. E o público de 12.000 pessoas presente testemunhou outra noite com corridas sensacionais, onde o atual campeão Chad Reed, da equipe Monster Energy Drink / Kawasaki levou a vitória, dominando a grande final na categoria mais importante do campeonato, a Open. O rei do Supercross, o americano Jeremy Mcgrath finalizou em segundo, à frente de Jay Marmont. Já na categoria Lites, os fãs continuaram acompanhando o domínio do líder do campeonato, o piloto Matt Moss, que venceu mais uma e estendeu sua vantagem na classificação.
Na categoria Open, o formato de disputa desta etapa foi o chamado Survival. As vinte voltas do evento principal foram divididas em quatro baterias de cinco voltas cada uma. Em cada bateria os pilotos iam sendo eliminados, até que na quarta e última bateria os cinco “sobreviventes” das três primeiras baterias formavam o gate para a grande final (sendo que somente está última valia pontos para o campeonato). Já na Lites o formato é o mesmo, com a diferença de que os pilotos não são eliminados e todas as quatro baterias contam pontos para a classificação do campeonato. No final somam-se as baterias para obter o resultado geral da etapa.
Os cinco pilotos que alinharam para a final foram Chad Reed (foto), Tye Simmonds, Daniel McCoy, Jay Marmont e Jeremy Mcgrath. O até então líder do campeonato Daniel Reardon acabou ficando de fora. Na largada Reed fez o holeshot e disparou na frente, conquistando a vitória com total domínio, sem sofrer pressão dos seus adversários. Mcgrath, que compete com apoio da equipe Woodstock/Honda / Thor Racing finalizou em segundo, e o piloto Jay Marmont da equipe CDR / Rockstar Energy Drink / Yamaha completou o pódio na terceira posição, resultado suficiente para assumir a liderança do campeonato, apenas um ponto na frente de Reed. Reardon agora ocupa a terceira posição.
Na categoria Lites, também não houve surpresas. As quatro baterias finais tiveram vencedores diferentes, mas o líder do campeonato, o australiano Matt Moss da equipe Shift / Motul / Suzuki foi consistente, vencendo uma das baterias, garantindo a vitória na geral e estendendo sua vantagem na liderança do campeonato. O norte-americano Kyle Cunningham da equipe Serco / Yamaha finalizou em segundo e o piloto Brendan Harrison da equipe North Star / Yamaha (piloto da casa) completou o pódio em terceiro.
O campeonato australiano de Supercross segue no próximo sábado, dia 21 de Novembro, com a sexta e penúltima etapa da temporada. Será a etapa “estrangeira” do calendário, que acontece no Waitako Stadium, em Hamilton na Nova Zelândia. Confira abaixo os resultados completos da quinta etapa.
RESULTADO DA ETAPA DE SYDNEY NA CATEGORIA OPEN
1. Chad REED / Kawasaki
2. Jeremy MCGRATH / Honda
3. Jay MARMONT / Yamaha
4. Tye SIMMONDS / KTM
5. Daniel McCOY / KTM
RESULTADO DA ETAPA DE SYDNEY NA CATEGORIA LITES
1. Matt MOSS / Suzuki
2. Kyle CUNNINGHAM / Yamaha
3. Brendan HARRISON / Yamaha
4. Luke STYKE / Yamaha
5. Lawson BOPPING / Suzuki
6. Kirk GIBBS / Yamaha
7. Ryan MARMONT / Yamaha
8. Lewis WOODS / Kawasaki
9. Adam MONEA / Suzuki
10. Michael MENCHI / Suzuki
CLASSIFICAÇÃO DA CATEGORIA OPEN APÓS CINCO ETAPAS
1. Jay MARMONT / Yamaha - 108 pontos
2. Chad REED / Kawasaki - 107
3. Dan REARDON / Honda - 98
4. Tye SIMMONDS / KTM - 86
5. Daniel McCOY / KTM - 78
6. Cody MACKIE / Kawasaki - 68
7. Cheyne BOYD / Yamaha - 66
8. Craig ANDERSON / Kawasaki - 63
9. Cameron TAYLOR / Suzuki - 58
10. Troy CARROLL / Kawasaki - 52 pontos
CLASSIFICAÇÃO DA CATEGORIA LITES APÓS CINCO ETAPAS
1. Matt MOSS / Suzuki - 127 pontos
2. Kyle CUNNINGHAM / Yamaha - 97
3. Lawson BOPPING / Suzuki - 94
4. Ryan MARMONT / Yamaha - 89
5. Brendan HARRISON / Yamaha - 79
6. Kirk GIBBS / Yamaha - 71
7. Lewis WOODS / Kawasaki - 60
8. Adam MONEA / Suzuki - 58
9. Danny ANDERSON / KTM - 56
10. Taylor POTTER / KTM - 44 pontos
Redação Mundocross
Texto by Renato Dalzochio Jr.
Foto Divulgação
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário