terça-feira, 10 de novembro de 2009
Marmont se superou e venceu no Australiano de SX
O piloto australiano Jay Marmont, da equipe CDR / Rockstar Energy Drink / Yamaha, venceu neste sábado, 7 de novembro, a quarta etapa do Campeonato Australiano de Supercross 2009, disputada na cidade de Canberra, capital da Austrália. Marmont saiu vitorioso dois dias após o falecimento de sua filha de sete meses, chamada Lila.
Durante todo o evento foram distribuídas etiquetas em homenagem a filha do piloto. As etiquetas continham a frase: “Lila, um coração rosa de amor”. Outros pilotos também usaram adesivos com essa frase em seus capacetes, além é claro do próprio Jay Marmont (foto). Todos querendo mostrar sua solidariedade com a família Marmont após esta tragédia.
“Foi uma semana muito dura. Era pra eu ter ficado em casa e assistir a corrida pela TV, mas o grande apoio dos amigos e dos fãs me deu forças para encarar esta corrida”, disse Marmont. “Todos que estão presentes aqui eu considero minha segunda família, e por isso não tenho palavras suficientes para agradecer todo o apoio que me deram neste momento tão difícil, que foram estes dois últimos dias”, completou o piloto com os olhos cheios de lágrimas, na entrevista do pódio após a corrida.
Esta etapa foi disputada no modo “Triple Challenge”, onde os pilotos classificados para a final disputavam três baterias de seis voltas cada uma para definir o grande vencedor. Marmont fez o holeshot nas três. Na primeira segurou o quanto pôde os ataques do atual campeão Chad Reed, da equipe Monster Energy Drink / Kawasaki, mas ao final acabou cedendo a liderança e finalizando na segunda posição. Na segunda bateria a vitória ficou novamente com Reed. Desta vez Marmont finalizou em terceiro, atrás do piloto Daniel McCoy da equipe High Roller Energy Drink / KTM.
A terceira e última decisiva bateria viu Reed perder momentaneamente o controle logo no início da corrida, para logo em seguida ser jogado com sua moto para fora da pista, após um piloto acertar em cheio sua roda traseira. Reed acabou abandonando a corrida, o que deixou o caminho livre para Marmont conquistar a vitória na bateria e também na geral. Quando cruzou a linha de chegada na última volta, Marmont ergueu o punho e olhou para o céu.
A multidão inteira se levantou e aplaudiu o piloto, conscientes do momento que acabavam de testemunhar. Adversário de Marmont dentro da pista e amigo fora dela, Reed disse que tinha o maior respeito por Jay, e não podia acreditar o quão difícil era vencer a corrida após passar por tudo aquilo que Marmont passou. “Jay Marmont é surpreendente, eu imagino o quanto foram difíceis para ele esses dois últimos dias, e mesmo assim ele conseguiu forças para vir até aqui hoje e vencer a corrida. Eu não consigo imaginar o quão difícil esta sendo esse momento para ele e sua família. Nossos corações estão com ele neste momento”, disse Reed.
O piloto Daniel McCoy, graças ao segundo lugar conquistou o seu primeiro pódio no campeonato deste ano. Já o líder Daniel Reardon, da equipe Woodstock / Thor Racing / Honda completou o pódio na terceira posição, resultado suficiente para se manter na liderança do campeonato. Quem participou desta também etapa foi o Rei do Supercross Jeremy Mcgrath, que finalizou na oitava posição na classificação geral das três baterias. Perguntando por que escolheu correr na Austrália neste fim de temporada, Jeremy respondeu: “A Austrália é linda !! Eu amo este lugar !!”.
Os pilotos da categoria Lites também correram o Triple Challenge. E o líder do campeonato Matt Moss da equipe Shift / Motul / Suzuki confirmou mais uma vez o favoritismo e vence de forma dominante, perdendo apenas uma bateria para o piloto Kyle Cunningham da equipe Serco / Yamaha. Na soma dos resultados, Ryan Marmont, irmão caçula de Jay Marmont finalizou em segundo, com o piloto local Lawson Bopping, companheiro de Moss na Suzuki completando o pódio na terceira posição.
A próxima etapa do campeonato australiano de Supercross, quinta da temporada, acontece no próximo sábado, dia 14 de Novembro em Sydney.
RESULTADO DA ETAPA DE CANBERRA NA CATEGORIA OPEN
1. Jay MARMONT / Yamaha
2. Daniel McCOY / KTM
3. Daniel REARDON / Honda
4. Michael BYRNE / Honda
5. Tye SIMMONDS / KTM
6. Chad REED / Kawasaki
7. Troy CARROL / Kawasaki
8. Jeremy MCGRATH / Honda
9. Craig ANDERSON / Kawasaki
10. Cameron TAYLOR / Suzuki
RESULTADO DA ETAPA DE CANBERRA NA CATEGORIA LITES
1. Matt MOSS / Suzuki
2. Ryan MARMONT / Yamaha
3. Lawson BOPING / Suzuki
4. Luke STYKE / Yamaha
5. Brendan HARRISON / Yamaha
6. Kyle CUNNINGHAM / Yamaha
7. Danny ANDERSON / KTM
8. Kirk GIBBS / Yamaha
9. Lewis WOODS / Kawasaki
10. Taylor POTTER / KTM
CLASSIFICAÇÃO DA CATEGORIA OPEN APÓS QUATRO ETAPAS
1. Dan REARDON / Honda - 89 pontos
2. Jay MARMONT / Yamaha - 88
3. Chad REED / Kawasaki - 82
4. Tye SIMMONDS / KTM - 68
5. Daniel McCOY / KTM - 62 pontos
CLASSIFICAÇÃO DA CATEGORIA LITES APÓS QUATRO ETAPAS
1. Matt MOSS / Suzuki - 100 pontos
2. Lawson BOPPING / Suzuki - 78
3. Ryan MARMONT / Yamaha, -75
4. Kyle CUNNINGHAM / Yamaha - 75
5. Brendan HARRISON / Yamaha - 59 pontos
Redação Mundocross
Texto by Renato Dalzochio Jr.
Foto Divulgação
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário