Pesquisar este blog

TCM

segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Canoas definiu os campeões do Gaúcho de MX 2009.

Marcos Cordeiro - MX1.

Depois de seis etapas disputadas, foi a vez da sétima e última etapa do campeonato Gaúcho de Motocross rolar. As provas aconteceram no Parque Eduardo Gomes, na cidade de Canoas, na mesma pista que no mês de maio recebeu a terceira etapa do Brasileiro de Motocross 2009. O evento deste domingo, 29 de novembro, foi uma Promoção da AMEC e Organização e Supervisão da FGM - Federação Gaúcha de Motociclismo.

Das 14 categorias do campeonato Gaúcho de Motocross 2009, 12 chegaram indefinidas em Canoas, na região metropolitana do Rio Grande do Sul. Somente a catarinense Janaína Todeschini, filiada pela FGM, na Feminina e o porto-alegrense Bruno da Luz na Nacional já haviam garantido os títulos na sexta etapa realizada na cidade de Casca, no dia 18 de outubro.


VEJA QUEM FICOU COM OS TÍTULOS DE CAMPEÃO GAÚCHO DE MX 2009


CIRO CONQUISTOU O BI-CAMPEONATO NA CATEGORIA MX4
A primeira corrida do dia, a MX4, estava programada para largar às 9:30 horas e largou às 9:45 horas, e Ciro ‘Cirão’ Schossler (#136 CC Motos), de Lajeado, chegou líder do campeonato e saiu campeão. Cirão andou tranquilo, já que não precisava buscar nenhum resultado e apenas cumprir regulamento, pois se ele não corresse, não marcaria pontos na etapa e ainda teria o descarte do seu pior resultado.

É que o regulamento deste ano consta que o descarte é do pior resultado em uma prova que o piloto disputou e a sua não participação não vale como descarte. O vencedor da etapa foi Rossandro Mano Sabbi (#111 KM Motos), seguido de Cirão, Eduardo ‘Timm Bala’ Bergmann (#69 Pro Race Suspensões / Moto Mania). José ‘Hique’ Mombach (#48 Dicross Yamaha) em quarto e José Maldaner (#3 Embalagens Maldaner) fechou o pódio em quinto.



DEPOIS DE UMA BOA DISPUTA DUDA FICOU COM O TÍTULO DA MX2
A segunda categoria a entrar na pista foi a MX2, que teve sua largada às 10:15 horas porque alguns pilotos foram prestar vestibular na tarde de domingo. E quem pulou na frente foi Marçal ‘Massa’ Müller (#50 Ramarim / SobreRodas / ASW / Geramotos), que nos primeiros minutos de prova chegou a abrir uma boa distância do piloto de Casca, Douglas ‘Duda’ Parise (#292 Total Moto Peças / Fly / Moto & Cia.), segundo colocado e Marcos Cordeiro (#35 Suzuki / Guaresi Imóveis / Answer / Casa Bella Construções / Circuit) terceiro colocado naquele momento.

Mas na metade da prova Duda começou a chegar em Marçal, e faltando um terço para encerrar a prova ele abriu uma distância confortável e administrou a corrida para receber a bandeirada em primeiro lugar, e garantir o título de campeão Gaúcho de Motocross MX2. O quarto colocado da etapa foi o catarinense, filiado pela Federação Gaúcha de Motociclismo, Marcelo Maziero (#39 Peugeot La Machine), seguido de Leonardo Dambrós (#11 Fredy Tintas / Cerâmica Dambrós).

Após a bateria da categoria MX2 a direção de prova decidiu por abrir os motores dos cinco primeiros, e como Leonardo Dambrós não concordou em abrir o motor, foi desclassificado, ficando a quinta colocação para o piloto lajeadense Rodrigo ‘Bibi’ Zen (#41 Charrua Racing / Zenicar).



ZORZO CONFIRMOU TÍTULO NA CATEGORIA 50A
Na categoria de entrada do Motocross Gaúcho, João Vitor Gomes (#7 Top Veículos), venceu, seguido do pilotinho Enzo Zorzo (#52 Fácil Veículos / Zorzo Chapeamento), que com o resultado se sagrou campeão Gaúcho de Motocross 2009 na categoria 50A. O terceiro colocado na etapa foi Gabriel ‘Gabi’ Andrigo (#10 Fredy Tintas), seguido de Murilo Rodrigues (#981 Eletroeletrônica Predial) que com o resultado conquistou o vice-campeonato.



DEU ENZO LOPES NA CATEGORIA 50B
Enzo Lopes (#2 Freeday / Léo Motos / Answer) conquistou mais um título de campeão Gaúcho de forma invicta. Quem largou na frente nesta categoria foi o piloto Felipe ‘Mire’ Moraes (#8 ATM Racing / Mire Carrocerias), seguido de Arthur ‘Acinho’ Todeschini (#23 Chapecó Motocross Racing), que é o vice-campeão com sete segundos lugares na categoria. Em quarto lugar chegou Vitor Della Nina Gonçalves (#49 Motocar Motos) e em quinto William Tiago Moraes (#12 Aero Motos).



CHEGOU A VEZ DE AGOSTINI NA CATEGORIA MX3
Esta foi mais uma categoria onde o líder do campeonato confirmou o título de campeão da temporada 2009. Marcelo Agostini (#49 Dilvo Racing / Spy Google / Agostini Materiais Elétricos), venceu a etapa de Canoas e conquistou um título que ele estava correndo atrás há algumas temporadas. Na segunda posição chegou Alex Christmann (#359 M3), em terceiro o piloto carioca Walter Tardim (#278 Tardim Langerie), em quarto Leandro Machado (#19 Sobre Rodas) e em quinto Gustavo Visotto (#27 Visotto Equipamentos). Na temporada 2009 Agostini esteve um degrau acima dos demais pilotos da MX3, e mereceu o título.



HENDLER É O CAMPEÃO DA ESTREANTE IMPORTADA
Depois do intervalo para almoço e manutenção da pista, a categoria Estreante Importada entrou na pista às 13 horas. O piloto Diego Hendler (#981 Eletroeletrônica Predial), da cidade praiana de Capão da Canoa, como disse o locutor Marcinho Frozza, correu com o regulamento embaixo do braço, e não se preocupou em ir em busca de algum resultado para se sagrar campeão Gaúcho de Motocross 2009.

O vice-campeão da temporada nesta categoria foi o sapiranguense Cristian Kehl (#653 Du Digo Descartáveis). O vencedor da etapa foi Luiz Sbruzzi (#216), com Diego Hendler em segundo, Manolo Magnabosco (#39 Auto Marauense) em terceiro, Alcides Bristot (#171 Lauro Motos) em quarto e Fabrício Kubaski (#229 Guapo Corporation) fechando o pódio da categoria para pilotos Estreantes com motos Importadas.



NA 65 ENZO LOPES FATUROU SEU SEGUNDO TÍTULO DO ANO
Quem fez o holeshot e recebeu o troféu Mundocross, foi o piloto Enzo Lopes (#2 Freeday / Léo Motos / Answer), líder do campeonato nesta categoria. Enzo além de liderar a corrida de ponta a ponta fez a melhor volta da corrida e venceu a corrida. O segundo melhor tempo foi do piloto de Santa Rosa, o Gabriel ‘Jabutizinho’ Della Flora (#919 Transportes Todeschini / Artemoto Troféus / Mundocross), que finalizou a corrida na segunda posição.

Arthur Todeschini (#223 Chapecó Racing), ficou com a terceira posição nesta categoria, que teve como campeão Enzo Lázaro Pedó Lopes, o Golden Boy do Motocross Brasileiro. O quarto colocado foi Andrio Seben (#70 Auto Peças Farroupilha) e fechando o pódio Wagner da Silva Carvalho (#94 Silveira Veículos / Pro Race Suspensões).



TATU BASSO FOI O CAMPEÃO NA INTERMEDIÁRIA MX2
Quem largou na ponta foi o piloto de Gentil, Mateus ‘Tatu’ Basso (#7 Cereais Basso / ATM Motos). Tatu liderou praticamente metade da corrida, ele se atrapalhou com Leonardo Dambrós (#11 Fredy Tintas / Cerâmica Dambrós), que estava com a moto parada em uma curva de baixa e perdeu duas posições para Marcelo Maziero (#39 Peugeot La Machine) e Marcelo ‘Tchelo’ Galiotto (#110 Morangos Galiotto / All Need Energy / M3 Parts)

Marcelo Maziero foi o vencedor da etapa, com Tatu Basso em segundo, Tchelo Galiotto em terceiro, Jonatas ‘Joaninha’ Migliorini (#581 KM Motos / Hotel Migliorini) em quarto e Lucas Basso (#8 Cereais Basso / ATM Motos) em quinto. Com o segundo lugar na prova, Mateus Basso se sagrou campeão Gaúcho de Motocross 2009 na categoria Intermediária MX2.



BRUNO CONQUISTOU NA 230 O SEU SEGUNDO TÍTULO DO ANO
Com Bruno da Luz e Anderson ‘Tchau’ Alberton empatados em tudo, a CRF prometia ser uma das baterias mais emocionantes da tarde, e foi !!! Alberton (#147 Gemir / Lauro Motos / Bob Racing) fez o holeshot, e além de ganhar o troféu Mundocross, ganhou um capacete oferecido pelo Tiago Souza em parceria com o site Mundocross. Mas a alegria de Alberton durou três voltas, quando ele caiu na sequencia de costelas antes da mesa de chegada.

Com a queda, Germano Vandresen (#719 Auto Posto Santa Rosa) assumiu a liderança, com Bruno ‘Mokinha’ da Luz (#139 Total Moto Peças / STP / Moka Motos) em segundo e grande beneficiado, pois com a segunda posição, e Alberton várias posições atrás, ele estava se encaminhando para faturar seu segundo título na temporada 2009, já que tinha conquistado em Casca o título na categoria Nacional.

E no final dos 15 minutos mais duas voltas, Alberton não conseguiu mesmo recuperar as posições, ficando o título com Bruno Mokinha. Alberton, que é um piloto incrível e grande exemplo de superação (leia entrevista no Mundocross), ficou com o vice-campeonato. Vandresen ficou em primeiro, Bruno em segundo, Eduardo Rosing (#7 Grilo Moto / Kolina Premium) em terceiro, Alberton em quarto e Cristian Lottermann (#96 CJW Motos / Prefeitura de Montenegro) fechou o pódio em quinto lugar.



JANA VENCEU PEGA COM A GRINGA NA CATEGORIA FEMININA
Janaína Todeschini (#139 Transportes Todeschini / Perdigão / Farover) já era a campeão Gaúcha antecipada, mas ela queria mais, queria vencer também a última etapa do estadual. Jana saiu na frente e teve em seu encalço Maiara ‘Gringa’ Basso (#8 Cereais Basso / ATM Motos). As duas fizeram um belo pega e quando Maiara colou em Jana, Gringa acabou caindo na recepção do triplo e deixou o caminho livre para a Janaína vencer a sétima e última etapa do ano na categoria Feminina.



FINATTO VENCEU MAS XIRÚ É CAMPEÃO DA INTERMEDIÁRIA MX1
Nesta categoria, a vitória de Douglas Finatto (#581 Migliorini Auto Peças) veio na última curva, da última volta, e foi muito comemorada pelo piloto da região norte do Rio Grande do Sul. Jonatas ‘Joaninha’ Migliorini (#111 KM Motos / Hotel Migliorini) chegou na segunda colocação, Rodrigo ‘Digo’ Galiotto (#720 Morangos Galiotto / All Need Energy) em terceiro, Rodrigo Gonçalves (#20 Pro Race Suspensões) em quarto e Rafael ‘Xirú’ Xavier da Cruz (#207 www.chapecomotorhome.com.br) em quinto. Com esta combinação de resultados, Rafael Xirú da Cruz, que é catarinense, mas é filiado pela FGM, conquistou o título de campeão Gaúcho de Motocross na Intermediária MX1 e Frederico ‘Fredy’ Andrigo (#380 Fredy Tintas) é o vice-campeão da temporada.



VITÓRIA DE VANDRESEN E TÍTULO DE BRUNO NA NACIONAL
O catarinense Germano Vandresen (#719 Auto Posto Santa Rosa) foi o vencedor desta categoria, Bruno da Luz (#139 Moka Motos / Total Moto Peças / STP) que já era o campeão chegou em segundo, com Eduardo Rosing (#7 Grilo Motos / Kolina Premium) em terceiro, e o montenegrino Cristian Lottermann (#96 CJW Motos / Prefeitura de Montenegro) em quarto e Wagner Alex Bolba (#21 Impacto Motos) em quinto.



LIZOTT SÓ GIRA NA PISTA PARA CONFIRMAR TÍTULO DA 85
Depois de chegar a liderança da ainda na primeira volta, Gustavo Roratto (#811 Sebben Motorhome) sobrou na pista, abrindo vantagem a cada volta até receber a bandeirada de Édson ‘Coruja’ Mann, diretor de prova da Federação Gaúcha de Motociclismo. Pela segunda posição estavam brigando Manoel Kuhn (#15 Rinaldi / Transkuhn / Nelson Import) e Pedro Pinho Ribeiro (#82 Recris Log / Pinho Veículos / Vortx).

E a vantagem neste pega era de Kuhn, que antes da corrida ainda tinha chances de título, mas como Leonardo Lizott (#6 Prefeitura de Sertão / Transportes Todeschini) se inscreveu, mas apenas girou na pista sem forçar durante toda corrida, pois estava lesionado, e o título ficou mesmo com ele, Leonardo Lizott. E Manoel Kuhn ficou com o vice-campeonato da categoria 85, que em 2010 provavelmente será chamada de 150.



MARRONZINHO CARIMBOU TÍTULO DE CORDEIRO NA MX1
Com o título praticamente na mão, para ser campeão Marcos Cordeiro (#35 Suzuki / Bella Casa Construções / Circuit / Guaresi Imóveis / Answer) precisava apenas entrar na pista para confirmar o campeonato. E para abrilhantar a sétima e última etapa do Gaúcho de Motocross, quem competiu como piloto convidado foi João Marronzinho (#1 Pro Tork Racing Team / Rinaldi / Motoshop), 3 X campeão Brasileiro de Motocross MX1.

E Marronzinho largou e chegou na frente na sua corrida de despedida da Pro Tork Racing Team, equipe que ele foi piloto nos últimos três anos. Em 2010 Marrom vai correr na equipe oficial Honda. E foi uma despedida com chave de ouro para o piloto e também para o campeonato Gaúcho de MX, que teve a honra de ter a presença de um piloto três vezes campeão Brasileiro de MX e também por sua corrida de despedida da Pro Tork ter sido em Canoas.

Com o fim da corrida, a confirmação do título para Marcos Cordeiro que fez festa ao receber a bandeirada final (foto), e o vice-campeonato para Léo Sebben (#934 Viecelli Racing). Marronzinho venceu, Duda Parise (#292 Total Moto Peças / Fly / Moto & Cia.) chegou em segundo, Cordeiro em terceiro, Sebben em quarto e Ariel Muller (#2 Ramarim / ASW / Geramotos / SobreRodas) em quinto lugar.



AGRADECIMENTO À TODA EQUIPE DA FGM
Fim de campeonato, e o site Mundocross dá os parabéns para Lorena Herte de Moraes, presidente da FGM, e ao diretor de Motocross da FGM, Paulo ‘Jabuti’ Della Flora pela realização de mais um campeonato Gaúcho de Motocross. Parabenizamos também os Motoclubes que organizaram as etapas, o locutor Marcinho Frozza, o Coruja, a Arlete, a Neca, o Hardt, o Jeffe, o Alexandre Sampaio, o Chico Milesi, Leandro Chiodi, o Jair Costa, o Alexandre Sasha, o Nandy, o Dani Oliveira, a Vera, e restante da equipe da FGM envolvida na organização do Gaúcho de Motocross. Agradecemos de coração o apoio que recebemos da FGM durante toda a temporada.


Parabéns campeões e vice-campeões pelos seus títulos e também ao restante dos pilotos, que de uma forma ou de outra ajudaram a dar brilho ao campeonato Gaúcho de Motocross 2009.

Valeu moçada !! E em 2010 tem mais !!!

O campeonato Gaúcho de Motocross 2009 teve o patrocínio de Pneus Rinaldi, Revendedores Honda do Rio Grande do Sul, Impacto Motos e a etapa de Canoas teve o apoio da Fundergs, Sulgás, Banrisul e Prefeitura de Canoas.

Redação Mundocross
Texto by Jorge Soares
Foto by Paulo Soares Jr.

Nenhum comentário:

Postar um comentário