Pesquisar este blog

TCM

sexta-feira, 27 de novembro de 2009

O Rally dos Sertões mostra a rica diversidade do turismo no Brasil”, declarou Luiz Barreto, ministro do Turismo.

Governo Federal novamente reconhece forte apelo turístico da competição.

Marcos Moraes e o ministro Luiz Barreto










No início da noite desta quarta-feira (25/11), em Brasília (DF), foi assinada a renovação do apoio do Ministério do Turismo ao Rally Internacional dos Sertões, que, atrás apenas do mítico Dakar, é a segunda maior competição fora-de-estrada do mundo. No próximo ano, o evento chegará a sua 18ª edição com mais de 80 mil quilômetros percorridos ao longo de sua história – aproximadamente duas voltas ao redor da Terra.

Na reunião que selou o acordo para 2010, que aconteceu no próprio Ministério do Turismo, estiveram presentes: Luiz Barreto, ministro do Turismo; Marcos Moraes, diretor presidente da Dunas Race, organizadora do Rally dos Sertões; Barbosa Neto, presidente da Goiás Turismo; e Carlos Ronay, diretor de Infraestrutura e Operações Turísticas do Estado de Goiás.

Reunião selou a renovação/ Sérgio Amaral










As belezas do Brasil exibidas para o mundo – Além da competição e das ações de cidadania e meio ambiente, o Rally dos Sertões tem em seu DNA a divulgação das belezas naturais do Brasil para o mundo. A competição iniciará 2010 embalada em um novo contrato de cinco anos com a Rede Globo de Televisão e outro com o Grupo Bandeirantes de Rádio – os dois maiores conglomerados nacionais nestes dois tipos de mídia. A exibição de imagens em veículos internacionais, que em 2009 chegou a 46 países, também deve ter um incremento segundo os organizadores, devido à continuidade do contrato com a IMG, gigante do entretenimento mundial, detentora dos direitos de comercialização do Sertões fora do Brasil.

Por estes números, o Sertões é atualmente o evento automobilístico genuinamente brasileiro de maior prestígio no exterior, e também o grande divulgador do turismo e dos recursos naturais nacionais do interior do País. É, igualmente, o único grande evento individual que utiliza como plataformas as regiões Centro-Oeste e Nordeste, divulgando para o exterior e para o próprio público brasileiro áreas com potencial turístico ainda pouco desenvolvido, mas com uma riqueza latente invejável.

Em seus 17 anos de história, o evento já passou por 83 cidades, cruzando 14 Estados, além do Distrito Federal. Com roteiro previsto para cobrir mais de 5 mil quilômetros, em 2010 a competição acontecerá entre os dias 10 e 21 de agosto. Com a largada confirmada em Goiânia (GO) e a chegada em Fortaleza (CE), a 18ª edição da prova ainda não tem os demais municípios do roteiro definidos.

O forte apelo do turismo no evento também ajuda a definir as principais cidades de cada edição da prova. No Sertões 2010, por exemplo, Fortaleza voltará a abrigar a última etapa após seis anos. O retorno da parada final à capital cearense acontece exatamente para alternar o ponto turístico do Nordeste a ser divulgado na chegada.

O estrangeiro ainda não conhece – "O esporte é uma ferramenta muito importante para a nossa divulgação no exterior e já estamos vivendo uma década de sua consolidação no país. E, além da competição, o Rally dos Sertões mostra, de maneira extremamente positiva, muitos destinos que o estrangeiro não conhece, exibindo a rica diversidade de pontos turísticos do Brasil. Temos o maior prazer de estar ao lado do Rally dos Sertões por mais um ano. Este projeto, que já está em sua 18ª edição, é um sucesso”, declarou o ministro Luiz Barreto.

"O ministro (Luiz Barreto) demonstra uma sensibilidade muito grande em relação à divulgação do turismo nacional por meio do esporte. Na última edição do Rally dos Sertões, tivemos quase duas mil pessoas envolvidas diretamente na caravana, representando 26 nações. Distribuímos as imagens da competição para 46 países, mostrando as belezas e alguns dos principais pontos turísticos do Brasil. Assim como a própria competição, o trabalho social e ambiental, o turismo é um pilar do nosso evento. O Rally dos Sertões é completo”, comentou Marcos Moraes.

"Durante quase uma década somos parceiros do Rally dos Sertões, abrigando a sua largada. Neste período, por meio de diferentes roteiros, conseguimos retratar as regiões turísticas do Estado e mostrar a nossa beleza para o Brasil e para o mundo. Com o esporte e o turismo, o Rally contribui significativamente para a divulgação de Goiás. O retorno que conseguimos em relação ao que é investido se traduz em um dos investimentos mais lucrativos do Estado”, falou Barbosa Neto, presidente da Goiás Turismo.

Credibilidade e envolvimento – "O aval do Ministério do Turismo para que a largada aconteça novamente em Goiás mostra a nossa credibilidade após tantos anos fazendo o dever de casa. Estamos ligados com o Rally dos Sertões há quase uma década, com 19 órgãos diretamente envolvidos, e temos a confiabilidade do Governo Federal para continuar com este trabalho”, disse Carlos Ronay.

Entre os muitos exemplos do potencial do Rally dos Sertões como ferramenta de divulgação do turismo brasileiro está São Félix do Jalapão, localizada no Estado do Tocantins. A cidade e as suas belezas naturais foram "descobertas” para o turismo após a passagem da competição por lá – antes, a área desértica que circunda a região era pouco conhecida até no Brasil, e hoje tornou-se uma referência deste tipo de bioma. Além da imensurável herança deixada com a divulgação das características geográficas locais, a competição, apenas no dia de sua parada no município, realizou uma movimentação econômica que equivale a um ano inteiro de trabalho para os comerciantes locais.

Além da renovação do acordo entre a Dunas Race e o Ministério do Turismo, também foi realizada uma homenagem ao ministro Luiz Barreto e sua equipe, com a entrega de troféus e medalhas de honra ao mérito pelo apoio ao evento.

Confira a relação das cidades que já receberam o Rally dos Sertões:
Alfenas (MG), Alto Paraíso de Goiás (GO), Alto Parnaíba (MA), Aracaju (SE), Araguaína (TO), Aruanã (GO), Bacabal (MA), Balsas (MA), Barra (BA), Barra do Corda (MA), Barreirinhas (MA), Belo Horizonte (MG), Bom Jesus da Lapa (BA), Brasília (DF), Brumado (BA), Caicó (RN), Caldas Novas (GO), Campos do Jordão (SP), Cândido Sales (BA), Carolina (MA), Cássia (MG), Cavalcante (GO), Cidade de Goiás (GO), Colinas do Tocantins (TO), Corrente (BA), Crateús (CE), Diamantina (MG), Floriano (PI), Quixadá (CE), Fortaleza (CE), Franca (SP), Garanhuns (PE), Goiânia (GO), Gurupi (TO), Imperatriz (MA), Itajubá (MG), Janaúba (MG), Januária (MG), João Pessoa (PB), Juazeiro do Norte (CE), Juiz de Fora (MG), Lençóis (BA), Luis Eduardo Magalhães (BA), Minaçu (GO), Montes Claros (MG), Mossoró (RN), Natal (RN), Natividade (TO), Niquelândia (GO), Ouro Preto (MG), Padre Bernardo (GO), Palmas (TO), Paranã (TO), Parnaíba (PI), Patos de Minas (MG), Petrolina (PE), Petrópolis (RJ), Pirapora (MG), Pirenópolis (GO), Ponte Alta do Tocantins (TO), Porangatu (GO), Porto de Galinhas (PE), Porto Seguro (BA), Rio Verde (GO), Salvador (BA), Santa Helena (GO), Santana do Araguaia (PA), São Félix do Araguaia (TO), São Félix do Jalapão (TO), São José dos Campos (SP), São Luis (MA), São Paulo (SP), São Raimundo Nonato (PI), Seabra (BA), Senhor do Bonfim (BA), Serra Talhada (PE), Taiobeiras (MG), Teresina (PI), Ubajara (CE), Uberlândia (MG), Unaí (MG), Varginha (MG) e Xique-Xique (BA).

Acesse o site do evento: www.sertoes.com

Fonte: www.mxracing.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário